Manutenção Preventiva: 5 cuidados para preservar seu imóvel

Você sabe o que é a manutenção preventiva de um imóvel? Trata-se de alguns cuidados com a estrutura, responsáveis por evitar problemas futuros além de valorizar seu imóvel para o cliente.

Com a manutenção preventiva além de vender o imóvel mais rápido, você também pode oferecer um preço justo conforme os cuidados tomados.

Quer saber quais são os cuidados que a manutenção preventiva demanda? Então leia este artigo até o fim e entenda.

Como a manutenção preventiva valoriza seu imóvel?

Você conhece a frase “primeira impressão é a que fica”? Isso serve para pessoas, mas principalmente para imóveis. Quando o cliente vê as fotos da sua propriedade ou decide fazer uma visita, a primeira coisa que ele vai reparar é na conservação da estrutura. 

Aspectos como limpeza, pintura, revestimentos e odores são sempre os primeiros a serem notados. Só após o cliente fazer essa primeira consideração que ele vai passar para questões como segurança, localização etc. 

Sendo assim, você quer perder ou ganhar seu cliente na primeira impressão? Com cuidados simples, você oferece uma estrutura renovada a ponto de encher os olhos do cliente, além de garantir a conservação do seu imóvel e evitar prejuízos futuros.

5 cuidados para preventivos para você ter com seu imóvel

1 – Atenção para a rede hidráulica e elétrica

O grande pesadelo da maioria dos proprietários são aqueles problemas com vazamentos e infiltrações. Esse é aquele tipo de problema que não pode ser adiado, pois um pequeno vazamento, quando não cuidado no início, pode comprometer a estrutura de toda sua parede.

Já problemas relacionados à rede elétrica, em caso de curto-circuito pode danificar os eletrodomésticos do morador e até pôr a vida de alguém em risco. A instalação elétrica de uma residência é feita para durar muito tempo, no entanto, é normal o material se desgastar. Apesar de envolver muito quebra-quebra e bagunça, essa revisão é um cuidado essencial.

2 – Elimine mofos e infiltrações

Nosso item 2 também diz respeito ao item 1. Infiltrações e vazamentos, quando não resolvidos, podem gerar mofos que podem estragar móveis, principalmente aqueles de madeira. Além disso, a presença de mofo pioram problemas respiratórios, como asma e rinite. No entanto, prevenir ou acabar com mofo e bolor é muito simples, basta garantir a circulação de ar e a entrada de luz no cômodo.

3 – Cuidado com a pintura

A pintura do seu imóvel é algo que você deve procurar renovar sempre que possível, pois ela é a grande responsável pela boa impressão do seu cliente no momento da visita. Isso porque o locatário em potencial vai se atentar no primeiro momento a questões estéticas para provar a conservação do imóvel. Se a primeira coisa que ele vir são paredes manchadas ou rachadas, com certeza sua propriedade já perde pontos no conceito do cliente.

Por isso, procure o tipo de tinta indicada para cada cômodo a fim de evitar manchas, descascamento e rachaduras. Para ambientes externos, o ideal são tintas de acrílicas resistentes a sol e umidade. Já em espaços internos, a tinta de látex é o mais indicado, pois possuem limpeza facilitada e odor mínimo.

4 – Verifique o telhado

O telhado é aquela parte da estrutura que você só lembra quando apresenta problemas, não é mesmo? No entanto, ele precisa de prevenção como qualquer outro aspecto estrutural, principalmente quando telhas podem estar fora do lugar, dando espaço para empestação de insetos e roedores. Já as calhas entupidas podem gerar infiltrações em época de chuva. 

Por isso, procure revisar seu telhado a cada 6 meses.

5 – Renove pisos e rejunte

Aqui não é preciso trocar suas peças, basta você realizar limpeza periódica e renovar o rejunte para evitar desfalques. Quanto aos pisos de madeira, você pode investir na raspagem e envernização dos tacos, já os de porcelanato, um bom polimento é suficiente para devolver o brilho da peça.

Está procurando um imóvel confortável, bem localizado e em ótimas condições? A Triiio tem a escolha perfeita para você chamar de lar.Acesse nosso site e confira nosso catálogo de imóveis de alto padrão em Fortaleza.

Deixe seu comentário