mulher branca de cabelo castanho escuro, vestindo um casaco caramelo, olhando para um tablet com aplicativos de smart home

Casas Inteligentes: o que são, como funcionam e por que são chamadas assim

Se assim como alguns, você já ouviu falar na temática ‘’casas inteligentes’’, mas não entendeu muito bem do que se trata, confira abaixo o que tornam esses espaços especiais e veja como funcionam!

Afinal, o que são casas inteligentes?

Recebendo também o nome de casas conectadas, as casas inteligentes são imóveis que recebem sistemas de automação com o principal intuito de facilitar determinadas atividades e funções. 

Como em um toque de mágica! A principal característica de uma casa inteligente é o uso da tecnologia a favor da comodidade de quem está usufruindo do lar. 

Atividade diárias como escutar uma música ou ajustar a temperatura ambiente podem ser realizadas com apenas um comando de voz, e é isso que tornam essas casas especiais. 

Mas, como funcionam?

Através da ‘’internet das coisas’’ é que podem ser conectados aparelhos a um servidor comum de todos, e, assim, automatizar funções. 

Com, no mínimo, dois itens conectados à internet e configurados conforme as necessidades dos moradores, seu lar já pode ser considerado uma casa inteligente.

Entre as principais conexões feitas para quem deseja uma conectividade em casa, estão luzes automáticas, televisões smart, alarmes de segurança, interruptores, geladeiras e até aspiradores de pó inteligentes. 

Isso tudo e muito mais pode estar sendo automatizado se configurado um comando de voz em uma assistente virtual, por exemplo. 

Quais as principais vantagens? 

A praticidade que este modelo de casa oferece, a otimização do tempo e a economia de energia, por exemplo, podem ser as vantagens mais favoráveis do investimento.

Isso porque, existem, por exemplo, dispositivos capazes de gerenciar o uso de energia de uma casa, impedindo que aparelhos permaneçam ligados após seu uso, como luzes e aquecedores. 

A segurança é outro ponto bastante importante a ser citado, pois nada como descansar sabendo que sua casa está programada para identificar qualquer tipo de incômodo, com possibilidades como fechaduras eletrônicas, vídeo-porteiros e iluminação automática. 

Além disso, a sua produtividade pode ganhar mais força após a automação da sua residência. O tempo que gastaria interferindo diretamente em determinadas atividades, agora poderá ser gasto em outro âmbito do seu dia. 

Como posso transformar minha casa em um ambiente inteligente?

Ainda que nem todos os dispositivos sejam acessíveis no Brasil, você pode começar a transformar seu lar com calma e usufruindo das possibilidades que já estão disponíveis no mercado brasileiro. 

Aqui vai uma lista de dispositivos e aparelhos que lhe ajudarão a dar um up na sua casa:

  • Lâmpadas inteligentes
  • Adaptadores de tomada Wi-Fi
  • Fechadura digital com biometria
  • Sensor Wi-Fi de gás e fumaça
  • Interruptores inteligentes
  • Ar-condicionado com Wi-Fi
  • Assistentes de voz

É válido analisar suas compras e prioridades para entender se este investimento realmente valerá para você e sua família durante o dia. 

Acesse nosso blog e encontre mais conteúdos como esse, com dicas e sugestões para você deseja ter uma casa para chamar de sua! 

Deixe seu comentário