Como deve ser a procuração para venda de imóveis?

Você que está envolvido no mercado imobiliário já ouviu falar várias vezes sobre PROCURAÇÃO.

E ao contrário do que muitos pensam, procuração não é o instrumento que transfere a propriedade de um imóvel e quem utiliza este instrumento desta forma assume diversos riscos.

Na verdade, a procuração serve para conferir poder a uma pessoa no ato de representar o proprietário do imóvel na ausência deste. Por esse motivo, é importante que seu procurador seja uma pessoa de confiança, pois ele vai poder praticar inúmeras transações em seu nome.

Ao longo desse artigo, vamos explicar detalhadamente como e quando elaborar uma procuração para venda de imóveis. Boa leitura!

Afinal, para que serve uma procuração?

A procuração para venda é um dos assuntos que mais gera dúvidas entre o mercado imobiliário e os proprietários de imóveis. De acordo com o Código Civil Art.653, esse documento autoriza que uma determinada pessoa (procurador), escolhida pelo dono do patrimônio, possa representá-lo, no ato da venda de um imóvel.

Essa documentação se faz necessária quando o proprietário não pode se fazer presente nas negociações do bem, ou ainda, possui inúmeros imóveis para administrar, mas não conta com a ajuda de uma imobiliária diretamente.

Qual o tipo de procuração?

A escritura pode ser pública ou particular, no entanto, para ter valor legal, no caso da venda de imóveis, é preciso ser pública, pois a procuração particular não fica registrada no livro do Cartório de Notas.

Uma facilidade de ter esse documento como público, é a possibilidade de solicitar uma 2ª via da Certidão de Procuração, quando preciso.

Vale lembrar que o documento precisa ser registrado em tabelionato de nota e possuir “conteúdo detalhado” com informações gerais das características e do uso do instrumento para evitar transtornos.

Após a elaboração, a via original é arquivada pelo tabelião para que terceiros possam comprovar sua autenticidade e retirar cópias do documento.

Irrestritos X Especificados na procuração para vendas de imóveis

Primeiramente você deve se atentar ao tipo de documento utilizado, uma vez que a procuração de “termos gerais e irrestritos” não funciona para vendas de imóveis não especificados, já que não atende o requisito de especialidade obrigatório do Código Civil.

Dessa forma, de acordo com o Art.661, o mandato em termos gerais só confere poderes a administração, como restrito no parágrafo 1 “para alienar, hipotecar, transigir ou praticar quaisquer atos que exorbitem da administração ordinária, depende a procuração de poderes especiais e expressos”.

Com isso, só será possível a comercialização do imóvel, caso o procurador possua uma declaração de “poderes especiais e expressos”, incluindo a descrição específica, como informações gerais do instrumento e o que, quem e até quando será concedida a procuração do patrimônio para qual a escritura destina.

Como elaborar uma procuração para venda de imóveis?

A procuração deve conter tanto os dados do imóvel em questão quanto os poderes que, através da documentação, estão sendo concedidos. Uma vez com a posse do documento, o procurador se torna o representante legal do proprietário em todos os órgãos, e dessa forma, poderá realizar quaisquer ações necessárias para realização da venda em questão.

Para que a procuração seja feita, ela precisa respeitar os seguintes artigos do Código Civil:

 Art. 661, Código Civil – O mandato em termos gerais só confere poderes de administração.

 §1o Para alienar, hipotecar, transigir, ou praticar outros quaisquer atos que exorbitem da administração      ordinária, depende a procuração de poderes especiais e expressos.

Qual a validade da procuração?

As procurações para venda de imóveis não têm prazo de validade, por isso é de extrema importância a especificação quanto ao conteúdo para evitar interpretações duvidosas, como uma procuração vitalícia, por exemplo.

Com isso, é essencial detalhar os limites dos poderes cedidos pelo outorgante para sua maior segurança. A depender da data de produção do documento, é solicitado também a certidão original atualizada da procuração.

Fonte: Estadão.

Escolha alguém de confiança e limite os poderes

Vale ressaltar, que a procuração é exclusivamente para a venda de imóveis e deve contar com uma pessoa de confiança do proprietário, caso contrário você pode estar correndo grandes riscos de sofrer golpes, ou mesmo, ter dores de cabeça futuramente.

Para pessoas leigas quanto a assuntos referentes ao mercado imobiliário, toda essa transação pode parecer burocrática e difícil de entender. Por isso, a ajuda de uma imobiliária especializada é tão importante.

Agora ficou bem mais fácil de entender como funciona uma procuração de venda de imóvel, não é?

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco, estamos aqui para ajudar!

26 Comments

Join the discussion and tell us your opinion.

Andreia figueiredo dos santosreply
at

Comprei um imóvel no df, e o proprietário se mudou pro Piauí. Mas não tenho nem um documento afirmando que comprei.mas ele pode fazer uma preocuracao de outro estado pra me enviar e essa procuração tem validade.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Andreia figueiredo dos santos

Olá, Andreia! Tudo bem? A procuração pública só precisa do outorgante, ou seja, pessoa que cede os poderes para ser válida, e na teoria pode ser feita de qualquer cartório. No entanto, eu sugiro que você verifique com um advogado a melhor solução, pois não sei se só a procuração é suficiente.

Rafaelareply
at

Tenho uma procuração publica em que me transferiu totais poderes para vender, alienar, emprestar ou o que eu quiser sobre o imovel. consta endereço mas nao consta a matricula do imovel. O que posso fazer para validar a venda?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Rafaela

Oi, Rafaela! Talvez seja melhor criar outra procuração, especificando melhor o bem, pois é exigência do Código Civil essa especificidade. A melhor coisa a fazer, para não correr nenhum risco, é consultar um advogado da sua cidade.

