duas familias em um piquenique no parque

Conheça o Cocó, um dos melhores bairros para se morar em Fortaleza

O Cocó é um dos bairros que aparece no início da lista de melhores bairros para morar em Fortaleza. Ele consegue unir a tranquilidade, a natureza e a proximidade de tudo que uma família precisa. Aqui você vai saber o que há de mais importante sobre o bairro mais verde da região.

História do bairro Cocó

Antes de falarmos de todas as maravilhas desse bairro, você precisa conhecer a história mais importante dele.

O cocó era um lugar que possuía diversas propriedades, como sítios que faziam extração de sal, mas no final dos anos 70 essa produção caiu e as salinas foram desativadas.

Então, a vontade dos nossos governantes de manter um local com a natureza preservada começou a crescer.

Da mesma forma que os primeiros movimentos ambientalistas começaram a surgir e, assim, iniciou-se a luta pelo que se tornaria o parque do Cocó.

Em 2016 a Secretaria do meio ambiente apresentou o projeto de regulamentação.

Mas apenas em 2017 foi regulamentado e o Parque do Cocó se tornou um patrimônio cearense, que viria a ser um dos maiores parques ecológicos da América Latina.

O Parque do Cocó fica dentro do bairro Cocó, tendo em sua área um grande espaço verde que ajuda a manter o bairro com um clima mais agradável, menos quente, além de a maioria dos moradores possuir uma vista exuberante de suas varandas.

More próximo ao maior parque do Brasil

O parque do Cocó é considerado o maior parque urbano do Brasil e o quarto maior da América Latina, com mais de 17 quilômetros de área preservada.

É também por entre o parque que corre um dos rios mais importantes de Fortaleza e Região, o Rio Cocó, que contribui para um clima agradável aos moradores e visitantes do entorno.

Como você já deve imaginar, o parque é palco de diversos eventos, atividades físicas e lazer, como exercícios ao ar livre, workshops, programação infantil, arvorismo, apresentações de teatro e até shows.

Sem contar que o espaço é muito bem equipado e conta com muitas atividades ao ar livre, como passeio de barco e trilhas ecológicas, além de ser muito bem aproveitado para piqueniques, ensaios fotográficos diversos e ter um ótimo espaço para fazer caminhada.

O parque ainda possui 3 áreas estruturadas com diferentes formas de lazer, são elas:

Parque Adahil Barreto: o espaço é sede da área ampla do Parque do Cocó, aquela próxima à avenida que funciona como uma área de convivência, contando com playground, pista de cooper, trenzinho e trilhas ecológicas.

Também é neste espaço onde acontecem os shows e apresentações.

Anfiteatro do Parque Estadual do Cocó: esta é a área urbanizada do parque e melhor equipada, conta com quadras poliesportivas, um anfiteatro, parques infantis, passeio de barco, trilhas, palestras e workshops com bastante foco na educação sustentável.

Área Urbanizada Tancredo Neves: trata-se da última intervenção do parque, contando com quadras de futebol, pistas de caminhada, ciclovias e mais.

Algumas pessoas atravessam a cidade aos fins de semana para usufruir do Parque do Cocó, imagine então o privilégio que é morar a poucos metros desse ponto turístico?

Bairro residencial

Para quem gosta de tranquilidade, o Cocó é perfeito, principalmente porque sua área é em grande maioria coberta por prédios residenciais, assim a vizinhança é bem sossegada.

A arquitetura dos prédios é moderna e a maioria deles possui varandas para que os moradores possam apreciar o parque a qualquer hora do dia, além de aproveitar o clima mais agradável que as árvores proporcionam.

Próximo de tudo

Quando se pensa que há uma grande área verde dentro do bairro, muitas pessoas podem pensar que vão precisar percorrer grandes distâncias para tarefas simples como sair de casa para ir ao supermercado.

No entanto, a área conta com diversos acessos para as outras áreas da cidade mais movimentadas e possui diversos serviços convenientes aos arredores, não sendo necessário mais de 10 min para chegar a uma farmácia ou supermercado, por exemplo.

Infraestrutura excelente

Além da extensa área verde ser muito bem cuidada, o bairro conta com uma infraestrutura de fazer inveja aos bairros vizinhos.

As ruas estão sempre limpas, as condições sanitárias são excelentes e a coleta de lixo é rigorosa.

O bairro também está entre as melhores regiões no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado nos quesitos renda, longevidade e educação.

Bairro valorizado

Por todos esses pontos acima, o bairro do Cocó é um dos mais valorizados de todo o Ceará.

Sendo ocupado predominantemente por pessoas de classe média e alta, o bairro tem alto poder de compra e, consequentemente, maior índice de valorização.

Para quem gosta de atividades ao ar livre é um prato cheio

Se você é um amante da natureza ou quer que seus filhos cresçam em um ambiente agradável em contato com ela, o bairro Cocó é o seu lugar.

Morando lá, rapidinho você chega com seus filhos no parque para fazer uma trilha ou até mesmo um piquenique no sábado pela manhã.

Como saber se o Cocó é o bairro certo para você?

O bairro do Cocó é procurado por todas as idades e estilos de vida, isso porque ele concentra inúmeros benefícios em um só lugar.

Se você é jovem, solteiro e está procurando uma região bem localizada para morar, que seja perto do trabalho e da faculdade, o Cocó também oferece inúmeras opções de lazer e diversão aos fins de semana, além de ser rodeado de bons bares, restaurantes e todas as outras vantagens que citamos anteriormente.

Se por outro lado você é recém-casado e procura um lugar tranquilo para a chegada do primeiro filho, o Cocó também é o bairro ideal, pois além de bem localizado e residencial, fica próximo das melhores escolas e oferece uma gama de atividades que garantem o lazer aos fins de semana ou fins de tarde.

Agora, se você se enquadra no perfil da terceira idade, está aposentado e procura um lugar reservado e calmo, mas sem abrir as facilidades da capital, adivinha? O Cocó também é perfeito para você.

Além de contar com uma vizinhança segura e confortável, você vai poder usufruir dos benefícios do Parque para a prática de exercícios e o contato com a natureza.

Sendo assim, o Cocó é um bairro completo e que atende bem a todos os perfis de moradores, desde os mais calmos até aos mais agitados, sempre priorizando o conforto e qualidade de vida. 

Se gosta de correr ao final da tarde, andar de bicicleta e ou fazer atividades como arvorismo, o Cocó é o seu lugar.


Espero que tenha gostado do nosso artigo, e se ficou alguma dúvida, fique à vontade para perguntar nos comentários. Se quer saber que imóveis estão disponíveis no bairro Cocó, acesse aqui.

Deixe seu comentário