Entrega de chaves de imóvel na planta

Entrega de chaves de imóvel na planta: veja como funciona o processo

Uma das esperas mais agonizantes é a entrega de chaves de imóvel na planta. Isso acontece porque existe muita expectativa e ansiedade envolvidas. Então, se você está esperando, mas não sabe como funciona o processo, nós vamos dizer o que você precisa saber aqui.

Prazo de construção

Quando se compra um imóvel na planta, você já fica sabendo o prazo que a construtora pretende finalizar o empreendimento.

Usualmente, o prazo é de 36 meses para as construtoras e incorporadoras entregarem os imóveis prontos. No entanto, esse prazo pode variar de acordo com o empreendimento e construtora.

Além desse prazo, passado pela empresa responsável pelo projeto, existe outro prazo comum, que funciona como um período de tolerância que, normalmente, é de 180 dias.

Os dois estão previstos no contrato, por isso, é preciso ficar atento.

Pode visitar o imóvel durante a construção?

A ansiedade é gigantesca, por isso, com certeza alguns proprietários rondam a obra para saber como anda a construção e perguntam sobre o andamento ao consultor imobiliário ou a empresa responsável.

Por uma questão de transparência, os proprietários podem visitar o canteiro de obras, mas as visitas precisam ser agendadas.

A empresa tem obrigação de deixar o proprietário visitar?

A construtora não tem obrigação de deixar o proprietário informado sobre a construção, mas, normalmente, atualizam informações no site, enviam por e-mail ou usam algum meio de comunicação.

A incorporadora, no entanto, pode impedir as visitas em algumas etapas da obra, se considerar que o canteiro põe em risco a segurança dos visitantes.

Passo a passo para a entrega das chaves

Verificação da situação financeira

Antes de convidar você para fazer a vistoria ao imóvel, a incorporadora ou construtora verifica a situação financeira.

O apartamento precisa estar quitado ou sem parcelas de entrada e financiamento em atraso, dependendo do caso.

Vistoria do imóvel

Você é chamado para verificar se o empreendimento foi construído de acordo com o que estava no projeto, incluindo, plantas e memorial descritivo.

Caso alguns detalhes não estejam iguais ao projeto, ou mesmo, estejam com problemas, como restos de construção no ralo, vazamentos nas instalações hidráulicas etc., a construtora pode resolver durante a visita ou solicitar um prazo para os consertos.

Depois dos reparos feitos, o proprietário precisa aceitar e assinar um documento para seguir para o próximo passo.

Quer saber como fazer uma boa vistoria? Acesse aqui.

Habite-se  

O habite-se é uma certidão expedida pela prefeitura, para atestar que o imóvel pode ser habitado. Para consegui-lo, o empreendimento precisa ser construído de acordo com as regras legais do município.

Só através dele é possível fazer a assembleia de instalação de condomínio, individualização da matrícula e entrega das chaves.

Entrega das chaves

Depois dos pontos acima, você recebe as chaves e pode começar a deixar como quiser. É importante observar o projeto e estar atento às mudanças que podem ser feitas na sua unidade, pois algumas estruturas não podem ser alteradas ou removidas.

Mesmo que já tenha recebido seu imóvel, ainda é possível recorrer a construtora em casos de problemas encontrados para que sejam solucionados.

O imóvel possui garantias e os prazos são passados pela empresa na entrega.

Você já comprou seu imóvel na planta ou apenas quer saber como funciona? Se ainda não comprou, nós temos excelentes opções. Fale com a gente.

2 Comments

Join the discussion and tell us your opinion.

Rafael Silvareply
at

Olá, tenho uma dúvida, fiz a vistoria e recebi as chaves, porém as plantas só ficaram disponíveis mais de 15 dias depois. Faltava 2 dias para o prazo legal de entrega 180 dias. Isso está correto, ou foi só um meio da construtora se privar da multa? Estou certo em reclamar e como fazer?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Rafael Silva

Oi, Rafael! As plantas que você fala é o projeto? Normalmente o projeto está pronto antes da obra começar.

Leave a reply