controle e aparelho de ar condicionado

6 Maneiras simples de economizar energia elétrica em casa

Economizar energia, além de ser muito vantajoso financeiramente, passou a ser uma questão de pensar nas próximas gerações e no mundo que vamos deixar para eles. No Brasil, somos um dos países com a energia mais cara, em contrapartida, também estamos entre os primeiros em relação à preocupação com a sustentabilidade. Que tal diminuir sua conta de energia e ainda contribuir para a preservação do nosso planeta? Acompanhe.

1. Iluminação natural

Aqui na Triiio, sempre falamos da importância de escolher um imóvel com uma boa iluminação natural, já pensando na economia de nossos clientes e na sustentabilidade.

Quando se tem um apartamento ou casa que tenha muita luz natural disponível, a necessidade de acender luzes artificiais vem apenas no final do dia, diferente de quem não tem a casa iluminada, que precisa acender as luzes o dia todo.

2. Tirar os eletrônicos que não estão em uso da tomada

Pela praticidade, normalmente, não tiramos os eletros e eletrodomésticos das tomadas, além disso, muitas pessoas pensam que ao ter que colocar na tomada novamente há uma espécie de sobrecarga e, por isso, é melhor deixar sempre conectado. Isso não é o que acontece.

Imagine que seu micro-ondas conectado a tomada usa a energia para manter o visor ligado e mostrando as horas, assim como o aparelho de TV e a própria TV com o receptor do controle ligado, isso gasta energia também. Mantendo tudo desligado, é possível economizar até cem reais por ano, apenas com essa ação.

3. Saiba escolher seus eletrodomésticos

Hoje já existem algumas tecnologias que proporcionam um menor consumo de energia, como a inverter, que fazer uma regulação do sistema, capaz de alterar automaticamente a velocidade do compressor, fazendo com que o consumo seja reduzido e de forma inteligente.

Exemplos de onde encontrar essa tecnologia hoje são condicionados, máquinas de lavar e geladeiras.

Além dessa tecnologia, os aparelhos precisam trazer o selo PROCEL, que demonstra o desempenho que tiveram na testagem. Aqueles que trazem no selo a categoria A são os mais econômicos.

4. Controle melhor o uso dos aparelhos

Além de escolher eletrodomésticos que consumam menos energia, é preciso melhorar os hábitos de consumo, ou melhor, usá-los de maneira mais inteligente. Para isso, basta diminuir o uso ou usar de forma controlada. 

Por exemplo, você pode juntar mais roupas para colocar na máquina de uma vez e não ficar lavando poucas peças, usando a capacidade total em vez de uma capacidade menor em mais vezes. Para o ferro de passar pode seguir a mesma lógica, deixando para passar mais roupas de uma vez e não passando sempre que precisar usar a roupa, por exemplo.

No chuveiro elétrico, também é possível economizar, basta usar a temperatura menos quente e tentar diminuir o tempo de banho.

5. Use lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são as mais econômicas, diminuindo em até 85% o consumo de energia comparada as outras. Portanto, use-as.

6. Faça manutenção nos aparelhos e observe as condições deles

É importante fazer manutenção nos aparelhos, de acordo com o que é indicado pelo fabricante. Por exemplo, limpe sempre o filtro da máquina de lavar e do ar condicionado para que não precisem trabalhar com capacidade mais alta ou forçar o equipamento.

Outra dica é ficar de olho na borracha da geladeira, pois ao ficar desgastada acaba deixando o ar frio sair e, consequentemente, consome mais energia.

Seguindo essas dicas, você consegue economizar de forma simples e ainda contribui para o mundo. Fala para a gente aí nos comentários o que você faz para manter o consumo baixo na sua casa.

Deixe seu comentário