Tipos de financiamento

Pensando em comprar o imóvel dos seus sonhos? Saiba como se planejar financeiramente aqui

Quer comprar o seu tão sonhado imóvel e não sabe por onde começar? Acredite,você não é o único. Muitos brasileiros sonham com isso, porém nem todos conseguem realizar e muitos por falta de planejamento. Nesse artigo vamos dar algumas dicas importantes para te ajudar a realizar o sonho da casa própria.

Opções de pagamento no mercado

À vista

Essa com certeza seria a primeira opção, mas você precisa avaliar se vai ficar descapitalizado completamente e sem reserva para emergências. Talvez deva pensar se não é melhor fazer a compra de forma planejada e deixar o dinheiro render.

Mesmo que o valor do imóvel à vista seja muito bom, é importante avaliar com cuidado as condições, coloque na ponta do lápis e veja se realmente é a melhor opção para você.

Financiamento

Ainda é a forma de pagamento mais comum na compra de um imóvel. Nesse caso é de total importância pesquisar e avaliar bem as opções de bancos para escolher o que oferece as melhores condições.

Na prática, bancos exigem que a entrada seja no valor de 20% do total do imóvel, além disso, normalmente, o valor de comprometimento da parcela não pode ultrapassar 30% da sua renda.

É importante avaliar os juros e o valor final do imóvel, financiamentos costumam deixar bem acima do valor de compra.

Consórcio

Funciona basicamente como uma poupança onde você faz aplicações mensais destinadas a compra do imóvel. A diferença dessa condição é que você pode ser sorteado e ter o valor final antes de juntar o valor total.

É considerada a opção mais planejada, não tem taxas e juros, os custos são apenas pelas taxas de administração.

Se planeje financeiramente

Se planejar financeiramente é uma das grandes dificuldades para comprar um imóvel. A compra envolve muito dinheiro e comprometimento a longo prazo, principalmente se pretende financiar.

1. Antes de tudo, você precisa se organizar.

Conheça seus hábitos financeiros, se nunca sobrou dinheiro no final do mês, precisa repensar os orçamentos atuais e organiza-los para o novo compromisso.

Comece a poupar cortando o que for possível, pois se é difícil se organizar hoje, depois vai ser mais complicado, mesmo que você acredite que se comprometer vai ajudar na organização financeira.

Calcule seus rendimentos e gastos e veja quanto vai sobrar a cada mês para investir na compra do imóvel.

 2. Capriche no valor da entrada

Caso opte pelo financiamento. Quanto maior for o valor da entrada, menor vão ser os juros.

3. Não esqueça das taxas que você terá como despesa.

Dentre essas despesas estão as taxas de transferências, taxas de encargos bancários, impostos, cuja alíquota tem variação segundo o municipio, custos do cartório, avaliação do imóvel, análise jurídica da documentação e etc…

4. Avalie o custo de vida da mudança e da região

Pois é importante se programar para se mudar, além do que morar na periferia ou numa região sofisticada implica diretamente no seu custo de vida. Leve em consideração os gastos com alimentação, lazer, deslocamento até o trabalho, água, luz, telefone, IPTU etc…

5. Pesquise, analise, analise mais uma vez e só então decida.

Quando se compra um imóvel há muita coisa em jogo, caso algo não te agrade quando você já estiver morando lá, você terá vários problemas até que consiga se desfazer dele e adquirir outro.

Por isso é importante você analisar tudo, por menos importante que pareça ser, como por exemplo vaga de garagem, espaço, banheiros, segurança, localização e tudo que possa desagradar depois da decisão.

De todo modo, escolher e comprar um imóvel não é uma tarefa fácil. Precisa se planejar financeiramente e ainda pesquisar pelas opções disponíveis, além de ser uma decisão muito importante que será preciso ponderar todos os pontos. Você pode contar com a ajuda de um profissional para tirar todas as suas dúvidas, vão surgir muitas, e também para auxiliar com a parte burocrática. Quer vender, comprar ou alugar um imóvel? Fale conosco

Deixe seu comentário