Espaços na medida: As novas formas de morar em apartamentos smart e compactos

O que são apartamentos compactos?

Apartamentos studios são caracterizados por possuírem em média, menos de 45 metros quadrados. No geral, incluem apenas 1 quarto com suíte ou podem ser no estilo studio, onde os cômodos são conjugados.

Esse tipo de moradia é muito popular entre jovens estudantes que, em busca da independência, saem da casa dos pais, mas ainda não possuem estabilidade financeira para arcar com os gastos de um apartamento convencional.

Dessa forma, para compensar espaço esse público dividem ambientes comuns, como cozinha e sala de estar, com amigos e outros estudantes. É uma forma de economizar com o aluguel e outros gastos com mobília e energia, já que espaços pequenos necessitam de menos móveis e iluminação.

Além disso, estes tipos de apartamentos costumam estar muito bem localizados na cidade, próximo de grandes avenidas e polos comerciais.

Arquitetura se adapta às novas formas de morar

Parte dessa tendência está associada às mudanças nos arranjos familiares, o que inclui também o chamado “arranjo unipessoal”, isto é, o indivíduo que mora sozinho. De 2005 para 2015, a quantidade de pessoas que moram sozinhas saltou de 10,4% da população para 14,6%, segundo o IBGE. Em uma década, houve aumento de 4,4 milhões neste grupo. O quadro de família composta por um casal de meia-idade com filhos mudou. Hoje, temos solteiros, separados, idosos e casais sem filhos.

Espaço na medida

No entanto, por que viver em apartamentos compactos? Quem mora sozinho está em busca, também, de qualidade de vida. E isso passa pela tentativa de trazer comodidade e praticidade para o dia a dia (ficar perto do trabalho, por exemplo). As cidades cresceram demais, e as pessoas perdem muito tempo com transporte. Às vezes, é melhor morar em um apartamento pequeno, mas bem localizado, do que em apartamentos gigantescos, mas afastados do trabalho ou dos serviços que a pessoa utiliza.

Ambientes compartilhados

Uma das tendências urbanas recentes em arquitetura é o chamado coliving, termo em inglês que pode ser traduzido como “co-moradia”. Apesar de ainda recente no Brasil, alguns conceitos dessa tendência (como o compartilhamento de áreas comuns, por exemplo) já podem ser vistos em novos empreendimentos por aqui. Enquanto os apartamentos são bem pequenos, espaços de lavanderia, copa e até mesmo salas de home office passam a ficar em áreas compartilhadas do condomínio.

A arquitetura interna das unidades é funcional, com espaços prontos para receber móveis práticos e com utilidades diversas: sofá-cama, paredes que viram mesas, portas de correr e todo tipo de estrutura para otimizar o espaço, como degraus para armazenar sapatos. A única divisória entre cômodos é a separação do banheiro.

5 motivos para investir em apartamentos compactos

Muitas pessoas se enganam ao pensar em apartamentos compactos como apartamentos com pouco espaço quando, na verdade, se trata de moradias com espaço otimizado.

Com organização, planejamento e os móveis certos você cria um espaço econômico, prático e cheio de personalidade.

Se você ainda não está convencido, confira 5 motivos:

1 – Investimento inicial é menor

A economia é um dos principais motivos pelo quais os mais jovens optam pelos apartamentos compactos. O valor do aluguel é consideravelmente menor que de um apartamento com 2 ou 3 quartos nessa mesma localização.

Além disso, é possível economizar também com mobília e energia, tendo em vista que os cômodos são menores e necessitam menos iluminação e móveis.

2 – Mobilidade

A maioria destes empreendimentos são localizados próximos a grandes avenidas, shoppings e faculdades. Dessa forma, fica mais fácil que você vá para sua faculdade ou trabalho a pé, ou de bicicleta.

3 – Infraestrutura

Apartamentos studios e compactos costumam ser muito modernos, tendo áreas de lazer compartilhadas como academia, piscina, lavanderia, terraço e até bicicletário.

Assim, você garante sua qualidade de vida sem abrir mão do conforto e economia.

4 – Prédios Contemporâneos

Por ser uma nova tendência, muito dos apartamentos compactos são recém-construídos. As plantas estão cada vez mais modernas e inovadoras para atender ao estilo de vida contemporâneo.

5 – Nova realidade de trabalho

O Home Office se tornou uma realidade para a maioria dos trabalhadores, e mesmo que você não trabalhe em casa por tempo integral, ainda precisa de um espaço para se concentrar nas demandas e nos estudos.

Pensando nisso, apartamentos compactos possuem espaços de coworking, salas equipadas com wi-fi, além de salas de reunião para você poder se conectar com sua empresa remotamente com toda a estrutura necessária.

Como escolher o apartamento compacto de acordo com seu perfil?

O mais importante é estabelecer quais suas necessidades e do que não abre mão. Você precisa entender seu estilo de vida e organizar sua rotina para que não sofra prejuízos posteriormente.

No entanto, algumas dicas são válidas independente do contexto:

1 – Calcule o espaço que você precisa

2 – Leve em consideração os serviços do condomínio, como área de lazer

3 – Busque uma opção bem localizada de seus compromissos, como trabalho e faculdade

4 – Escolha o bairro que mais combina com você

Está procurando opções de moradia em Fortaleza? Visite nosso site e conheça as melhores oportunidades!

E aí, está pronto para elevar seu padrão de vida?

Deixe seu comentário