decoração de mesa ampliada com vários adornos, como vela, humidificador e mini vaso de planta

Como criar uma decoração funcional em um espaço compacto

Espaços compactos em casa são, geralmente, aqueles limitados em tamanho, que apresentam uma certa dificuldade em parecer útil.

Hall de entrada, corredores, áreas de serviço, espaço sob escada e mais, podem ser exemplos de espaços reduzidos e pouco aproveitados. 

Mas, ainda que esses espaços possam ser desafiadores de decorar e organizar, possuem muitas maneiras de serem aproveitados da melhor forma possível.

Afinal, como decorar funcionalmente esses espaços?

Muitas são as possibilidades de transformar ambientes com uma decoração funcional. Confira dicas do que fazer:

Use móveis compactos e dobráveis

Escolha móveis que sejam proporcionais ao tamanho do espaço e que tenham múltiplas funções. Por exemplo, uma mesa de jantar que dobre para baixo ou uma cama que tenha espaço de armazenamento embaixo.

Use cores claras e texturas

Cores claras e texturas suaves ajudam a aumentar a sensação de espaço e luminosidade. Evite móveis ou decorações muito pesadas, ou escuras, pois isso pode deixar o ambiente visualmente apertado.

Adicione espelhos ou luz natural

Espelhos refletem a luz e aumentam a sensação de espaço. Além disso, tente aproveitar ao máximo a luz natural que entra pelas janelas, mantendo-as limpas e livres de obstáculos.

Use prateleiras e armários embutidos

Prateleiras e armários embutidos são ótimas opções para armazenar itens sem ocupar muito espaço, podendo ser personalizados, essas opções são ser uma ótima pedida quando assunto é decoração funcional, pois organiza e decora simultaneamente. 

Adicione plantas 

Plantas e pequenos itens de decoração podem ajudar a dar vida a um espaço pequeno e fazê-lo parecer mais acolhedor. No entanto, evite adicionar muitos itens, pois isso pode tornar o ambiente visualmente poluído e menos funcional.

Utilize a vertical

Aproveite ao máximo o espaço vertical, como adicionando prateleiras altas ou armários que vão até o teto. Isso pode ajudar a liberar espaço no chão e tornar o ambiente mais organizado.

Quais podem ser as vantagens de uma decoração funcional? 

Uma decoração funcional pode ter várias vantagens, pois ela se preocupa em equilibrar a beleza e o conforto de um ambiente com a praticidade e a utilidade de cada elemento. Veja:

Economia de espaço

Uma das principais vantagens de decorar de maneira funcional, é poder ajudar a aproveitar melhor o espaço disponível, pois cada elemento tem uma função específica e não é apenas um elemento decorativo.

Praticidade

Um ambiente bem decorado e funcional pode ser mais fácil de usar e manter, pois cada elemento tem uma finalidade clara.

Valorização do imóvel

Uma decoração funcional pode aumentar o valor do imóvel, pois os compradores costumam valorizar ambientes bem planejados e práticos.

Conforto

Outra vantagem de uma decoração funcional é tornar um ambiente mais confortável, pois cada elemento foi escolhido com o objetivo de atender às necessidades e preferências de quem irá apreciar o espaço.

Estética

Uma decoração funcional não precisa sacrificar a beleza em nome da praticidade. É possível criar ambientes esteticamente agradáveis e, ao mesmo tempo, muito úteis.

Apostar em uma decoração funcional pode ser uma ótima saída para otimizar espaços compactos e vazios.

 Acesse nosso blog e confira mais dicas do que fazer para transformar seu lar! 

Deixe seu comentário