homem em cima de telhado de placas solares

O que é energia solar residencial? Saiba tudo aqui

Bom, como você já pode ter ouvido em algum momento, a energia solar residencial é um sistema de geração de energia elétrica que usufrui de painéis solares para transformar a luz do sol em eletricidade. 

Quer entender melhor como esse tipo de energia funciona? Fique com a gente! Leia e descubra mais vantagens do que a economia de dinheiro, nesse investimento.

Afinal, como funciona a energia solar?

O sistema de energia solar residencial funciona assim: os painéis solares são responsáveis por  captar a luz solar e a converterem em corrente contínua (CC) por meio de células fotovoltaicas. 

Sendo assim, o inversor converte a corrente contínua em corrente alternada (CA), a qual é a forma de energia utilizada em nossas casas.

Dessa forma, a energia gerada é enviada para o sistema elétrico da casa, alimentando as luzes, aparelhos e equipamentos. É válido lembrar que, se houver sobra de energia, ela pode ser armazenada em baterias de armazenamento de energia para uso posterior, o que é ótimo!

Se a energia produzida pelos painéis solares for insuficiente para atender às necessidades da casa, o sistema irá buscar energia adicional da rede elétrica convencional. 

Assim como, se a energia produzida pelos painéis solares for excessiva, ela pode ser vendida de volta à rede elétrica em algumas regiões, gerando créditos na conta de energia.

Quais as vantagens de ter energia solar em casa?

Ainda que possa parecer algo complicado, a verdade é que este investimento pode compensar de diversas maneiras, confira abaixo os principais benefícios: 

Maior economia de dinheiro a longo prazo

Ao produzir sua própria energia elétrica através de painéis solares instalados em sua residência, você pode significativamente reduzir sua conta de energia, o que pode resultar em uma grande poupança financeira a longo prazo. 

Além disso, a independência energética é ampliada, o que significa que você estará menos sujeito a variações nas tarifas de energia e a possíveis aumentos no preço da energia.

Cuidado com o meio ambiente

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a energia solar, é considerada mais amigável ao meio ambiente do que fontes de energia convencionais, como a geração a partir de combustíveis fósseis. 

Isso porque a geração de energia solar não gera emissões de gases de efeito estufa e não contribui para a degradação do meio ambiente.

Maior resiliência

Ao possuir um sistema de energia solar residencial, você estará menos suscetível a interrupções ou cortes de energia, o que pode ser especialmente útil em emergências, por exemplo. 

Isso acontece tendo em vista que a energia gerada por seu sistema solar será disponibilizada mesmo quando as redes de energia convencionais estiverem inoperantes.

Valorização do imóvel

Possuir um sistema de energia solar residencial tem grandes chances de se tornar um diferencial positivo e atrativo na hora de vender ou alugar sua propriedade, pois as placas solares podem acarretar uma valorização do imóvel e uma facilidade na negociação. 

Entenda melhor sobre estas e outras vantagens clicando aqui!

Gostou do conteúdo? Se você deseja economizar na conta de luz, enquanto não possui um sistema de energia solar, confira essas dicas e veja como podem ser úteis no seu dia a dia. 

Deixe seu comentário