7 cuidados para se ter antes de comprar um imóvel usado e não ter prejuízos

Comprar um imóvel usado é a melhor escolha de muitas famílias que querem realizar o sonho da casa própria, mas não podem investir em uma propriedade nova no momento.

Porém, é preciso alguns cuidados antes de realizar a compra para não sair no prejuízo, principalmente se você pensa em comprar determinada propriedade para melhora-la través de uma reforma.

Mas não se preocupe, continue a leitura e confira tudo que você precisa saber antes de comprar um imóvel usado.

Vale a pena comprar um imóvel usado?

A resposta é: depende. Isso porque quando se trata do mercado imobiliário, a melhor escolha sempre vai depender do seu contexto.

Se você tem pressa para se mudar, mas não está disposto a investir em um imóvel novo, uma propriedade usada pode ser uma ótima escolha. Isso porque além de estar mobiliado de repente a mobília é exatamente aquilo que você estava em busca, dessa forma vai economizar tem e dinheiro também, afinal elas já vêm prontas para morar.

No entanto, para uma resposta mais assertiva você precisa por na ponta do lápis suas necessidades, o que não abre mão e quanto está disposta a investir. Lembre-se que não é porque o imóvel é usado que ele é não é de qualidade, pois muitos imóveis seminovos estão perfeitamente decorado, mobiliado e equipado. Você sabia que para cada 1 imóvel novo vendido no Brasil, outros 7 usados são comprados? 

7 cuidados para se ter antes de comprar um imóvel usado

1. Verificar os documentos da propriedade

Para garantir sua segurança contra golpes e fraudes, certifique-se de que aquela propriedade está realmente no nome do vendedor. Para isso, exija o documento de matrícula do imóvel reconhecido pelo Cartório de Registros de Imóveis assim como todos as certidões do vendedor para saber se ele está apto a vender o imóvel. Na matrícula atualizada do imóvel também é possível conferir outras informações essenciais, como dívidas de alienação, penhora e outros trâmites judiciais.

2. Se ater a problemas estruturais e conservação

Esse provavelmente é o primeiro aspecto que você vai perceber ainda na visita do imóvel. No entanto, é preciso ter em mente que não é o pelo imóvel ser usado que é aceitável certas falhas na estrutura e conservação.

Inclusive, se você perceber que a propriedade precisa de uma reformar pode até negociar um valor menor com o vendedor, já que você ainda vai precisar gastar com a reconstrução. É importante também se ater a detalhes como, ranhuras na parede, infiltrações, mofo e demais acabamentos.

3. Conferir a rede elétrica e hidráulica

Existem alguns problemas na estrutura de um imóvel que você não consegue perceber a olho nu. Normalmente esses problemas são relacionados a rede elétrica e hidráulica da casa ou apartamento. 

Outro detalhe importante que pode gerar dor de cabeça no futuro, é a infestação de cupins, fungos e outros insetos. Por isso, contrate um profissional capacitado para fazer uma análise completa antes de comprar o imóvel.

4. Móveis sob medida

Esse é, na verdade, um bônus que ajuda bastante no momento da mudança. Verificar se a casa nova já vem com imoveis, como armários ou guarda-roupas embutidos, se em boas condições deve facilitar e muito sua nova rotina.

5. Localização

Localização é um critério a se considerar na compra de qualquer imóvel, seja ele novo ou usado. Não só a proximidade com serviços básicos, como escolas, hospitais e supermercados, mas a própria vizinhança também deve ser analisada. Afinal, se você tem crianças, uma vizinhança agitada não é a melhor escolha. Observe também a infraestrutura do bairro em questão, por exemplo, iluminação pública, pavimentação e coleta de lixo.

6. Segurança

A segurança é outro aspecto geral a se observar na compra de qualquer imóvel. Não só a segurança pública deve ser estudava mas também a privada. Se você vai comprar um imóvel usado vale a pena observar se ele possui sistema de monitoramento, grade de proteção, alarme entre outros aspectos.

7. Conte com uma imobiliária

Uma imobiliária é essencial na compra do imóvel. No seu caso, em que você pensa em comprar uma propriedade usada, cabe a imobiliária analisar qual imóvel é o ideal juntamente com você e também assegurar a qualidade da estrutura antes de repassa-la para sua família. 

Além disso, trabalhar com uma imobiliária de confiança, como a Triiio,  é a certeza de não precisar se preocupar com falhas na documentação ou golpes, pois toda a documentação passa pela mão do nosso jurídico.

Entre em contato e conheça seu novo lar

Está procurando uma propriedade usada, mas sem comprometer a infraestrutura e conforto que o imóvel oferece?

Então acesse o site da Triiio e confira as melhores opções de propriedades em Fortaleza.

Deixe seu comentário