Tudo que você precisa saber sobre a matrícula do imóvel
A matrícula é um documento muito importante no momento da compra e venda do imóvel, no entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre ele. Por isso, nós separamos todas as informações importantes para que você possa compreender melhor.
O que é a matrícula do imóvel?
A matrícula é o documento com mais importância, no que diz respeito a existência do imóvel.
Da mesma forma que nós possuímos nossos registros de nascimento (certidões), os imóveis possuem as matrículas.
Nela consta todas as informações a respeito do imóvel como características, donos antigos e atuais e toda e qualquer alteração jurídica e física da propriedade desde a sua concepção.
Que informações contém a matrícula?
Na matrícula contém informações cruciais sobre o imóvel, por exemplo:
- Registro de identificação;
- Localização;
- Descrição detalhada do imóvel;
- Dimensões;
- Qualificação dos proprietários;
- Transações de compra e venda;
- Doações;
- Desmembramentos;
- Usufruto;
- Alterações ocorridas;
- Ações judiciais e;
- Hipotecas.
Qual a importância da matrícula do imóvel
Digamos que a matrícula além do “registro de nascimento”, contém o histórico de todas as alterações físicas e documentais de um bem imóvel.
Quando há interesse de compra e venda ela é o documento que contará a história dele, dando muitos detalhes que precisam ser analisados antes de fechar realmente o negócio.
Ao analisar a matrícula você pode evitar muitas dores de cabeça.
Imagine que a pessoa que está vendendo o imóvel não seja o real proprietário? Imagine que o terreno é 10m² menor do que anunciado?
Por isso, a transação só deve ser finalizada quando toda a matrícula for criteriosamente verificada por você ou por um intermediário que tenha maior conhecimento.
Escritura vs matrícula
Esses dois documentos são de extrema importância para o imóvel e são comumente confundidos por diversas pessoas.
A matrícula, como falamos anteriormente, é uma espécie de certidão de nascimento do imóvel, que o torna individual e possui as informações inerentes a ele.
Enquanto a escritura é o documento público oficial, um título, que é usado para determinar o acordo feito entre comprador e vendedor do imóvel, contendo todos os direitos e deveres de cada. Sua função jurídica é expressar a existência da transmissão de propriedade.
Como acessar a matrícula online
Para tornar sua análise mais prática, nada melhor do que ter acesso fácil a essa documentação. Hoje é possível solicitar esse documento online pelo Cartório 24h.
Lá estão todos os cartórios de registros de imóveis do país, porém não é consultado online, você faz a solicitação por lá e depois recebe o documento pelos Correios.
Também pode ser entregue para fora do Brasil por meio da Fedex para mais de 90 países.
Quando ela é usada?
Ela é usada quando há necessidade de levantamento de informações sobre o imóvel.
Que pode ser para confirmar os dados sobre ele em caso de compra e venda, por exemplo quais são os reais proprietários do imóvel, as metragens exatas, as alterações históricas como demolição, construção etc.Então, agora você já sabe quais são as funções da matrícula e as importantes funções que ela possui. Se ficou complicado de compreender melhor ou quer ter mais segurança na hora de escolher um imóvel ou sobre o processo, opte por uma consultoria especializada para te auxiliar. Entre em contato com a Triiio.