família com pai, mãe e duas filhas comemorando no sofá da sala

Como pagar um financiamento antes do prazo

Financiar um imóvel é, normalmente, a maneira mais fácil de conseguir adquirir a tão sonhada casa própria. No entanto, se você pesquisou bem antes de contratar o serviço de uma instituição financeira e até mesmo já começou a pagar e multiplicou o preço da parcela pela quantidade de meses, sabe que o seu imóvel vai sair por um preço bem maior do que o valor de venda. A boa notícia é que dá para recuperar isso e nós vamos explicar tudo aqui. Aprenda a como conseguir pagar um financiamento antes do prazo.

Financiamento

O financiamento funciona como uma compra parcelada, onde o banco compra o bem desejado e o interessado paga em prestações ao banco, normalmente, porque não tem o valor disponível para comprar a vista. Explicando de maneira mais simples, funciona mais ou menos como uma compra no cartão de crédito, no entanto, em vez da loja pagar pelos juros, os juros serão pagos ao banco por você. 

As instituições financeiras financiam até 80% do valor total do imóvel e o restante do valor, chamado de entrada, é pago para a construtora, incorporadora ou vendedor do imóvel.

O valor financiado, normalmente, pode ser pago em até 30 anos, ou seja, 360 parcelas.

Por que pode ser vantajoso pagar o financiamento antes do prazo?

Antes precisamos entender sobre os juros que correm sobre o financiamento.

Juros do financiamento

Obviamente, o banco não iria parcelar uma compra para você sem querer nada em troca. Quando ele concede o crédito a alguém, ele corre riscos, a operação tem custos e a inflação pode mudar muito durante o longo prazo do financiamento.  

Os juros é um percentual que recai sobre o valor do financiamento e que no final muda muito o valor que será pago.  Ele é definido de acordo com o preço do imóvel e o prazo de pagamento.

Dependendo da tabela, o valor da parcela pode variar mensalmente, onde pode se pagar um valor fixo ou variável, quando cada uma delas é definida pelo saldo devedor e taxa de juros.

Como pagar antes o prazo?

Amortização

Antes de tudo precisamos falar sobre amortização. Durante o financiamento, o que sobra depois de cada parcela paga é o saldo devedor, independente de juros. Por exemplo, se o imóvel custou 300 mil e você financiou 200 mil, seu saldo devedor é 200 mil, sem importar o que pagará de juros.

Os juros recorrem sobre o saldo devedor, dependendo da tabela, pode ser variável ou fixo.

Redução do valor das parcelas ou do prazo

A antecipação de pagamentos do financiamento pode ser feito de duas formas: reduzindo o prazo do financiamento ou diminuindo o valor da parcela mensal.

Na prática, quando se paga o financiamento antecipadamente está deixando de pagar os juros sobre o valor, que pode até ser o dobro do valor financiado quando pago pelo prazo definido inicialmente, 

Então, quando você paga o banco antes do prazo, como ele não esperava receber antes, não cobrará juros.  Portanto, deixa o valor final a ser pago pelo imóvel mais barato do que quando pago normalmente.

Além disso, você pode escolher a melhor forma de amortizar a dívida:

Diminui o prazo do financiamento, mas mantém o valor da parcela mensal;

Diminui o valor pago mensalmente, mas mantém o prazo inicial de financiamento.

Cabe a você decidir qual dos dois é mais vantajoso.

Dicas para pagar o financiamento antes do prazo:

1. Usar o FGTS para abatimento do saldo devedor. Apesar de muitas pessoas pensarem que isso é válido apenas para financiamentos pela Caixa Econômica, na verdade, pode ser usado em qualquer banco. Então, se tiver saldo no FGTS, pode usar a cada dois anos para abater no valor de financiamento. 

2. Não precisa esperar ter um grande valor para tentar amortizar, nem mesmo juntar o valor da parcela, pois, normalmente é possível fazer isso no aplicativo do banco, escolhendo qualquer quantia. Você pode fazer simulações pelo aplicativo para saber quantas parcelas serão diminuídas ou quanto baixará o valor da parcela mensal. 

Agora você já sabe como pagar o financiamento antes do tempo ou baixar os valores da sua parcela. Quer escolher entre os melhores imóveis para financiar? Clique aqui.

Deixe seu comentário