Camila ayareply
at

Olá moro no Japao e gostaria de vender um imóvel que tenho no Brasil, que tipo de procuração preciso fazer para o meu representante fazer essa venda por mim ?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Camila aya

Oi, Camila! É importante que a procuração seja específica, contendo detalhes sobre o imóvel, pois é exigido pelo Código Civil. Você pode pedir a ajuda de um advogado para elaborar sem riscos.

Paulo Dambrosreply
at

Olá, a procuração pode ser de mais de uma imóvel? Somente de imóveis no mesmo município ou pode em municípios diferentes?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Paulo Dambros

Oi, Paulo! Acredito que pode ser, sim, com mais de um imóvel, ou mesmo, em municípios diferentes. O Código Civil exige que haja especificidade, portanto, o importante é especificar os poderes e os bens. Além disso, uma procuração geral e irrestrita não permite venda de imóvel não especificado.

Sedinareply
at

Olá bom dia … tenho uma oferta de comprar uma casa financiada a pessoa já pagou algumas parcelas e eu daria uma parte e assumiria o restante em 320 parcelas como falta muitos anos minha dúvida é se a pessoa que comprei a casa vier e falecer os filhos no futuro podem pedir a casa como herança? Aí perco tudo que paguei como posso fazer pra não ter esta perca … por gentileza me aj7de por favor com a resposta

3M Marketingreply
at
– In reply to: Sedina

Oi, Sedina! Fazer isso pode ser arriscado, afinal, ainda estará em nome de outra pessoa. Tendo como comprovar os pagamentos, o caso poderá ser levado a justiça na situação hipotética trazida. Você pode avaliar o repasse de financiamento, assumindo legalmente a dívida pelo imóvel. Mas antes de tudo, consulte um advogado.

Priscilareply
at

Tenho um imovel que comprei por procuração e ainda está financiado, se eu morrer, o imovel fica para meus herdeiros?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Priscila

Oi, Priscila! Vai depender bastante. Isso acontece porque depende muito da procuração, por exemplo, ela pode se extinguir com o falecimento, pode causar anulação de compra e venda ou outras coisas mais. No entanto, também pode perfeitamente entrar para o inventário. Por isso, sugiro que consulte um advogado para avaliar e ajustar em vida para que tudo ocorra conforme seu desejo.

Vitória da Costa Lagereply
at

Gostaria de saber se os vendedores do imóvel forem casados legalmente,, num falecimento de um dois conjugue numa procuração que não seja em causa própria,,, ela continua valendo para retirada da escritura?? Ou ela perde a validade???

3M Marketingreply
at
– In reply to: Vitória da Costa Lage

Oi, Vitória! Existem algumas situações diferentes nessa situação, por exemplo, regime do casamento. Por isso, é importante verificar cada caso. Sugiro que consulte um advogado para ter certeza.

MayraNreply
at

Olá, fiz uma procuração para meu tio vender um imóvel meu, ele falou que a procuração ficou no cartório é verdade?

3M Marketingreply
at
– In reply to: MayraN

Oi, Mayra! A procuração pública fica realmente no cartório, no entanto, uma cópia chamada de traslado fica com a pessoa. Você também pode solicitar cópia levando as informações e mandar autenticar o documento para ter mais cópias.

Simonereply
at

Uma procuração de venda de imóvel realizada no consulado da Bélgica, com prazo de validade de um ano, realizada no ano de 2009, continua válida?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Simone

Simone, é preciso verificar, saber se possui algum prazo estipulado ou alguma situação que especifique, por exemplo, se o objeto ou razão para qual se destina ainda está válido. Indicamos que veja com um advogado ou cartório responsável.

Vanderlina Sueli Larguesareply
at

Olá, estou me separando e meu marido propõe fazermos procurações para os bens que ficarão com cada um ao invés de fazermos a partilha no ato do divórcio, se as procurações estiverem bem especificadas com todos os dados, terei mesmo plenos poderes sobre os imóveis citados, ele pode revogar a procuração ?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Vanderlina Sueli Larguesa

Vanderlina, indico que procure um advogado para orientá-la e não ter problemas.

Vanessa Rodriguesreply
at

Olá boa noite tenho uma dúvida fiz uma procuração para minha irmã para receber uma terra pois estou fora do Brasil mas fiz essa procuração dando poderes para receber em meu nome só que não entendi pq o homem que vendeu a terra pra mim tinha uma declaração de compra e venda só que o pessoal do cartório transferiu esse documento pro nome da minha irmã só que não era pra consta neste documento o meu nome é ela como minha representante sendo que eu já fiz a procuração com o nome dela me representando com o nome da terra e tudo n mais

3M Marketingreply
at
– In reply to: Vanessa Rodrigues

Oi, Vanessa! Indico que procure a orientação de um advogado, pois é bastante específico.

Fátima Sreply
at

Olá, deixei uma procuração com amplos poderes, em 1998, para a venda de alguns terrenos herdados juntamente com outros 6 irmãos, Continuo fora, e eles querem vender os restantes, a procuração ainda é válida?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Fátima S

Oi, Fátima. Para saber se é válida ou não, é preciso analisar detalhes dessa procuração. Você pode consultar um advogado ou um cartório para verificar.

Mario Weckerlereply
at

Olá. Eu preciso de um advogado. Vc poderia me indicar um. Obrigado

3M Marketingreply
at
– In reply to: Mario Weckerle

Oi, Mário. Desculpe, não tenho um específico para lhe indicar, mas também pode consultar um cartório para verificar.

Leave a reply