Planta flexível: A tendência do mercado imobiliário

Que tal morar em um apartamento no qual as paredes podem ser alteradas conforme o gosto e o uso do proprietário? Nos últimos anos, o mercado imobiliário mundial precisou se adequar à demanda crescente de compradores por moradias como esta: inteligente e com plantas flexíveis. Isso significa que, independentemente do tamanho, o imóvel se adapta às diferentes composições familiares.

Para entender como funciona uma planta flexível e suas vantagens, continue a leitura, pois vamos explicar tudo que precisa saber antes de comprar esse modelo de imóvel.

Tempo de leitura: 3 minutos

Como a Planta Flexível funciona?

As mudanças no comportamento do consumidor refletiram também no tipo de imóvel demandado. Uma das tendências do mercado imobiliário atual é a planta flexível. O tipo de desenho de planta que não é novidade para o mercado imobiliário está se fortalecendo tendo em vista que, com reduções de metragens ano após ano, os imóveis precisam ficar mais confortáveis para seus usuários.

Essa busca por conforto é variável – ou seja, precisa ser adaptada à necessidade de cada um. Existem clientes que buscam imóveis com cozinha aberta, outros que preferem cozinha fechada, alguns que gostam de integrar a área da varanda à sala e outros que preferem instituir a separação de ambas. Há também aqueles que preferem aumentar a sala e retirar uma parede de vedação de um quarto. As possibilidades são muitas e o objetivo é o mesmo: a planta flexível pode tornar a vida do usuário na sua moradia mais confortável.

Um dos pontos mais importantes para tornar as plantas flexíveis possíveis no empreendimento está ligado ao desenho do projeto. No planejamento inicial que consta a arquitetura e também o projeto estrutural, é preciso adaptar a planta. Qualquer engessamento do projeto estrutural, principalmente, pode impedir essas adaptações e flexibilidades necessárias.

Plantas Flexíveis são para qual perfil de morador?

Plantas flexíveis combinam com qualquer perfil de morador! Afinal, elas são personalizáveis e você pode optar por integrar mais ou menos cômodos.

Se você optar por unir sala e cozinha com uma meia parede, você ganha mais espaço e praticidade, mas sem abrir mão da privacidade, caso você more com mais pessoas e goste da sua individualidade.

Mas se você morar só, ou não tem problema em dividir os espaços com outras pessoas, o conceito aberto pode ser uma boa opção para você. Vale lembrar que você não precisa derrubar todas as paredes. Pode manter a privacidade do quarto e do escritório, por exemplo. 

Além disso, o fato de não ter parede não significa que não possa ter divisórias que também servem de decoração.

O que você precisa entender é que Plantas Flexíveis são o futuro da arquitetura, pois é possível você personalizar um projeto de acordo com seus gostos e necessidades.

Como aproveitar a planta flexível no seu imóvel

Dependendo do projeto, uma planta flexível oferece inúmeras combinações que cabe a você e seu arquiteto encontrar o equilíbrio perfeito entre as suas necessidades e o que é possível.

Separamos algumas sugestões que podem lhe ajudar:

1 – Cozinha Americana integrada com uma meia parede com a sala de estar

Dessa forma você pode fazer uma bancada com a meia parede onde suas visitas podem fazer um lanche rápido ou ainda criar um home bar vertical com sua coleção de bebidas. 

Se você optar por manter a meia parede apenas como separação, pode investir em iluminação suspensa para decorar o espaço.

2 – Sala ampla eliminando o quarto de hóspedes

Se você não tem o costume de receber pessoas para passar temporadas em sua casa, o quarto de hóspedes acaba acumulando poeira e inutilidades. Por isso, o melhor a se fazer é integrá-lo à sala, deixando esse espaço mais amplo para receber suas visitas.

3 – Home Office integrado ou não

Home Office é um espaço compacto com tudo que você precisa para trabalhar à distância. Ter um espaço assim em casa é importante para que você não use ambientes destinados ao descanso para trabalhar, como seu quarto. 

Além disso, ter um lugar para fazer Home Office ajuda a manter o horário de trabalho e a organização das demandas.

4 – Suíte Master com Closet tirando uma parede

A suíte principal de uma casa é maior e mais confortável, ou seja, o local ideal para um closet, basta você abdicar de uma parede. Um closet preserva melhor suas roupas e permite que você as organize de forma inteligente.

5 – Living com sala e varanda integrada

Unir a sala e a varanda é uma forma de aproveitar melhor a iluminação natural e a vista do seu andar. Sem contar, claro, com o espaço extra que essa união representa, tornando seu espaço muito mais amplo e arejado.

6 – Criar um conceito aberto

Conceito aberto é o nome que se dá a imóveis onde todos os cômodos são integrados sem a necessidade de tantas paredes e divisórias. Ao optar por um conceito aberto, você aproveita melhor a iluminação e ventilação natural, além de ganhar mais espaço e conforto.

Prefere não ter que esperar?

De fato, um imóvel na planta demora anos para ficar pronto, ainda mais um que pode ser personalizado.

Se você está procurando um novo lar urgente, então a Triiio tem as opções mais luxuosas de Fortaleza para você, do jeito que sua família merece.

Acesse nosso site e confira.

Deixe seu comentário