comprar ou construir

O que é mais barato: comprar ou construir um imóvel?

Comprar ou construir um imóvel do zero é uma dúvida frequente de pessoas que pensam no imóvel próprio, porém isso envolve diversas situações e você precisa saber quais são os detalhes a observar antes de decidir qual dos dois pode ser melhor. Acompanhe.

Construir um imóvel do zero

Entre comprar ou construir, veja as vantagens e desvantagens de construir.

Vantagens

Uma das principais vantagens de construir um imóvel do chão é poder customizar, tratar dos detalhes, deixar exatamente como sempre sonhou.

Você pode agir em conjunto com o arquiteto e o engenheiro e até opinar na parte técnica.

Alguns detalhes técnicos são da elétrica, largura das portas, altura das janelas e tudo mais que quiser.

Uma casa construída do chão pode sair um pouco mais barato.

Mas desde que não existam imprevistos consideráveis na obra, o que, na verdade, é bem imprevisível.

Isso pode depender de diversos aspectos como mão de obra qualificada, projeto bem elaborado e materiais utilizados.

Desvantagens

Para construir um imóvel do zero é ideal que você disponha do valor necessário.

Pois as linhas de crédito para construir são menos atraentes do que para a compra de um imóvel já construído.

Outra desvantagem considerável é a possibilidade de encontrar um terreno que tenha a infraestrutura ideal.

Para isso entra boa localização, segurança, supermercados, escolas, farmácias e tudo que for precisar de conveniência. Além do básico como fornecimento de energia e saneamento.

Encontrar uma mão de obra que seja qualificada por um preço justo também pode ser muito complicado.

Porque profissionais muito requisitados costumam custar muito caro e profissionais baratos podem acabar deixando seu projeto em apuros.

Além da dificuldade de encontrar boa mão de obra existe a dificuldade de ter que lidar com o dia-a-dia e o estresse da construção.

Para conseguir construir pode ser necessárias diversas documentações do proprietário, do terreno e do projeto, e isso pode acabar atrasando a obra.

Imóvel já construído

Entre comprar ou construir, veja as vantagens e desvantagens.

Vantagens

Quando a casa já está construída, você pode se mudar mais rápido, diferente do imóvel a ser construído. O que pode ser necessário é fazer alguns ajustes e adaptações.

Existem algumas vantagens para o financiamento de imóveis já construídos. Como juros mais baixos, prazos maiores, além de que tanto para consórcio como financiamento o FGTS pode ser usado, diferente de quando o imóvel já está construído.

O imóvel já construído pode dar muito menos trabalho. Já que o que precisa procurar é imóveis que se encaixem na sua realidade e no que precisa, o que pode ter até ajuda de um consultor para ver esses detalhes.

Enquanto que para construir você precisa mergulhar em projetos, detalhes técnicos e acompanhar a obra.

Com o imóvel já construído você deve analisar a parte elétrica e hidráulica, verificar se ele atende as necessidades da família e caso não faça, basta procurar outro.

Veja esse post sobre 6 Coisas que você precisa observar antes de comprar um imóvel.

Desvantagens

Imóveis já construídos podem acabar custando mais alto. Pois provavelmente está localizado em uma boa região, com a estrutura necessária e com todas as conveniências como supermercado, farmácias e escolas mais próximas.

As documentações de um imóvel pronto podem acabar sendo um problema também, pois há burocracias e detalhes que podem envolver mais de um proprietário, hipotecas ou os encargos e esses ajustes de documentos e pagamentos de taxas que podem ficar por conta do comprador.

Conclusão

Como pudemos ver, cada uma das modalidades tem suas vantagens e desvantagens. Sendo que construir pode sair um pouco mais barato, mas que não é totalmente certo por conta dos imprevistos que podem ocorrer durante a obra.

Portanto, se você precisa se mudar de forma mais rápida, não quer se envolver no processo de construção, que costuma ser estressante e mais complexo, a compra do imóvel já pronto pode ser mais vantajoso.

Se as poucas desvantagens de comprar pronto te deixam desanimado, não se preocupe! A consultoria pode ajudar em todos os aspectos e tornar a compra bem mais fácil. Fale conosco se quer achar o imóvel perfeito para você.

Deixe seu comentário