Pé direito alto: o segredo para criar espaços arejados e sofisticados
Você sabe o que é um pé direito alto? Essa é uma técnica arquitetônica que traz muita elegância e amplitude ao ambiente, além de ajudar na iluminação natural. É uma grande tendência com potencial de valorizar muito o imóvel.
Se você está em busca de novos investimentos imobiliários, com designs criativos e de alto padrão, é preciso estar antenado em termos e opções arquitetônicas variadas, uma dessas é o pé direito alto, ele influencia em diversos aspectos no design de uma construção.
Como esse conceito pode gerar algumas dúvidas, vamos esclarecer de uma vez por todas o que é e quais vantagens um pé direito alto traz para o imóvel neste post. Confira!
O que é pé direito alto
Pé direito trata-se da distância entre o chão e o teto de uma construção, sua medida padrão fica entre 2,5 e 2,7 metros. Já um pé direito alto é um pouco maior, com sua altura podendo variar entre 2,8 e até 5 metros.
Existem alguns ainda maiores, como pé direitos duplos e triplos, podendo passar dos 6 metros de comprimento.
Isso é algo que valoriza bastante o imóvel, dando a ele uma estética mais ampla e uma sensação de grandiosidade e liberdade. Além disso, a maior vantagem em ter um pé direito alto são as possibilidades de decorações para aplicar no espaço e deixá-lo mais elegante. Algumas das opções são:
Mezanino
O mezanino é como um ambiente intermediário entre o piso e o teto ou andar superior, é uma área aberta que deve conter guarda-corpo para proteção e proporciona uma integração entre os dois ambientes. A altura do mezanino é por volta de 4,40 metros e o acesso a essa estrutura se dá através de uma escada exclusiva ou comum aos outros andares do local, caso existam.
Essa é uma ótima oportunidade para usar a criatividade, decorando o local como quiser, você pode criar um espaço para leitura, um pequeno escritório, talvez até um quarto, entre outras opções.
Iluminação
Com um pé direito alto, você fica a vontade para colocar luminárias, lustres e pendentes dos mais variados modelos, pois espaço é o que não falta. Isso vai se tornar a atração do ambiente, sendo muito elegante. Luminárias grandes irão espalhar luz por todo o lugar, evidenciando o quão amplo e espaçoso o cômodo é.
Esse é um espaço perfeito para fazer um projeto luminotécnico super sofisticado.
Cortinas
O grande espaço que o pé direito alto deixa é perfeito para colocar uma cortina longa e muito elegante, isso vai aumentar o ar de sofisticação do cômodo. Você pode combinar a cor da cortina com a dos móveis e criar uma harmonia no espaço.
Paredes de vidro
Essa é uma opção que vai deixar o local muito elegante, além de, durante o dia, fornecer uma iluminação natural. Essas portas e janelas grandes, deixam o cômodo mais sofisticado e mais arejado.
.
Escada
Dependendo do modelo, escadas podem enriquecer muito o ambiente e se tornar uma das principais atrações, é uma ótima opção para uma construção com pé direito alto. Elas podem ser de diversos estilos, retas, em espiral, com degraus vazados ou fechados, o importante é fazer com que ela se destaque no espaço.
Além disso, você pode implementar decorações na própria escada, como deixar plantas próximas a ela ou combiná-la com um lustre no teto.
Lugares ideais para o pé direito alto
Apesar das inúmeras vantagens dessa técnica arquitetônica, você não deve colocar o pé direito alto em qualquer cômodo, existem lugares mais recomendados para isso, eles são:
- Sala de estar
- Sala de jantar
- Hall
Como o pé direito alto cria espaços mais arejados
Além de trazer essa estética moderna e sofisticada, o pé direito alto é uma estratégia arquitetônica que também tem um impacto positivo na ventilação natural e na temperatura dos ambientes. É algo que serve até mesmo para economizar energia, já que diminuirá a necessidade de climatização e iluminação artificial.
Isso acontece porque eles facilitam a circulação do ar, sendo algo muito benéfico para regiões com o clima quente. Dessa forma, o ar quente tende a subir, e é aí que o pé direito alto entra, permitindo que esse ar quente suba e seja substituído por ar fresco, melhorando a ventilação natural e tornando o ambiente mais agradável.
Outras formas de deixar o ambiente mais ventilado são:
- Mantenha o ambiente limpo
- Tenha plantas
- Prefira a iluminação e ventilação naturais
- Opte por janelas maiores
Adicionando mais sofisticação
O pé direito alto adiciona muita sofisticação ao ambiente, mas ele não é tudo, é preciso também estar atento a outros detalhes para enriquecer o local. Para isso, saber utilizar o espaço a seu favor e ter bom-senso é fundamental, não sendo necessário gastar muito dinheiro com reformas ou móveis caros.
Confere aqui algumas dicas para deixar seu espaço mais elegante:
Use uma paleta de cores
Uma paleta de cores consistente é o que traz harmonia para o local, mas não vale apenas usar cores aleatórias, elas precisam combinar-se entre si. Elas devem estar presentes em todo o local, nas paredes, móveis e itens de decoração.
Invista no minimalismo
Menos é mais, um ambiente coeso, bem organizado, com móveis bem distribuídos pelo cômodo e que não atrapalham a circulação naturalmente darão um ar maior de sofisticação. Busque as decorações que você gosta, mas em uma versão mais simples.
Iluminação
Ter um ambiente iluminado é fundamental para criar um espaço mais sofisticado, mas essa iluminação deve ser pensada com cuidado. Planeje a entrada de luz no ambiente e na altura dessas iluminações, é preciso ter atenção para deixar todos os pontos do ambiente claros. Invista também em pontos indiretos de luz, como fitas de led, é uma opção criativa que deixará o local mais atrativo e elegante.
Gostou das possibilidades que o pé direito alto traz? Então conte com a TRIIIO para ajudá-lo a encontrar o imóvel perfeito com esse tipo de estrutura!