Financiamento na terceira idade: entendas as regras e como se planejar

Quando se chega na terceira idade, devemos priorizar a qualidade de vida e o descanso. Afinal, já enfrentamos uma vida inteira de persistência e realizações.

Por isso, muitos idosos decidem que essa é a hora de investir no mercado imobiliário. Seja para comprar um apartamento, uma chácara ou ainda uma casa de praia para curtir o melhor da vida com a família.

Existem muitas dúvidas acerca do financiamento na terceira idade, mas é, na verdade, bem fácil de entender. Continue a leitura e entenda as regras de como se planejar para um financiamento na terceira idade.

Tempo de leitura: 3 minutos.

É possível financiar um imóvel na terceira idade? Saiba como

Claro que sim! Inclusive, o aumento da expectativa de vida tem despertado o interesse do idoso por investimentos no setor imobiliário.

De fato, existem algumas dificuldades, como aumento no preço do seguro e idade máxima com prazos apertados. No entanto, algumas vantagens fazem toda a diferença, como a estabilidade da aposentadoria e o uso do FGTS como entrada.

Confira tudo que você precisa saber antes de financiar um imóvel:

Idade máxima

A principal regra quando se trata de financiamento na terceira idade é quanto a idade máxima permitida para realizar o financiamento. 

Normalmente, um financiamento cobre 80% do valor total do imóvel com um prazo máximo de 35 anos para o pagamento.

Mas quando se trata de clientes da terceira idade os números mudam. Portanto, nenhuma instituição pode negar financiamento a uma pessoa que tenha até 80 anos e 6 meses, na data do pagamento da sua última parcela. 

Isso significa que se uma pessoa de 70 anos quiser dar entrada em um financiamento, ela terá 10 anos e 6 meses para quitar a dívida e, consequentemente, as parcelas serão maiores. 

Essa idade máxima é estipulada de acordo com dados do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, atualmente, reconhece a expectativa de vida dos homens de até 73 anos. Já para as mulheres, a expectativa chega aos 80 anos.

Esse limite de idade existe porque, apesar da obrigatoriedade do Seguro por Morte e Invalidez Permanente (MIP), com o avançar da idade os riscos de sinistros fatais são maiores. Visto que na terceira idade, o indivíduo está mais sujeito a acidentes e doenças que possam causar invalidez ou até o falecimento.

Vantagens no financiamento de imóveis por aposentados:

No entanto, apesar da idade máxima e o prazo apertado existem algumas facilidades em financiar um imóvel na terceira idade que fazem toda a diferença. Confira:

Utilizando o FGTS:

Um bom Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é resultado de longos anos de trabalho. Então, se você esperava a oportunidade perfeita para usar seu FGTS em algo que realmente desse retorno, esse é o momento. 

Quando falamos de financiamento, quanto maior a entrada, menor são as parcelas. Esse detalhe é muito importante para você, idoso, que não terá um prazo tão confortável para pagá-las. Portanto, usar o FGTS como entrada é uma excelente escolha!

Aposentadoria como seguro:

A aposentadoria é um direito garantido para quem está na terceira idade, logo, as instituições veem isso como um seguro de que você sempre terá aquela renda mensal estável.

Dessa forma, idosos não correm o risco de perder sua renda, ao contrário de quem trabalha de carteira assinada e pode ser simplesmente demitido.

Como se planejar financeiramente?

Na terceira idade você não tem certos gastos que a maioria das outras pessoas têm, como estudos e filhos. Mas ainda assim é preciso um planejamento financeiro para conseguir arcar com todas as parcelas do financiamento de forma saudável. Confira algumas dicas:

Estude as taxas de juros

A taxa de juros de financiamento de casa própria se refere ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, além disso, existe a Taxa Referencial (TR), que é um pouco mais alta.

Porém, existem bancos que cobram juros mais baixos. Por isso, vale a pena pesquisar e avaliar bastante qual instituição é mais vantajosa para seu contexto.

Avalie as condições de parcelamento

O Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, tem parcerias com os estados e municípios para oferecer o direito de moradia às famílias com diferentes classes sociais.

Dessa forma, quem for financiar um imóvel deve seguir à risca seus limites quanto ao valor máximo de renda e número das parcelas a serem feitas. Pois elas não podem exceder 30% da renda mensal do contratante.

Nunca é tarde para realizar um sonho a mais

Agora que você entende exatamente o que é preciso para financiar um imóvel na terceira idade, chegou o momento de escolher sua nova conquista.

A Triiio possui as melhores e mais sofisticadas opções de Fortaleza. Acesse nosso site e confira!

Deixe seu comentário