o que é co living

O que é co-living e como pode ser vantajoso

Você já se viu em um episódio de Friends? Morando com um amigo, dividindo apartamento e as contas com outra pessoa? Se você ama filmes e séries, já viu como funciona, mas aqui vamos explicar o que é co-living, quais são as vantagens e desvantagens. Entenda essa onda que já é comum em outros países e vem crescendo muito aqui no Brasil.

O que é co-living?

Co-living nada mais é do que o conceito de compartilhar a moradia com outras pessoas, dividindo os ambientes comuns, tarefas e as contas da casa.

Essa prática já é muito comum em muitos países do mundo, por exemplo, Estados Unidos, Inglaterra, França e Canadá. No entanto, vem crescendo muito no Brasil, principalmente nas capitais dos estados.

Isso acontece porque esses locais são mais conhecidos pelo fervor da cidade e as pessoas buscam sempre mais comodidade e praticidade para as suas vidas, fazendo com que morar próximo ao trabalho seja bastante vantajoso.

Embora viver numa mesma casa seja co-living, o conceito mais amplo abrange, inclusive, dividir as áreas comuns do condomínio, por exemplo.

Além do simples fato de convivência, o co-living, no conceito mais amplo, busca a aproximação e troca entre as pessoas, economia de recursos, divisão de tarefas, sustentabilidade, e convivência em harmonia.

Alguns empreendimentos também possuem essa ideia do compartilhamento de áreas comuns, trazendo espaços que promovem a convivência de maneira mais simples, como espaços de coworking, sala de jogos e rooftops.

Por que pensar no co-living?

Como falamos anteriormente, o co-living é mais comum em grandes cidades e alguns fatores fazem com que isso aconteça, por exemplo:

  • Pessoas de outros municípios se mudam para os centros para estudar ou trabalhar;
  • As pessoas querem morar mais próximo do trabalho para evitar os deslocamentos de ida e volta;
  • Para economizar no aluguel desses locais, pois, por serem mais procurados, costumam ter o valor mais alto;
  • Para dividir as contas que morar sozinho traz, por exemplo, água, energia e internet;

Além disso, morar sozinho também traz a responsabilidade de cuidar da casa, por exemplo, com a limpeza e manutenção, por isso, também é uma razão para dividir apartamento ou casa.

Para quem é o co-living?

As pessoas mais jovens, normalmente, estão mais abertas a esse estilo de vida, pois demonstram mais interesse numa aventura de dividir uma moradia, incluindo as contas e as tarefas de casa. Jovens, normalmente, possuem uma vida mais agitada, trabalhando e estudando, por isso, acabam apenas dormindo em casa, deixando a convivência mais tranquila.

No entanto, o co-living em outros países também é muito explorado por pessoas da terceira idade e até por famílias que buscam dividir as responsabilidades, por exemplo, cuidar das crianças.

Aqui no Brasil, o co-living geralmente é feito por pessoas que já se conhecem de alguma forma, por exemplo, alguém que conhece alguém, mas existem sites que ajudam a encontrar outras pessoas para morar junto.

Vantagens do co-living

As vantagens do co-living incluem, por exemplo:

  • Economia no aluguel;
  • Divisão de contas;
  • Divisão de tarefas;
  • Mais fácil para conseguir morar em grandes centros;
  • Compartilhar transporte e economizar com combustível.

Desvantagens do co-living

Como nem tudo são flores, o co-living também pode ter algumas desvantagens, por exemplo:Falta de privacidade, afinal, algumas pessoas compartilharam os ambientes da casa;

Divergências na convivência, afinal, as pessoas terão suas manias, que podem não agradar a todos.

Viver em co-living pode ser uma experiência incrível, mas requer cuidado na hora de escolher quem vai dividir apartamento ou casa com você. 

Está procurando um imóvel para viver em co-living? Clique aqui para falar com a gente e saber quais imóveis podem ser perfeitos para isso. 

Deixe seu comentário