Casa sustentável: 5 dicas para economizar

A sustentabilidade é a palavra da década, pois além de proteger o meio ambiente, uma casa sustentável pode representar uma boa economia para o seu dia a dia.

Para inserir um projeto sustentável na sua casa ou apartamento e ter acesso aos seus benefícios para conforto e qualidade de vida dos residentes, não é preciso muito investimento e tão pouco conhecimento científico. 

As pequenas mudanças que você realiza na sua rotina já representam um impacto significativo na qualidade do meio ambiente.

Continue lendo e confira 5 práticas simples para ter uma casa sustentável e economizar com isso. Boa leitura!

O que é uma casa sustentável?

No livro“Despertar Ecológico”, discutido na Conferência de Estocolmo, organizada pela ONU em 1972, foi estabelecido que as gerações futuras têm direito de viver com qualidade em um planeta saudável. O encontro reuniu 113 líderes mundiais e 250 organizações ambientais.

Desde então, a sustentabilidade é uma pauta presente nos mais diferentes segmentos, inclusive na decoração e construção civil. Muitas pessoas erroneamente pensam que ter uma casa sustentável se trata de abrir mão do conforto e modernidade, quando, na verdade, é justamente o contrário.

Com base em muitos estudos e investimentos, a arquitetura tem pensado em soluções cada vez mais modernas para trazer a sustentabilidade através da tecnologia. 

Um exemplo disso são as casas inteligentes, capazes de controlar o gasto de água e luz, além de possuírem móveis integrados e energia solar.

Como economizar dinheiro com uma casa sustentável?

O principal objetivo da sustentabilidade doméstica é reduzir os impactos ambientais que causamos diariamente através do gasto de energia, água, consumismo e descarte irregular de lixo.

No entanto, não é apenas o meio ambiente que ganha com uma disciplina sustentável, mas também o seu bolso. Uma casa pautada na sustentabilidade implica em economia de água, energia e reutilização, além de móveis e eletrodomésticos com maior durabilidade e eficiência.

Dessa forma, além de garantir um futuro melhor para sua próxima geração, você também consegue economizar dinheiro que seria gasto sem necessidade.

5 dicas para pôr a sustentabilidade em prática na sua casa

1 – Aproveite a iluminação e ventilação natural

Uma iluminação focal e um ar condicionado são importantes no dia a dia. No entanto, eles só devem ser usados quando a fonte de iluminação e ventilação natural cessar, como à noite, por exemplo. 

A ventilação natural é limpa enquanto a iluminação natural não agride sua visão. Além disso, você economiza um bom dinheiro na conta de energia sempre que desliga a luz e o ar condicionado para abrir as janelas.

2 – Prefira lâmpadas de LED

Ainda falando sobre iluminação, as lâmpadas de LED são muito mais econômicas, modernas e possuem maior capacidade de iluminação, além de melhor durabilidade. 

3 – Invista em uma área verde 

Além de uma questão de sustentabilidade, possuir um jardim em sua casa ou apartamento é também uma tendência de decoração. 

Com a rotina cada vez mais corrida, uma área verde em casa ajuda a estabelecer o contato com a natureza, aliviar o estresse e servir como barreira acústica, além de deixar a temperatura mais amena.

Existem inúmeras formas de adotar um jardim em casa, mesmo que você tenha pouco espaço. Você pode optar por um jardim vertical, jardim suspenso e até uma pequena estufa no banheiro.

4 – Aposte no Ecodesign

O Ecodesign se trata de produtos modernos e sustentáveis. Eles são pensados para serem multifuncionais e contribuem para um ambiente clean, minimalista e compacto.

Além disso, produtos com Ecodesign possuem durabilidade prolongada sem perder a qualidade, como forma de frear o consumismo. 

O material e forma de produção de produtos com Ecodesign preza pelo respeito ao meio ambiente e reutilização.

5 – Opte por mecanismo que economizam água

Em uma casa inteligente e sustentável existem inúmeros programas e dispositivos capazes de controlar o gasto de água, seja no banho, lavagem do carro, roupas e até torneiras. 

Optar por estes mecanismos, além de educar quanto ao racionamento de água, também representa uma economia significativa no fim do mês.

Está procurando um projeto sustentável para implementar em seu novo apartamento? Então você precisa conhecer as opções de imóveis de alto padrão que a Triiio oferece em Fortaleza.

Acesse nosso site e encontre o imóvel perfeito para você e sua família.

Deixe seu comentário