financiamento na planta

Financiamento na planta, saiba como funciona

Comprar um imóvel a vista não é tão fácil, afinal é preciso uma quantia considerável. Mas o financiamento de imóvel veio para ajudar e o financiamento de imóvel na planta pode ser uma solução melhor ainda. Saiba como funciona aqui.

O que é o financiamento de imóvel na planta?

Financiar é uma operação, onde um banco ou instituição financeira repassa o recurso para o vendedor e, em contra partida, o comprador paga por aquele recurso, no entanto, acrescido de juros que podem variar, de acordo com cada instituição e por um determinado tempo contratado, que pode ser de até 360 meses, dependendo da instituição.

Essa é a operação para qualquer financiamento, a diferença do financiamento na planta é que o imóvel financiado só será entregue após a finalização da construção.

Existem mais detalhes a cerca do processo financeiro e que discorreremos durante esse post.

O que preciso saber sobre o financiamento na planta?

Existem alguns detalhes que você precisa saber sobre o financiamento:

A construtora está oferecendo o ITBI? Caso não, vai ficar por sua conta, sendo um valor a mais para se preparar;

A taxa de evolução da obra possui em média 2% do valor do imóvel, que pode aumentar durante a execução;

O valor da parcela de financiamento não pode ultrapassar 30% do rendimento mensal, por isso existem as faixas e;

Como falamos antes, os bancos financiam em média 80% do valor total do empreendimento e o restante, que se chama entrada, fica por sua conta.

Como funciona o financiamento de imóvel na planta?

O financiamento de imóvel na planta possui duas etapas, que podemos dividir entre a construção e a entrega das chaves.

Enquanto as obras ainda estão em andamento, não se iniciam as parcelas do financiamento. Mas é necessário pagar pela evolução da obra.

Pois o banco repassa valores para a construtora conforme as etapas da construção são finalizadas.

As instituições financeiras, financiam até 80% do valor do imóvel. Dependendo do banco, e o restante deve ser pago à construtora.

Assim, dependendo da construtora, que pode parcelar o valor da entrada, nessa etapa de construção, também podem ser pagos os valores da entrada.

Quando as chaves são entregues, finaliza-se a etapa de construção e as taxas não devem mais ser cobradas. Porém se inicia o pagamento das parcelas do financiamento.

A maioria das construtoras já possui um banco fixo para o processo. Isso acaba facilitando, pois só é necessário se preocupar com os documentos do comprador. Diferente do que acontece com o imóvel já construído.

Vantagens de financiar imóvel na planta

Financiar imóvel na planta possui várias vantagens, algumas delas são:

Valor mais acessível

Quando se compra um imóvel na planta, você dá um voto de confiança, fazendo também uma espécie de aposta, e esse voto de confiança faz com que o imóvel tenha o valor mais acessível do que se voce comprasse pronto, ou mesmo, com a construção mais avançada.

Promessa de valorização

Puxando um pouco do item anterior, quando se compra na planta você compra com preço mais acessível, por outro lado, quando está construído, o imóvel retoma o valor de mercado. O que faz com que a valorização seja quase que imediata.

Imóvel novo

Receber um imóvel zero também tem suas vantagens. Quando comprado na planta, você tem a possibilidade de personalizar do início. Por exemplo, pintar as paredes da cor que quiser, fazer o projeto de iluminação como sempre quis e, dependendo do caso, pode até personalizar a disposição dos cômodos e materiais antes da construção finalizar.

Precisando fazer esses ajustes em imóveis prontos e usados, voce tem mais dificuldade e consequentemente mais custos.

Mais fácil de se planejar

Para se mudar você precisa organizar a mudança e planejar os detalhes muito rapidamente. No entanto, se falamos de um imóvel na planta, você tem tempo para se organizar, afinal, quando compra você fica sabendo a previsão de entrega, que pode ser de anos. Então, você consegue se planejar financeiramente para fazer os projetos que quer e todos os detalhes.

Desvantagens de financiar imóvel na planta

Também precisamos falar de algumas desvantagens que comprar na planta tem, essas são:

Imposto nas parcelas da construtora

Se você parcelou a entrada do imóvel, que corresponde, normalmente, a 20% do valor de compra, pois o banco só financia 80%, em cima desse valor corre o INCC, que é o imposto sobre o Índice Nacional do Custo de Construção.  

Se você não tiver parcelado a entrada, não terá problema.

Risco de não receber, ou receber fora do prazo

Esses riscos só acontecem quando não se compra de uma construtora ou imobiliária de confiança. Caso você compre de empresas confiáveis, não precisa se preocupar com isso, a não ser que aconteçam situações que não se pode prever, como pandemias.

Taxa de evolução de obra

O financiamento só começa a ser pago quando você recebe as chaves, no entanto, o banco já ajuda a custear as obras durante a construção, por isso, o comprador precisa pagar os juros, que não podem passar de 2% do valor do imóvel.

Por que comprar apartamento na planta?

Apartamentos comprados ainda na planta costumam ter o preço mais acessível.

Depois de pronto, o imóvel provavelmente será valorizado. Pois como a compra tem um certo grau de imprevisibilidade, quando pronto não há mais;

Os imóveis a serem construídos, provavelmente, estão vindo com um projeto mais moderno do que os já construídos.

A documentação também é uma vantagem, pois é necessário apenas um contrato de compra e venda. Além dos trâmites envolverem apenas o comprador e a construtora.

Diferente de um imóvel com proprietário, pois além de muitas documentações é preciso do vendedor e do cartório para resolver tudo.

Cuidados necessários com o financiamento na planta

O imóvel comprado na planta compete um risco maior, porque se trata de uma promessa.

Isso porque o imóvel ainda será construído. Por isso, um detalhe importantíssimo é checar o histórico da construtora para comprovar que pode realmente confiar.

Nem sempre as construtoras possuem um modelo para que os compradores vejam como será o imóvel construído. Por isso, é importante analisar bem a planta baixa e todos os detalhes do projeto para não ter surpresas ruins.

Se estamos falando da primeira moradia, é importante analisar bem os custos que terá quando receber o apartamento, como as contas de energia e água, por exemplo.

Agora que você já sabe os pontos importantes do financiamento de imóvel na planta, quer conhecer alguns disponíveis no mercado? Acesse e confira.

Deixe seu comentário