impede de financiar um imóvel

O que impede de financiar um imóvel: 4 coisas que tiram seu sonho

Financiar um imóvel é uma das saídas para quem quer a casa própria, mas apesar de muitas pessoas terem esse desejo, nem todas conseguem. Aqui, nós vamos dar alguns exemplos do que impede de financiar um imóvel.  

Nome no SPC o Serasa

Assim como não se consegue adquirir um novo cartão de crédito com o nome no cadastro de dividendos, ter o seu nome registrado em órgãos de proteção ao crédito também impede que você financie um imóvel.  

Dependendo do banco, eles buscam inclusive seu histórico para saber se pode confiar nos seus atos de consumo.  

A Caixa Econômica, no entanto, só verifica seu status atual, já o Banco do Brasil vê o histórico completo, por isso, veja como funciona com o seu banco.  

Problemas com o INSS ou receita federal

Se você deixou de declarar o Imposto de Renda, pode ser um problema. Além disso, se tem o seu CPF cadastrado na dívida ativa por causa de pagamentos de impostos, ou melhor, a falta deles, pode ser um fator impeditivo na hora de financiar um imóvel, ou mesmo, dificultar a aprovação.  

Então, antes de tentar financiar coloque tudo em dia.  

Cheques sem fundo na praça 

Existe um cadastro no Banco Central de Emitentes de Cheques sem Fundo, mas qualquer instituição financeira tem acesso.  

Então, se algum dia passou um cheque sem fundo, pode ser que o sonho da casa própria se distancie.  

Para resolver, basta acertar as contas com quem ficou devendo e depois apresentar provas e solicitar o banco a exclusão no cadastro.  

Minha Casa Minha Vida 

O MCMV tem suas próprias regras que podem impedir de financiar um imóvel. Como você já deve saber, o programa tem quatro faixas diferentes. Aqui você pode ver quais são.  

Por isso, ele tem as próprias regras para cada um, sendo que a faixa um é uma das mais simples. Veja quais são os impeditivos: 

Não pode ter recebido nenhum benefício de outros programas habitacionais, nem do MCMV, ou mesmo, de programas para material de construção. 

Não pode ter um imóvel em seu nome, mesmo que financiado ou que ainda esteja pagando. 

Estar cadastrado no CADMUT, que é o registro de financiamento habitacional, inativo ou ativo, do governo. 

Estar inscrito no CADIN (Cadastro Informativo Estadual). 

Ser empregado ou ter cônjuge empregado na Caixa Econômica Federal. 

Outros fatores que podem atrapalhar na hora de financiar 

Além desses fatores, existem outros que podem atrapalhar na aprovação do crédito imobiliário.  

Ter menos de três anos de carteira assinada na empresa em que trabalha 

O banco pode entender que há instabilidade em permanecer no emprego e, consequentemente, não conseguir pagar a dívida com ele.  

Mas isso não é necessariamente um impeditivo, pois o banco analisa diversos documentos e fatores do seu histórico para avaliar se deve confiar em você ou não.  

Não ter feito uma reserva para a entrada 

As instituições financeiras não financiam 100% do valor do imóvel, mas em média 80%. Então, o restante precisa ser acertado entre você e o proprietário. Isso quer dizer que deve ser paga uma entrada, que fica por sua conta.  

Se compra um imóvel na planta pela construtora, muitas delas possibilitam que a entrada seja parcelada, às vezes até o recebimento do imóvel e às vezes em 12/36/48 parcelas ou mais. Portanto, é acertado entre comprador e vendedor. 

Esses são todos os fatores que podem te impedir de conquistar a tão sonhada casa própria. Se precisa de ajuda para entender mais sobre a burocracia, ou mesmo os detalhes sobre a compra e financiamento, fale conosco.

Deixe seu comentário