Entenda a taxa Selic e como ela afeta seu orçamento.

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia) ou Taxa Básica de Juros é uma ferramenta de controle da inflação, criada em 1979 pelo Banco Central.

Ela impacta nosso cotidiano em todas as áreas da economia. Infelizmente, segundo o Portal InfoMoney, 99,4% dos brasileiros não entendem o conceito de juros composto e mais da metade desse percentual não compreende como funciona uma taxa de juros. 

O que é extremamente preocupante, tendo em vista que durante a vida uma pessoa fecha diversos negócios bancários, como empréstimos, financiamento e compra no crédito.

Mas não se preocupe, neste artigo a Triiio vai explicar de forma didática como funciona a Taxa Selic na prática. Boa leitura!

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic se trata de um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por bancos.

Para entender a taxa Selic você precisa ter em mente que para qualquer governo realizar suas funções ele precisa de uma coisa: dinheiro para investir e pagar dívidas. Apesar da principal forma de arrecadação de dinheiro pelo governo ser os impostos, também é possível arrecadar dinheiro através de empréstimos, tendo títulos do Tesouro Nacional como garantia.

Esses títulos são certificados de empréstimo de dívidas vendidos pelo Sistema Especial de Liquidação de Custódia, a Selic. Ou seja, quando um banco compra um título do Tesouro Nacional, ele ganha o direito de, na data esperada, receber o valor da compra com acréscimo de juros. De forma simplificada, é um empréstimo que o governo faz com Instituições Financeiras.

Sendo assim, a taxa Selic é calculada a cada 45 dias durante reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), relacionado ao Banco Central. Para chegar na Selic, membros do Copom se baseiam em taxas monetárias do Brasil inteiro.

A taxa Selic varia porque a economia não é estável. Portanto, é preciso adaptá-la ao contexto em que vivemos para que exista equilíbrio e o dinheiro possa continuar circulando.

Como a taxa Selic afeta meu bolso?

Essas informações podem parecer distantes demais da vida prática, então vamos trazer o conceito para sua realidade.

Taxa Selic para investimentos

Você precisa fazer um empréstimo, financiamento ou comprar no crédito? Então para você é mais vantajoso que a taxa Selic esteja Baixa. Isso porque a juros baixos, para o banco é mais interessante emprestar dinheiro para o consumidor que comprar títulos do Tesouro Nacional. No entanto, como o governo vende menos títulos, acaba aumentando os impostos sobre os produtos básicos, ou seja, suas compras no supermercado ficam mais caras, como forma de compensar.

Taxa Selic no mercado

Se você não pensar em fazer nenhum negócio com bancos no momento, é interessante para você que a taxa Selic esteja alta. Pois dessa forma, a juros altos os bancos preferem emprestar dinheiro para o governo que para o consumidor. Sendo assim, com mais vendas de títulos do Tesouro Nacional, o governo pode baixar o preço dos impostos, o que torna a compra no mercado mais barata. Por outro lado, os juros dos bancos ficam altos o que dificulta quem deseja fazer empréstimos, financiamento e afins.

Qual a relação da taxa Selic com o Mercado Imobiliário?

A taxa Selic impacta diretamente construtoras e negócios imobiliários. Por exemplo, se a taxa Selic subir de 9% para 11%, alcançando os dois dígitos, a taxa de financiamento acompanhará esse aumento e consequentemente as prestações do imóvel irão aumentar.

No entanto, se a Taxa Selic cair de 11% para 9%, haverá uma consequente queda nas taxas de financiamento imobiliário o que deve facilitar as chances da compra de imóveis, aumentando a procura. Além disso, se a procura for tamanha que a oferta não consiga acompanhar, acontece a valorização de imóveis.

É melhor investir em imóveis com a taxa Selic alta ou baixa?

Se você pretende financiar um imóvel saiba que, no geral, quando a taxa Selic se mantém abaixo de dois dígitos, não há motivos para preocupação. 

No entanto, se você é um investidor, vale lembrar que para quem investe, a taxa Selic é um indicativo a longo prazo, por exemplo, se ela está em baixa hoje você só deve perceber seus impactos em até 12 meses. Por outro lado, a população brasileira apresenta grande procura por imóveis no momento e as construtoras estão investindo cada vez mais para acompanhar a procura.

Com uma explicação didática fica mais fácil entender assuntos relacionados à economia do país que impactam diretamente nosso bolso.

Quer saber se esse é um bom momento para financiar ou investir em um imóvel? Então visite nosso site e entre em contato.

Deixe seu comentário