tipos de imoveis

7 Tipos de imóveis residenciais, saiba as diferenças entre eles

Poucas pessoas sabem, mas existem diversos tipos de imóveis residenciais, seja casa ou apartamento. É importante saber disso, porque é preciso escolher o melhor, de acordo com o que imagina para o seu lar, mas também entender onde vai investir. Por isso, nós vamos falar dos 7 principais e explicar quais as características de cada. Acompanhe.

Tipos de imóveis residenciais em duas categorias: apartamentos e casas

Apartamentos

Os apartamentos são uma construção residencial vertical, onde vivem diversas famílias no mesmo empreendimento, chamados de condomínio ou copropriedade. Existem de diversos tamanhos, com estruturas simples ou sofisticadas. Neles podem conter várias suítes e quartos, banheiros, sala, cozinha e não necessariamente, vagas de garagem.

São um tipo de residência muito comum em grandes cidades, principalmente porque não há tanto espaço para imóveis horizontais, como casas.

Apartamentos de cobertura

Os apartamentos de cobertura, são os mais desejados nos empreendimentos. Eles, normalmente, possuem um nível a mais de privacidade, pois são o último apartamento de um edifício, ou seja, não possuem nenhum outro apartamento acima.

Além disso, eles possuem um certo status, pois, normalmente, são a unidade com valor mais alto para a aquisição em um empreendimento.

Eles atendem um público mais sofisticado, que buscam uma área de lazer privativa, como piscina, jacuzzi, terraço gourmet etc. no seu espaço.

Flat

Enquanto o apartamento funciona como uma casa, o flat propõe algumas comodidades, que podem deixar a moradia bem semelhante a morar em um hotel, pois possui os serviços básicos.

É um tipo de imóvel muito escolhido para investimento, visto que traz comodidade para pessoas que moram nas capitais e possuem pouco tempo para os trabalhos domésticos.

Eles são regidos pela lei da hotelaria e não do inquilinato, o que facilita para investidores que compram imóveis para alugar.

Loft

Os lofts são apartamentos sem divisórias, ou seja, sem paredes ou separações verticais entre cômodos. Eles foram inspirados nos armazéns e galpões dos anos 70, são considerados inovações no mercado imobiliário até hoje, principalmente com a nova onda de ambientes integrados.

Studio

Muitas pessoas acham que o studio é a mesma coisa que loft, porém não são exatamente iguais. Enquanto o loft pode ter qualquer tamanho, os studios são apartamentos mais compactos, vendidos, normalmente, sem divisórias, mas que o proprietário pode incluir ou não.

Apesar de serem diferentes, os apartamentos tipo studio foram inspirados nos lofts.

Casas

Geminadas

As casas geminadas são um dos tipos mais comuns de construção de condomínios de casas. Sua principal característica é a ligação entre as construções. O terreno é dividido em dois, sendo partes iguais, as paredes são coladas, com a mesma estrutura visual, inclusive, podem dividir o mesmo telhado.

Sobrado

O termo sobrado é usado para classificar uma construção com dois andares ou mais. Independente do estilo ou tamanho, os sobrados são construções verticais, sendo muito comuns em terrenos de tamanho menor, onde se tem menos possibilidade de construir horizontalmente.

Bangalôs

Os tipos de residência bangalôs são muito comuns em casas de praia e de campo. Elas são o tipo de construção térrea, com varanda, que ficam em um espaço grande de terra, mas tradicionalmente pequenas, mas apesar disso são muito charmosas e confortáveis.

Mansão

As mansões são imóveis de luxo, normalmente construídas em um grande espaço de terra, podendo ser térreas ou possuir diversos andares.

Na sua construção são usados materiais nobres e o acabamento é de alto padrão, são o tipo de moradia mais escolhido para pessoas de alto poder aquisitivo.

Agora você já sabe quais são os tipos de residências mais comuns e já pode escolher o melhor para morar.

Quer saber quais são os imóveis mais cobiçados do mercado? Acesse aqui.

Deixe seu comentário