casal jovem e cachorro em meio a caixas de mudança em uma sala

5 dicas importantes para quem vai comprar o primeiro imóvel

A compra do primeiro imóvel é uma das decisões mais importantes da vida de alguém, por isso deve ser feita com muita atenção e cuidado. Para te ajudar, separamos as dicas mais importantes para quem vai comprar o primeiro imóvel.

Se planeje financeiramente antes de qualquer coisa

Sem um planejamento financeiro você pode até comprar o tão sonhado imóvel, no entanto, existem grandes chances de se tornar um pesadelo.

Por isso, que é o primeiro passo antes de pensar em comprar. No planejamento financeiro você deve colocar na ponta do lápis quais são os seus ganhos, quais os gastos e quanto tem sobrado por mês, pois depois disso, saberá quanto pode pagar em uma parcela de financiamento, por exemplo, e as contas que morar sozinho trará, como água, luz e internet.

Escolha uma localização prática

Nem toda localização é boa para todo mundo. Por exemplo, a Aldeota é um dos bairros mais escolhidos para morar por causa da infraestrutura e facilidades, no entanto, não adianta morar lá se você trabalha no Eusébio, por exemplo.

A melhor coisa a fazer é escolher um local que tenha tudo de mais prático por perto, como supermercados, farmácias e escolas, mas que também seja estrategicamente próximo ao trabalho ou casa dos pais, claro, dependendo de cada situação.

Pense na segurança

Como qualquer cidade urbana, analisar a segurança de onde vai morar também é muito importante, por isso confira a segurança do condomínio, de casas ou apartamentos, monitoramento das ruas próximas e até mesmo o policiamento para decidir por um bom lugar.

Defina um perfil de imóvel que atenderá as necessidades da família

É preciso analisar sobre o que a família precisa, por exemplo, se você vai levar os seus pais para morar com você, é importante ter um quarto a mais para eles. Caso adore receber os amigos, pode pensar em uma ótima varanda e se tiver filhos pode optar por uma área de lazer completa.

Avalie as necessidades e decida por um perfil para facilitar a escolha e eliminar os imóveis que não se encaixam.

O seu corretor pode ajudar bastante, dando opções com o que quer e até encontrando detalhes que até então você não havia pensado. Aqui na Triiio, nosso atendimento é diferenciado, então se quer escolher imóvel com a gente, clique aqui.

Converse com o seu banco e análise as formas de pagamento

Normalmente, quem já possui um bom relacionamento com o banco, pode conseguir taxas melhores, portanto, consulte seu banco sobre as condições que ele pode oferecer antes de partir para outros.

Se pretende financiar é importante saber qual o valor total que pode financiar, quantidade de parcelas e o valor mensal a pagar.

É importante incluir também as taxas que é preciso pagar durante o processo de compra, como o ITBI, escritura e registro.

Não esqueça dos gastos mensais que começará a ter

Se você mora de aluguel hoje, provavelmente já possui gastos mensais com a casa, no entanto, se vai sair da casa dos pais é importante incluir no planejamento financeiro os gastos que surgirão, como energia, gás, telefone e a taxa de condomínio.

Além de tudo da nossa lista, também salientamos a importância de buscar empresas sólidas e sem problemas na praça. Também não esqueça de escolher bons consultores imobiliários, para isso você tem a Triiio. Veja os imóveis incríveis que podem ser o seu novo lar aqui.

Deixe seu comentário