Ceia Natalina – Passo a passo para um jantar inesquecível

O fim do ano está batendo na porta e você ainda não organizou a sua ceia de natal? Calma, ainda dá tempo e vamos lhe ajudar com o passo a passo para um jantar inesquecível.

Além do natal, todas as dicas deste post também servem para a ceia do Ano-Novo.

Preparamos um verdadeiro guia para um jantar incrível. Por isso, leia até o final e entenda:

1 – Como dispor a mesa da sua ceia de natal

2 – Organização de um jantar sem estresse

3 – Receitas que não podem faltar na sua ceia natalina

Tempo de leitura: 5 minutos

Pense no serviço de mesa da sua ceia de natal

Antes de pensar nas receitas e decoração, precisamos escolher a dinâmica da ceia de natal que mais atende às suas necessidades e ao tipo de jantar que você quer oferecer.

Etiqueta é muito importante para não fazer feio em uma noite tão especial. Portanto, o serviço de mesa pode fazer toda a diferença, tanto para sua organização quanto para a decoração que pretende usar.

Confira os tipos de mesa posta mais indicados para uma ceia natalina:

1 – À Inglesa:

Também conhecido por “estilo anfitrião”, nessa disposição é o anfitrião que serve cada um dos convidados. Ao optar por este modelo você tem maior controle da quantidade de comida.

2 – À Brasileira:

Este é o estilo que estamos mais habituados, por isso é indicado para anfitriões iniciantes. Assim como à inglesa, nesta disposição você serve seus convidados individualmente ou põe as travessas na mesa e cada um se serve à vontade. 

3 – À Americana:

Esse modelo é mais usado em ceias natalinas por conta da sua praticidade, além de ser ideal para jantares com número grande de convidados. 

Aqui existem duas mesas: uma onde fica as comidas em uma ponta e na outra os pratos, talheres e guardanapos. Dessa forma, cada convidado monta seu prato e segue para a mesa de jantar.

4 – À Francesa:

Se você deseja um jantar requintado, esse é o modelo mais luxuoso que irá encontrar e precisa contratar uma equipe para servir seus convidados. 

O jantar precisa acompanhar sousplat (peça utilizada embaixo do prato para proteger a toalha de mesa), além de placement (quando os lugares são identificados por cartões com o nome do convidado).

É necessário um garçom para servir cada grupo de cinco pessoas.

Agora que você já escolheu o serviço de mesa ideal, fica mais fácil pensar na preparação do jantar em si. Confira algumas dicas essenciais para uma ceia inesquecível:

Número de convidados e quantidade de comida

Não há nada mais deselegante que faltar comida em um jantar ou, ainda, precisar medir a quantidade de comida que cada um põe no prato.

É impossível calcular a quantidade exata de comida, mas nesse caso é melhor sobrar do que faltar. Mas sem desperdício, hein? É possível fazer inúmeras receitas deliciosas com os alimentos restantes.

Para evitar desperdício, faça uma média de quanto os convidados irão comer. Por exemplo, se cada pessoa consumir duas fatias de peru, multiplique o valor por dois. Lembre-se de considerar as crianças, pois elas comem bem menos. 

Em algumas ceias, cada convidado fica responsável por um prato. Se você optar por esse modelo, faça uma lista e certifique-se de que os convidados vão segui-las à risca para não correr o perigo de faltar pratos ou ter pratos repetidos. 

Tenha ainda uma atenção especial aos responsáveis pelas estrelas da noite: peru,  pernil, chester ou tender.

Bebidas não podem faltar

Bebidas são sempre uma questão ao organizar um jantar, pois cada pessoa possui seus gostos e preferências. Se possível consulte seus convidados e faça uma média, dessa forma você traz para o jantar as bebidas que agradam a um número maior de pessoas.

Confira como calcular garrafas por convidados:

Espumante: uma garrafa serve 3 pessoas.

Vinho: uma garrafa serve 5 pessoas.

Whisky: uma garrafa serve 15 pessoas.

Refrigerante: um litro serve 3 pessoas.

Cerveja: à vontade

Lembre-se de inserir opções não alcoólicas, como refrigerante e sucos para as crianças e pessoas que não ingerem álcool.

Louças são o ponto alto da sua decoração

Como já explicamos em nosso post sobre decoração de natal, sua mesa não deve ficar de fora. 

Para decorar a mesa, você pode optar por louças decoradas, toalha de mesa temática, além de velas esculpidas e aromáticas para deixar seu jantar ainda mais especial.

Pratos, talheres, copos e taças são o básico para qualquer jantar, no entanto, você precisa pensar na quantidade certa. Confira algumas orientações para não errar:

  • Se as entradas e petiscos poderem ser consumidos com as mãos, o ideal é 2 pratos por pessoa: um para pratos quentes e outro para pratos frios, como a sobremesa.
  • Lembre-se que quanto mais opções de bebida, mais copos são necessários. Procure colocar marcadores individuais em copos e taças para que as pessoas evitem abandoná-los.

Receitas que não podem faltar na sua ceia natalina

Separamos algumas receitas clássicas que não podem faltar na sua ceia de natal. Confira e monte seu cardápio personalizado:

Entradas:

  • Canapés e salgadinhos: uma média de 6 unidades para cada convidado
  • Frutas secas: espalhe recipientes pela casa para que as pessoas possam comer à vontade
  • Bruschetta Tradicional: 3 para cada pessoa
  • Brie empanado com geleia: 3 para cada convidado

Carnes:

  • Peru de Natal
  • Lombo Suíno Assado no Forno
  • Chester Recheado
  • Bacalhau à Gomes de Sá
  • Turducken Recheado
  • Tender Assado

Acompanhamentos e saladas:

  • Arroz à grega
  • Risoto com legumes
  • Arroz à Piamontese
  • Salada de grão-de-bico
  • Salada de lentilha
  • Salada de frutas em camadas

Sobremesas:

  • Bolo de reis
  • Biscoitos decorados para o natal
  • Charlote de Panetone
  • Manjar branco
  • Pudim de Sonho de Valsa
  • Pavê de chocolate ou de Bis
  • Panetone recheado com sorvete

Comer, rezar e amar

A magia do natal está em reunir quem ama ao redor de uma mesa, ter o prazer de ver as pessoas saboreando sua comida e agradecer pelos bons momentos juntos.

Por isso, essa deve ser a prioridade do seu jantar. Cuidado para não passar tanto tempo preocupada com preparos e recepção apenas para no fim da noite sentir que não aproveitou a companhia de quem ama.

Você não precisa agradar a todos, apenas faça tudo com carinho e amor para presentear quem ama com uma noite especial.

Gostou das nossas dicas? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de inúmeros conteúdos acerca do mercado imobiliário e também sobre decoração.

Deixe seu comentário