Minha Casa Minha Vida: entenda todos os detalhes sobre a compra por ele
O Minha Casa Minha Vida foi criado no ano de 2009, com o intuito de facilitar a vida de quem tem poucos recursos para conseguir conquistar o primeiro imóvel. Aqui nós contamos tudo que você precisa saber.
O que é o programa Minha Casa Minha Vida?
O Minha Casa Minha Vida é um programa criado pelo Governo Federal para ajudar pessoas com renda salarial baixa a conquistar o primeiro imóvel através de financiamento facilitado.
Com o programa, o comprador possui algumas vantagens, que inclui uma possibilidade de subsídio, parcelas que se encaixem no salário e o uso do FGTS para entrada.
Apesar de a Caixa Econômica Federal ser a gerenciadora do programa, o Minha Casa Minha Vida também pode ser financiado pelo Banco do Brasil.
Quem pode financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida?
Infelizmente, nem todas as pessoas podem utilizar o programa, assim como nem todos os empreendimentos podem ser financiados por ele.
Para participar do MCMV, é necessário preencher alguns requisitos:
A renda familiar máxima para entrar no programa é de R$ 7.000,00;
Precisa ser o primeiro imóvel;
Funcionários ou cônjuges de funcionários da Caixa Econômica não podem participar;
Não pode participar se tiver sido beneficiário de outro programa habitacional do governo;
Não pode ter outro financiamento de materiais ou habitacional;
Estar fora do programa de arrendamento residencial;
Estar fora do registro de Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal;
Alguns requisitos para que o imóvel seja financiado são:
Precisa ser novo;
Para as regiões metropolitanas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo o limite de financiamento é de R$ 225 mil;
Para Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e regiões metropolitanas do Paraná o limite é de R$ 200 mil;
Para o restante dos municípios, excluindo os com menos de 20 mil habitantes, o limite é de R$ 180mil;
Já para as cidades que possuem menos de 20 mil habitantes o limite é de R$ 90 mil.
Além dos requisitos financeiros para o imóvel, também existem alguns requisitos para o comprador. Por isso, é importante verificar as faixas do programa junto a Caixa.
Quais são os benefícios do MCMV?
Esses são os principais benefícios:
Facilidade de crédito de financiamento para pessoas com pouca renda, afinal, sem ele seria muito mais difícil conseguir;
Taxas de juros mais baixas;
Subsídio com valores de até R$ 29.000,00;
Uso do FGTS para a entrada e;
Compromete no máximo 30% de renda familiar com a parcela do financiamento.
Documentos necessários para o Minha Casa Minha Vida
Para comprar um imóvel pelo programa é necessário apresentar uma série de documentos. São eles:
- Documento de identificação:
RG, CPF ou CNH, se tiver;
Carteira de identificação profissional (CREA, CRC, OAB) se tiver;
- Documento de comprovação de estado civil (Certidão de Nascimento, se for solteiro, de casamento, se for casado ou Certidão de Casamento com averbação, se for divorciado);
- Carteira de trabalho;
Cópia de todas as páginas preenchidas;
- Documentos para comprovação de renda
Três últimos contracheques;
Contrato de trabalho
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física
Extrato de conta de outros bancos, que não a CEF;
- Comprovante de residência
Água, luz ou telefone
Se a compra for pelo crédito associativo, não é necessária a documentação dos vendedores, mas se esse não for o caso, a documentação necessária é:
- Documento de identificação:
RG, CPF ou CNH se tiver;
Carteira de identificação profissional (CREA, CRC, OAB);
Documento de comprovação de estado civil (Certidão de Nascimento, se for solteiro, de casamento, se for casado ou Certidão de Casamento com averbação, se for divorciado);
- Comprovante de residência
Água, luz ou telefone
- Conta na CEF;
- Contrato de compra e venda nos moldes da CEF e;
- Toda a documentação do imóvel.
Desta forma, o programa Minha Casa Minha Vida é uma ótima maneira de conseguir finalmente comprar o seu primeiro imóvel.
Se quer saber mais sobre crédito associativo, acesse aqui.