Novidade: bancos privados avaliam possibilidade de financiamento de imóveis na planta e não apenas para imóveis prontos

Há muitos anos é possível comprar imóveis através de financiamento em todos os bancos, públicos e privados, porém apenas a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil propiciavam o financiamento de imóvel ainda na planta, enquanto bancos privados financiavam apenas os já construídos. Alguns Bancos privados anunciaram o interesse em fazer parte desse mercado, saiba de mais detalhes neste post.

Quando isso aconteceu?

O Banco Santander Brasil, anunciou no início de dezembro de 2018, em parceria com uma construtora, sua entrada no mercado de crédito associativo. Já o Banco Bradesco, na mesma época, também já estaria com projetos em vista, afinal estudou o segmento ao longo do ano de 2018 e já tem proposta para a modalidade.

O Santander prevê um investimento de 0,5 mi a 1mi já no primeiro ano de implementação da nova modalidade.

Porque não acontecia antes?

Antes funcionava da seguinte forma:

Os interessados que não conseguiam financiamento com bancos públicos, por não estarem enquadrados no programa MCMV ou por outros motivos, precisavam pagar à construtora/incorporadora uma parte do valor do imóvel, enquanto ainda em obra, o que funcionava como uma espécie de entrada, já que bancos privados só financiavam imóveis prontos.

Ao final da obra, na entrega das chaves, os compradores precisavam fazer a contratação do financiamento junto aos bancos privados.

A preocupação, no entanto, já que as obras levam certo tempo para serem concluídas, era de que a condição de vida do comprador mudasse durante esse tempo e assim não conseguisse o crédito junto ao banco para o financiamento do restante do valor do imóvel.

Com isso, acabava acontecendo distrato ou lentidão do processo, de forma que a construtora não recebia e o cliente ficava sem o imóvel.

Os bancos privados temiam a modalidade por conta da possibilidade de problemas com a construtora ou riscos na construção que trouxessem prejuízos.

Porém, isso mudou com o passar dos anos, já que as construtoras passaram a ter grande comprometimento e agilidade nas obras, e os bancos entendem que o risco é baixo e que o financiamento pode ser uma forma de aproximar ainda mais o cliente da instituição.

O que isso representa para o mercado?

Com a entrada dos bancos privados no mercado, o consumidor terá mais opções e possibilidades para escolher.

Certamente a ação trará mais competitividade, já que antes o crédito associativo era trabalhado apenas por duas instituições financeiras no país (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).

Com a entrada de outros bancos nesse mercado, a tendência é de que muitos empreendimentos sejam lançados.

O mercado imobiliário tende a voltar a crescer com essa novidade.

Também traz vantagens para o comprador, que ao comprar imóvel na planta conseguirá preços bem menos expressivos do que de imóveis já construídos.

Imóveis são investimentos de baixo risco, quando comprados na planta com valores menores, seu rendimento será ainda maior.

Um detalhe importante:

Antes de decidir pelo financiamento, analise bem, pois cada banco tem suas próprias condições Lembre-se de estudá-las. Também verifique sua realidade econômica e pense nos impactos que o financiamento trará a longo prazo, afinal, é preciso se planejar.

De toda forma, uma ótima ideia é contar com uma consultoria especializada, além de ajudar na escolha do imóvel, pode ajudar com todo o processo. De toda forma, com essa boa notícia, o consumidor tem mais opções para analisar e escolher. O mercado está mostrando que tem interesse em fidelizar seus clientes e assim ajuda a economia do país a crescer.

Veja também sobre financiamento de terreno.

Deixe seu comentário