vistoria do imovel

O que avaliar na vistoria do imóvel na planta? Saiba aqui

A vistoria do imóvel é um passo muito importante para receber o lar dos sonhos. Mas também para saber se o investimento valeu a pena ou mesmo se tudo que foi prometido foi cumprido. Quer saber mais? Leia este post.

O que é a vistoria do imóvel?

A vistoria do imóvel é o procedimento de inspecionar o objeto que fez ou faz parte de uma negociação.

Normalmente para imóveis comprados na planta ou que serão alugados.

Quando de imóveis na planta ou para locação acontece antes da entrega das chaves. O que dá a oportunidade ao comprador/locador de solicitar os ajustes que forem necessários.

A diferença entre as duas em relação ao resultado da vistoria é que quando o imóvel é novo e terá o primeiro dono, ademais o comprador pode solicitar ajustes a construtora.

Se estamos falando de apartamento a ser alugado, a vistoria tem o intuito de relatar as condições do imóvel antes da entrada do locatário.

E que pode, ou não, solicitar ajustes e assim não é responsabilizado pelo problema relatado no final do contrato de locação.

Em resumo, a vistoria de imóvel na planta serve para saber se tudo que foi prometido ou estipulado na construção foi entregue devidamente, ou seja, se possui defeitos visíveis.

Já para a locação, serve para resguardar todos os lados. 

A vistoria do imóvel é obrigatória?

Na verdade, a vistoria não é obrigatória por lei. No entanto virou praxe que as construtoras permitam que os proprietários a façam para verificar a qualidade do imóvel.

Apesar de não ser previsto em lei, sobretudo o contrato de compra e venda traz em uma de suas cláusulas a condição de que as chaves só podem ser entregues depois desse processo.

Para locação também não é obrigatória, mas é a melhor coisa a se fazer para evitar dores de cabeça no futuro. 

Dicas para a vistoria do imóvel

A data da vistoria do imóvel

A escolha da data da vistoria é muito importante, pois o tempo disponível que terá para fazer será decisivo.

Então opte por um dia tranquilo, afinal com bastante tempo disponível para fazer a vistoria tranquilamente pode observar todos os detalhes necessários. Certamente você será bem mais criterioso com mais tempo disponível.

Deixe a emoção de lado

Nós sabemos que você vai ficar muito ansioso para receber o apartamento e começar a fazer as alterações para deixar do jeitinho que sempre sonhou.

Porém, é importante lembrar que a vistoria deve ser feita com muita atenção e cautela. Pense em como você terá problemas se algum material não for entregue como prometido ou se o acabamento poderia ter sido feito de forma melhor.

Como fazer a vistoria do imóvel?

Leve o memorial descritivo  

O memorial descritivo é o documento em que consta todos os detalhes do projeto técnico, um a um, desde as relacionadas a estrutura até os acabamentos e instalações.

Através do memorial descritivo você pode avaliar se os materiais que constam no projeto são os mesmos usados na construção.

O que pode verificar:

  • Marcas e cores das esquadrias;
  • Marca das pias e vasos;
  • Cores das pedras naturais, caso tenha;
  • Marca e cor da cerâmica.

Também é interessante levar uma trena ou fita métrica, assim pode medir todos os itens para saber se condizem com o do projeto.

2. Observe as esquadrias

Esquadria é o termo denominado na arquitetura para portas, janelas, venezianas, portões, aberturas e similares. Portanto, verifique se esses itens estão em boas condições, sem pinturas comprometidas ou arranhões.

Além disso, teste se estão funcionando, ou seja, abre e feche de um por um testando o movimento e as travas. Veja também se fecham perfeitamente para não haver passagem de ar, água ou luz.

4. Parte hidráulica

Para testar se toda a parte hidráulica está funcionando perfeitamente, ligue uma torneira de cada vez e deixe ligada por cerca de dois minutos.

Assim, vai perceber caso algum sifão esteja vazando e se as torneiras estiverem com problema.

Já em vasos sanitários, você deve dar descarga uma vez e observar se a vazão da água está fluindo bem, depois repita o processo e confirme.

5. Parte elétrica

Infelizmente a instalação elétrica é um pouco complicada de verificar. Isso porque normalmente no momento da vistoria ainda não está instalada a energia. Então, deixe claro no relatório que você não conseguiu verificar.

Então, gostou das nossas dicas? Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário. 

Deixe seu comentário