Entenda como vender um imóvel para comprar outro

Investimentos no mercado imobiliário são conhecidos como seguros por se tratar de um patrimônio sólido. Nesse sentido, se você possui um imóvel em seu nome e pretende trocar de casa ou apartamento, pode vender um para comprar o outro.

Quem pensa em trocar de imóvel sempre visa maior qualidade de vida e segurança para a família. Por isso, nem sempre o valor do imóvel antigo corresponde ao valor da nova propriedade, no entanto, a venda pode significar uma boa entrada ou até mesmo uma troca.

Porém, quando se trata de transações de alto valor, como as do ramo imobiliário, é preciso de ajuda e cuidados especiais. 

Se você está planejando vender um imóvel para comprar outro, leia este post até o fim, pois vamos explicar tudo que você precisa saber para realizar um negócio seguro e rentável.

Tempo de leitura: 4 minutos.

Vender um imóvel para comprar outro vale a pena?

Não importa os motivos: seja porque a família aumentou para morar mais perto do trabalho ou ainda oferecer uma rotina mais confortável e segura para os familiares. Quem decide trocar de propriedade sempre busca uma opção melhor que a atual. 

Afinal, quando se trata de empreendimentos imobiliários, sempre há a possibilidade de negociação.

Portanto, vender um imóvel significa uma boa entrada no financiamento do imóvel futuro. Dessa forma, você acaba com parcelas menores e quita a dívida em um prazo menor de tempo. Você também pode optar pela permuta de imóveis, ou seja, trocar uma propriedade pela outra, mas falaremos sobre os cuidados dessa negociação mais à frente. 

Além disso, com o dinheiro em mãos você acaba tendo vantagem de barganha no momento da compra do novo espaço, conseguindo descontos e melhores condições de compra.

Resumidamente, imóveis foram feitos para duas coisas: serem usados ou negociados. Independente se você escolhe vender ou alugar, o importante é não deixar o espaço vazio.

Atenção aos impostos

Como você já deve saber, a transferência de propriedade de um imóvel tem a incidência de impostos, como o ITBI (Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis). Porém, o Governo Federal cobra taxas que podem ser potencialmente maiores caso haja lucro, como o Imposto de Renda.

Ou seja, você deve pagar uma quantia para a Receita Federal que seja referente à diferença entre o valor da compra e venda da propriedade. Sendo assim, com exceção de casos específicos, 15% do lucro será taxado por impostos.

No entanto, você pode ficar livre dessa taxação se vender um imóvel para comprar outro em até 6 meses. Por isso, o planejamento é muito importante, pois você terá que fechar dois negócios quase ao mesmo tempo, a venda e a compra. 

3 cuidados antes de vender um imóvel para comprar outro

Mais importante que as exigências entre comprador e vendedor é a segurança entre as transações.

1 – Planejamento é essencial

Lembre-se que são dois negócios distintos: a venda e a compra. Portanto, se você quer driblar o imposto de 15% do valor da venda do imóvel, precisa comprar outro em um período de 6 meses. 

No entanto, a compra do novo imóvel pode demorar um pouco, e tecnicamente a venda é mais rápida. Portanto, tenha em mente que pode ser preciso alugar um espaço temporário para você e sua família morarem enquanto o novo local não fica pronto, principalmente se você pretende realizar obras.

2 – Venda estratégica

Valorizar seu imóvel é muito importante, principalmente se você tem planos para o dinheiro da transação.

Por isso, tire boas fotos da estrutura, priorize a boa iluminação durante o dia e enfatize os pontos altos do imóvel, como tamanho, localização e vista. 

Outro ponto a ser considerado é fotografar em plano detalhe itens presentes na estrutura, como uma pia de qualidade ou uma bancada de mármore na cozinha.

Após isso, procure sites especializados em anúncios imobiliários e não esqueça de contar com uma imobiliária de qualidade para acompanhar cada passo do processo.

3 – Saiba como funciona a permuta entre imóveis

A permuta entre imóveis se trata da troca entre propriedades. É uma boa alternativa para quem quer simplificar as transações e tem pressa. No entanto, é necessário assistência jurídica e documentação específica para não cair em golpes ou sair no prejuízo.

É indicado para quem:

1 – Vai mudar de cidade

2 – Quer diversificar os empreendimentos

3 – Tem pressa para mudar de casa

Para sua segurança, veja essas recomendações:

1 – Se atente à legalização dos bens

2 – Tenha atenção ao contrato

3 – Conte com o apoio de uma boa imobiliária

4 – Procure saber os motivos que fizeram o outro proprietário pôr o imóvel à venda

Conte com a ajuda da Triiio para garantir sua segurança durante o processo

Para vender seu imóvel e comprar outro, é preciso se ater a documentação de ambos, definir preços e escolher as melhores plataformas para anunciar o bem. Tudo isso deve ser realizado dentro do prazo recomendado para viabilizar a nova compra.

Por isso é preciso contar com ajuda especializada, como assessoria jurídica que possa analisar toda a documentação do imóvel (registro, matrícula, escritura e quitação de débitos), além de corretores que saibam indicar oportunidades e que acompanhem toda a negociação. 

Pensa em vender um imóvel para comprar outro? A equipe de corretores da Triiio está pronta para lhe auxiliar. Entre em contato!

2 Comments

Join the discussion and tell us your opinion.

Carlosreply
at

Tem uma situação que não encontro em lugar nenhum como proceder.
Imaginemos que vendo um imovel, declaro no GCAP que vou usar, por exemplo, 500 mil da venda para comprar outro em 180 dias. Gero o Dar no GCAP e pago. Só que comprei outro por um valor menor, diagmos 400 mil, logo tenho que pagar uma diferença de imposto.
Como proceder?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Carlos

Oi, Carlos! Você só não paga o ganho de capital se usar todo o recurso da venda do imóvel e comprar um mais caro do que o que vendeu, se comprar um de valor mais baixo, a Receita Federal vai taxar essa transação.

Leave a reply