Home Staging: saiba o que é e como fazer você mesmo para vender seu imóvel mais rápido
Uma técnica surpreendente de convencimento de venda de imóveis, o home staging revoluciona o mercado quando trabalha com os sentidos do possível comprador. Aqui você vai saber mais sobre isso. Acompanhe
O que é home staging?
O home staging já é muito utilizado em outros países. Resumidamente, ele é uma técnica para transformar o imóvel para deixá-lo mais atrativo aos olhos do comprador.
Ele nasceu nos anos 70, nos Estados Unidos da América, quando a oferta imobiliária era gigantesca, fazendo com que as pessoas criassem técnicas para que pudessem se destacar em meio a quantidade de imóveis ofertados para a procura na época.
Ela foi para a Inglaterra nos anos 90 e, depois disso, começou a se expandir pela Europa e para o resto do mundo.
O objetivo dela é deixar o imóvel mais atrativo para inquilinos e compradores, por isso, é feito uma decoração funcional, simples e acessível. Assim, é adicionado valor ao imóvel e a compra ou aluguel tende a acontecer mais rápido.
A National Association of Realtors (NARS), publicou um estudo que concluiu que um imóvel onde o home staging é aplicado consegue ser vendido 50% mais rápido do que um que não teve a técnica aplicada.
O que é preciso para utilizar essa técnica?
É preciso entender algumas coisas antes de pensar em aplicar.
Alguns detalhes adicionam sensação de bem estar automaticamente nas pessoas, como Iluminação e ventilação no espaço. As pessoas precisam se sentir à vontade para se imaginar morando ali, então o imóvel precisa passar isso.
Se o imóvel está vazio, é normal que os visitantes observem, principalmente, a estrutura em si, portanto, pense em pequenas reformas.
Se seu imóvel está vazio e você não pretende fazer reformas, você pode usar o home staging para que os visitantes deem mais atenção a detalhes e não aos problemas.
Por exemplo, o piso atual possui alguns riscos, para resolver isso, você precisaria trocar o piso com defeito, mas se não encontrar o mesmo revestimento, precisa trocar por completo. Com o home staging isso pode ser resolvido com um tapete ou móvel estrategicamente posicionado.
Dicas para usar o Home Staging sem gastar muito dinheiro
Se você ainda está morando no seu imóvel e pretende vendê-lo o quanto antes, aplicar as técnicas de home staging pode ajudar, mas sem precisar gastar tanto.
#1 Corrija as falhas
As falhas mais visíveis, como rachaduras na parede, precisam ser reparadas, nesse ponto não tem jeito.
#2 Limpeza
A casa precisa estar livre de manchas nas paredes e chão e, de preferência, com cheirinho de limpeza, pois deixa o ar mais agradável. Se as manchas não saem com a limpeza, vai ser necessário passar uma mão de tinta.
3# Espaços bem organizados
A intenção da técnica é vender e não decorar, então é importante pensar nos espaços. Quando os ambientes não estão bem utilizados acabam dando impressão de que a casa foi mal planejada ou que os móveis do novo morador não vão se adequar a ela.
Uma dica para melhorar essa impressão é deixar a casa mais minimalista, sem muitos móveis e objetos de decoração entulhados, deixando espaços livres para a circulação das pessoas e do vento.
4# Cuidado com a decoração
Apesar de você amar as peças que escolheu para compor a decoração da sua casa atual, é importante retirar objetos do seu gosto pessoal, mesmo que sejam bem conceituados no geral.
Tire os porta-retratos com as fotos de família, gostos pessoais da sua decoração e isso vai ajudar na hora da pessoa interessada se imaginar ali.
#5 As cores são importantes
Nós já falamos disso antes quando demos dicas de como valorizar seu imóvel antes de vender.
As cores podem dar a impressão que você quiser, inclusive, modificar a percepção de espaço e iluminação. Tons mais claros e neutros são a melhor opção.
Usar cores diferentes em cômodos diferentes também pode ajudar na percepção do comprador sobre como as cores se comportam na casa.
#6 Evite as peças muito antigas
Alguns objetos dentro do imóvel podem mudar a percepção de valor que eles podem ter sobre o imóvel, por exemplo lustres, eletrodomésticos e torneiras. Apesar de ser peças charmosas mais antigas, a modernidade tende a atrair mais.
Quando se tem essas peças, o comprador pode pensar que as tubulações hidráulicas e elétricas são muito antigas e isso não é bom.
Agora, você já sabe o que é, mas também como utilizar as técnicas para vender seu imóvel mais rápido.
Precisa de ajuda de experts para te ajudar a vender? Fale com a gente!
2 Comments
Join the discussion and tell us your opinion.
Muito TOP o conteúdo de vocês. Conseguir tirar todas as minhas duvidas, me ajudou bastante. Muito Obrigado 🙂
Valeu, Adriano! Ficamos felizes em saber que ajudamos. =D