Jardins da Cidade:Conheça as principais áreas verdes de Fortaleza

O paisagismo é um meio de alertar as pessoas a cuidarem naturalmente da cidade. A área verde diminuiria até o calor e energia, logo que não utilizaríamos com tanta frequência a iluminação artificial e dispositivos de ventilação”, destaca Salmão Nogueira, arquiteto por trás do projeto que deu origem ao Jardim Japonês em Fortaleza. 

Ele aponta que o uso de planta permanente tem sido requisitado também, já que apresenta mais praticidade, algo que faz com que o custo benefício seja mais valorizado.

Continue a leitura, neste post vamos explicar sobre a importância do paisagismo no planejamento de uma cidade além de elencar as principais áreas verdes de Fortaleza, que você precisa conhecer.

A estratégia por trás do paisagismo

Quem vê os belos jardins com plantas exuberantes por toda a cidade de Fortaleza não imagina o trabalho de elaboração e os profissionais envolvidos para o planejamento e a execução desses espaços de contemplação. 

O arquiteto e paisagista Salomão Nogueira é o responsável por boa parte da autoria de grandes projetos de paisagismo por todo o estado do Ceará. Paisagista que responde pela empresa Jardins da Cidade que tem no seu portfólio a execução do Jardim Japonês localizado na avenida Beira Mar de Fortaleza.

Salomão Nogueira é arquiteto, urbanista e paisagista com pós-graduação em gestão ambiental, residiu na cidade de Kanazawa no Japão onde estudou paisagismo, por isso, todos os seus projetos sofrem influências da cultura japonesa e oriental em geral, onde é cultuado elementos naturais como, madeira, pedras ornamentais, espelhos D’água e um bem-planejado projeto de iluminação. 

Recentemente Salomão projetou o paisagismo internos do novo SPA do Hotel Gran Marquise, onde o seu ponto alto são os musgos permanentes aplicados como revestimentos nas paredes e os vasos Vietnamitas, que dão um colorido a parte na decoração.Principais áreas verdes de Fortaleza

Jardim Japonês

O Jardim Japonês é parada obrigatória para casais apaixonados contemplarem a vista, além de ser um dos locais mais escolhidos na cidade para a produção de books fotográficos, seja de debutantes, casais ou mulheres gravidas.

O espaço que antes era uma simples ladeira revestida de grama foi transformado em uma exuberante praça que hoje serve de contemplação do mar e do pôr do sol. 

Entre plantas exóticas, jardins verticais de plantas tropicais e espelho D’Água que caem feito cascatas, o jardim japonês se destaca por ser um projeto de paisagismo temático, já que homenageia a cultura japonesa.

Parque Rio Branco

O Parque Rio Branco, localizado na Av. Pontes Vieira, no bairro São João do Tauape, é talvez a opção menos conhecida dentre as que listamos aqui. 

O local possui árvores de grande porte que cobrem de sombra e brisa o parque inteiro O espaço conta também com ciclofaixa, parquinho infantil, anfiteatro e uma quadra de futebol. 

É ideal para um piquenique aos domingos em família, onde as crianças podem brincar e os adultos conversar tranquilos. 

O local também é bastante frequentado por ciclistas e pessoas que procuram um lugar calmo para fazer uma caminhada ou corrida matinal.

Passeio Público

Respeitar o passado é construir um futuro consciente. 

Localizado no Centro de Fortaleza, a alguns metros da Praça do Ferreira e da Catedral, o

nome formal do local é Praça dos Mártires, e não tem esse nome em vão. 

O espaço foi palco de execução dos revolucionários da Confederação do Equador,: Azevedo Bolão, Feliciano Carapinima, Francisco Ibiapina, Padre Mororó e Pessoa Anta. Os mártires foram condenados ao enforcamento, mas como não houve carrasco que aceitasse o serviço acabaram sendo todos fuzilados. 

Os Cearenses não só deram a maior contribuição para a Confederação como também a adiantaram 6 meses do início oficial. 

195 anos depois, o passeio público é hoje uma praça equipada com WiFi, onde as pessoas vão para curtir música ao vivo, tirar foto com as fontes de água de fundo, passear, apreciar o pôr do sol e colecionar bons momentos. É lindo de ver como os dias atuais são gentis, mas é também importante não esquecer onde estamos e o que aquele lugar guarda e representa

Parque do Cocó

O Parque do Cocó é a principal área verde da cidade e o 4° maior parque da América Latina, com 1.155,2 hectares. O espaço contém inúmeras trilhas e o contato com a natureza é direto. Também existem árvores centenárias, pássaros únicos e vários lagos, além da vegetação rasteira típica do mangue. 

O espaço leva esse nome por conta do Rio Cocó, que corta boa parte da reserva, inclusive é possível fazer passeios de barco com direito a banho no rio. Além de tudo isso, você pode aproveitar o projeto “Viva o Parque” que oferece inúmeras atividades de arvorismo, como tirolesa e escalada, aos fins de semana e feriados. 

A programação é gratuita e aberta ao público. Você só precisa apresentar um documento com foto e calçado apropriado. 

Assim como o Jardim Japonês, o lugar é escolhido como espaço para produção de books de aniversário, casamento, gravidez e até de bebês recém-nascidos. E não é para menos, pois a vista do parque é incrível.

Agora que você entende a importância do paisagismo para uma cidade urbana como Fortaleza, com certeza, não vai perder a chance de morar próximo a um destes parques não é mesmo?

Afinal, não é apenas uma opção de lazer sempre acessível, mas também um fator determinante para a qualidade de vida, já que oferece pratica de esportes e melhora a sensação térmica através de ventos e umidificação do ar.

Sendo assim, a Triiio oferece as melhores opções de imóveis bem próximo a estes parques. Acesse nosso site(LINK) e confira!

Vamos juntos escolher um novo lar para sua família!

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe seu comentário