financiar um imovel

5 Cuidados que você precisa observar antes de financiar um imóvel

Está pensando em comprar um imóvel financiado, mas ainda não sabe o que precisa ser analisado e pensado? Veja os 5 cuidados que separamos e que você precisa observar antes de financiar um imóvel.

1. Avalie sua capacidade de endividamento

No financiamento, o limite para o valor da parcela não pode ultrapassar 30% da renda, mas os especialistas recomendam que seja ainda menor, que não comprometa 25%.

Isso acontece porque se imagina que uma parte da renda já esteja comprometida com outras dívidas, além das despesas que vão surgir com a mudança etc.

Então, antes de financiar um imóvel avalie bem a sua capacidade de endividamento.

2. Pesquise sobre o vendedor do imóvel

Independentemente se é uma imobiliária ou construtora que está vendendo o imóvel, é preciso pesquisar a respeito e em todos os aspectos antes de financiar um imóvel, afinal, comprar o imóvel é um grande investimento.

O que analisar sobre o vendedor?

Veja a reputação da construtora no mercado, isto é, se entrega a obra no prazo, usa material de qualidade e se está bem financeiramente. Mesmo sendo imobiliária ou construtora, é importante. Principalmente para se resguardar de possíveis problemas futuros.

3. Prepare-se financeiramente para o que está por vir

Você só começa a pagar o financiamento quando recebe as chaves do imóvel, por isso é preciso ter muito cuidado com os compromissos.

Se você comprou na planta e esperou anos ou meses para receber, portanto tem todo um tempo para organizar tudo. No entanto, se você não se preparar, pode ter grandes problemas.

Como resolver?

Essas contas devem ser feitas uma a uma na ponta do lápis. Principalmente se você mora com os pais, lembre-se de que morar só traz algumas contas a mais como compras do mês, água, luz, internet, IPTU e por aí vai.

As outras contas, você pode tentar quitar ou amenizar até que se inicie as parcelas do financiamento. Afinal, vai ser bem mais pesado pagar tudo junto.

Então, antes de financiar um imóvel, prepare-se, faça os cálculos necessários antes de receber seu novo lar ou investimento.

4. Não esqueça de analisar bem os contratos

Se vai comprar pela construtora ou pela imobiliária não importa, pois o importante mesmo é saber exatamente com tudo que está concordando.

Então, tente entender tudo que o contrato diz e observe:

  • Características do imóvel;
  •       Cálculo da correção monetária prevista;
  •       Prazo certinho de entrega e;
  •     Todos os deveres e direitos das partes.

 O contrato vai reger a negociação durante todo o tempo, por isso é importante analisá-lo do início ao fim. Caso algo não esteja de acordo com o combinado entre comprador, vendedor e banco, então é necessário solicitar ajustes e revisar de novo até que esteja correto.

Você pode contar com uma ajudinha para isso, seja de um amigo que entenda, de um advogado ou mesmo do consultor de imóveis. 

Muito cuidado com a empolgação

Ter um imóvel novo, principalmente o primeiro é algo maravilhoso. Mas a empolgação em excesso pode acabar atrapalhando, pois, na hora de tomar decisões importantes, observar todos os detalhes e escolher com muita cautela e critérios acabamos deixando passar.

A empolgação às vezes atrapalha

A empolgação permite que abusos aconteçam, por isso, também vale a pena ter a ajuda de alguém que te explique como as coisas funcionam, por exemplo, quais são os seguros, juros corretos etc.

Assim, vamos colocar a razão na frente da emoção ao tomar a decisão e até o final do processo.

A Triiio é uma imobiliária especializada, então se precisar de ajuda com a compra de um imóvel, nós podemos te ajudar em todos os aspectos. Fale conosco que entramos em contato com você sem custo algum. 

Deixe seu comentário