fiador profissional

Fiador profissional é confiável? Saiba aqui

Ter que ter um fiador pode ser uma das maiores dificuldades de conseguir alugar um imóvel, por conta disso, surgiu um novo tipo de serviço no mercado: o fiador profissional. Mas as pessoas têm dúvida de como isso funciona e se podem realmente confiar nesse tipo de serviço.

O que é um fiador?

Se você não sabe o que um fiador é nós esclarecemos aqui também.

Quando se faz negócio com alguém que não conhece é necessário dar a garantia de que a parte interessada, ou melhor, a que será beneficiada, dará uma garantia de que cumprirá sua o acordo.

Para isso, nesse caso, o locatário ou imobiliária exige que outra pessoa, física ou jurídica, se responsabilize pelo pagamento dos valores devidos, porém também deve arcar com todas as cláusulas da contratação.  

O mesmo acontece normalmente quando se solicita empréstimos ou financiamentos.

Veja também nosso post sobre o índice sobre o aluguel IGP-M.

O que um fiador precisa ter:

As regras podem mudar de acordo com a imobiliária, mas essas são algumas exigências recorrentes:

O fiador deve possuir um patrimônio registrado em seu nome;

Deve possuir uma renda pelo menos três vezes maior do que a parcela mensal, incluindo taxas como IPTU.

Deve morar na mesma cidade do imóvel a ser locado.

No caso da locação de imóveis, hoje a fiança corresponde a 45% dos contratos de locação segundo o SECOVI-SP.

O que é um fiador profissional?

Como alguém que esteja disposto a responder uma dívida por você nem sempre é fácil de conseguir, o fiador profissional surgiu no mercado, cobrando um valor para fazer esse papel.

Parece algo novo, mas desde 2001 já se ouvia falar nessa nova modalidade de negócio.

Essa prática é um negócio informal e não possui nenhuma regulamentação, como também pode ser um estelionatário muito mal-intencionado.

O fiador de aluguel ou profissional tem todos os documentos exigidos no contrato preparados e muitos anunciam na internet.

Não é uma prática confiável 

Muitos fiadores profissionais adquirem um imóvel para ser usado na apresentação de documentos, no entanto, a maioria vende o imóvel dado como garantia logo depois.

Se por algum motivo você não conseguir pagar o aluguel, a imobiliária ficará sabendo e você e o fiador poderão responder criminalmente.

Assim, o inquilino também precisa encontrar outro fiador e perderá o dinheiro dado ao fiador profissional.

Fiadores profissionais podem ser fiadores de diversas outras pessoas, mas muitas imobiliárias não aceitam a mesma garantia para locações diferentes, obviamente.

A imobiliária responsável pelo imóvel locado também pode estranhar a quantidade de consultas feitas ao CPF do fiador, portanto pode atrapalhar a negociação.

Como verificar se o fiador é confiável

Mesmo que com todos os problemas desse serviço que nós falamos acima, você ainda queira contratar um fiador profissional, veja como pode analisar se ele é confiável:

Faça uma consulta sobre o fiador, para saber se pode confiar nele.. Muitos se oferecem através de empresas, assim você pode consultar o nome da empresa no reclame aqui ou as avaliações no próprio Google.

Exija documentos originais, caso seja solicitado apenas as cópias, assim você evita autenticação de cópias falsas.

Faça uma consulta a seu CPF e veja se existem muitas análises em seu nome, pois se a imobiliária fizer isso antes de você, pode precisar encontrar outro fiador depois de chegar na fase final.

Conseguimos te ajudar? Esperamos que sim! Para dicas e novidades sobre o mercado imobiliário nos siga nas redes sociais. 

Instagram

Facebook

Deixe seu comentário