apartamento studio

Apartamento studio: saiba mais sobre essa modalidade

Apartamento studio é uma alternativa prática para quem possui um ritmo jovem! Esse estilo de imóvel permite que você abuse da criatividade e ainda tenha um bom custo benefício. O espaço é compacto, mas muito bem otimizado onde você deve dispor os cômodos utilizados em seu dia, mas de qualquer forma, um apartamento studio é feito para ter a sua cara. 

O que é um apartamento studio?

Apartamentos studios são uma nova modalidade de moradia, que vem ganhando força principalmente entre os jovens. Isso acontece porque eles têm espaço reduzido, porém com a possibilidade de deixar tudo confortável e a cara do morador. 

Hoje, os apartamentos studios possuem um tamanho de 20m² a 40m², ficam em ótimas localizações das cidades e possuem tecnologia implementada ao condomínio, para facilitar a vida e deixá-la muito mais prática. 

Geralmente essa opção é uma ótima escolha para jovens que estão indo morar sozinhos pela primeira vez. Afinal, não precisam de muito espaço, pois possuem uma vida agitada e buscam praticidade. 

Aprenda mais sobre os tipos de imóveis existentes aqui.

Como é morar em um apartamento studio?

Morar em um apartamento studio é prático, funcional e independente. Eles ficam em grandes centros da cidade, ou seja, perto do trabalho, com acesso ao transporte público ou com ciclovias para facilitar o deslocamento.

Além disso, apartamentos studios possuem diversos serviços integrados ao condomínio, como lavanderia, espaço de coworking, academia, espaço gourmet, piscina, etc. 

Isso quer dizer que embora o apartamento seja compacto, os serviços disponíveis abrem espaço para uma vida mais simples e abrange todas as necessidades de moradia. 

Como decorar um apartamento studio?

Boa pergunta! A decoração e disposição dos móveis é muito importante para manter o ambiente organizado e sem poluição visual. Por isso aqui vão algumas dicas:

Pinte com diferentes cores

A cozinha de branco, a sala de azul e o quarto verde água, que tal? Dessa forma, automaticamente nosso cérebro consegue separar as diferentes áreas.

Divisórias

Use estantes, drywalls, ou até mesmo cortinas como divisórias se você preferir! Dessa forma você consegue ter maior privacidade para receber visitas. Mesas, sofás e guarda-roupas também podem funcionar.

Invista em móveis planejados

Lembre-se de manter espaço para a livre circulação, um móvel mal planejado pode ocupar muito espaço, então se atente a isso!

Mantenha uma rotina de faxina

Seu apartamento é pequeno, então não exige muito esforço para limpar, mas caso você não se organize e perca algo vai ter dificuldades para encontrar.

Apartamento studio ainda é novidade para você? Então olha só os benefícios:

  • Preço Acessível
  • Boa localização
  • Praticidade
  • Bom Investimento
  • Layout moderno
  • Fácil limpeza
  • Todos os serviços no condomínio
  • Layout moderno e versátil
  • Decoração surpreendente

Veja algumas inspirações:

Quem mora em apartamentos studios?

O perfil de quem mora ou visa morar em um apartamento studio pode variar a depender das demandas que a pessoa tem no dia a dia.

Geralmente são pessoas que estão saindo da casa dos pais ou que estão iniciando uma faculdade e preferem estar pertinho da instituição. 

Tem também aqueles que preferem lugares menores ou que estão sempre de mudança. Dificilmente esse tipo de imóvel é desejável para compra, exceto se for para investimento. Porque para morar, as pessoas preferem um apartamento convencional. 

Uma pesquisa realizada pela Today, agência de transformação digital, apontou que 80% dos jovens na faixa etária entre 25 e 39 anos preferem alugar imóveis ao invés de comprá-los. 

E que, além disso, preferem apartamentos menores em áreas urbanas e próximos ao local de trabalho e vias de acesso. 

Nesse caso, se você visa construir uma família ou ter um pouco mais de espaço no futuro, esse tipo de apartamento pode não ser o indicado para você.

O jornal Estadão fez uma material bastante interessante sobre essa relação da geração Millenials com a ideia da compra de imóveis. Se quiser saber um pouco mais ou se identifica com essa tendência, clique aqui. 

Afinal, quais são as desvantagens de morar em um apartamento studio?

Acomoda bem uma ou duas pessoas, mais do que isso pode ser complicado. Por isso, para pessoas que moram sozinhas é a opção perfeita, pois possui um ótimo custo-benefício.

Pouco espaço para armazenamento, se não planejar, por isso, é muito escolhido por jovens solteiros ou recém casados. 

Não é à toa que vídeos de pessoas que vivem em espaços compactos e bem planejados são um sucesso.

Um apartamento studio quando não é bem planejado pode gerar bastante dor de cabeça no futuro. E se a família ficar ainda maior, é provável que não comporte a todos. 

Apartamento studio x loft x kitnet x flat

Ao ler esse texto você deve estar se perguntando. Afinal, qual a diferença do apartamento studio para loft, kitnet e flat? Listamos para você as características de cada um deles, mas já sabemos o que todos têm em comum: pouco espaço.

Studio

Esse tipo de imóvel geralmente contém espaços integrados. Não tem divisórias e são bastante compactos. 

Loft

São imóveis que geralmente possuem divisórias. Poucas, mas possuem. Costumam ter uma estética mais industrial e espaço interno mais amplo. Diferentemente do apartamento studio que muitas vezes possuem 30 m², esses tem em média 50 m².

Kitnet

Imóveis perfeitos para quem quer economizar um pouco mais  e morar sozinho. Normalmente dispõem de sala, banheiro e um pequeno espaço reservado para a cozinha. O diferencial desse tipo de imóvel está na divisão do espaço.

Flat

Esse tipo de moradia é semelhante a um quarto de hotel, pois muitas vezes conta com serviço de quarto como limpeza diária e refeições ligadas ao serviço de condomínio. 

Normalmente possuem repartições e são muito bem avaliados por pessoas com um dia a dia bastante corrido 

Para qualquer um desses modelos de imóvel é preciso saber aproveitar bem o espaço. Por isso, é importante contratar profissionais qualificados antes de tomar qualquer decisão e avaliar se o tipo de imóvel combina com o seu estilo de vida. 

Essa é a melhor maneira de considerar os prós e contras e se sentir de fato realizado com a sua escolha de imóvel. 

Quer conhecer os apartamentos studios mais desejados da cidade, com muita modernidade, conforto e praticidade para o dia a dia? Fale com a gente!

Deixe seu comentário