credito associativo

Crédito associativo da Caixa: tudo que você precisa saber

Adquirir um imóvel é um sonho para muitas pessoas, mas também pode ser uma das maiores compras da vida. Por isso, é importante analisar maneiras de conquistar a tão sonhada casa própria. 

Você está pensando em comprar um imóvel e não sabe como financiar? A Caixa Econômica Federal oferece várias opções de crédito, e uma delas é o Crédito Associativo da Caixa e essa pode ser uma boa escolha para quem não tem todo o dinheiro necessário para a compra.

O Crédito Associativo da Caixa veio para tornar a vida do comprador mais segura e fácil. Para deixar você ciente de como funciona, vamos esclarecer tudo o que precisa saber de forma simples e clara. Acompanhe.

O que é Crédito Associativo da Caixa?

O crédito associativo é uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e a construtora. Nessa situação, a construtora é responsável pela obra e a Caixa pelas garantias de entrega do empreendimento, assim como pelo financiamento.

A construtora precisa preencher uma série de requisitos e entregar toda a documentação do projeto. Então o empreendimento é avaliado pela Caixa em aspectos jurídico e técnicos relacionados à engenharia, além das questões econômicas e sociais.

Todas as exigências devem ser comprovadas por meio da documentação entregue e só assim se inicia a obra, com toda a segurança e garantia. 

A Caixa Econômica se encarrega de fiscalizar o andamento da obra e libera mais verba para as construtoras conforme o avanço da construção, ou seja, o comprador tem a garantia da vistoria que foi realizada por um órgão público e, assim, saberá que o cronograma até a entrega é cumprido. 

Quem pode solicitar o Crédito Associativo da Caixa?

Qualquer pessoa que queira comprar um imóvel na planta, desde que seja em parceria com uma empresa construtora, pode solicitar o Crédito Associativo da Caixa. É importante lembrar que a aprovação do crédito está sujeita à análise de crédito e à comprovação de renda.

Formas de financiamento hoje

Existem praticamente duas formas de financiar um imóvel:

1. O comprador assina o contrato com a construtora e se compromete a pagar parte do valor por uma instituição financeira. Dessa forma, o banco só financia quando o imóvel já está pronto e o crédito é liberado para a construtora em uma única parcela.

2. Por meio do crédito associativo. Que pode ser iniciado quando a construtora possui uma quantidade mínima de compradores e o banco libera crédito para a construtora conforme as fases de construção. Por isso, esse modelo é para imóveis na planta.

Como funciona a garantia do crédito associativo para o comprador?

Fiscalização da obra

No momento da entrega de documentação da construtora para a Caixa é entregue um panorama com as previsões de finalização de fases da obra.

Assim, a Caixa envia todos os meses um responsável até a obra para verificar sobre o andamento e a conformidade com os prazos estabelecidos pela construtora.

Então, o banco fiscaliza e garante que tudo está seguindo conforme planejado, por meio de uma comissão que tem essa responsabilidade, ou seja, há pessoas que são destinadas apenas para essa função, há a garantia de que, sim, essa fiscalização está sendo feita. 

Você também pode exigir essa documentação para acompanhar a previsão de entrega de fases, afinal, é seu direito, visto que é um investimento que você está fazendo no local que será seu futuro lar.

Escritura do imóvel

Um detalhe importante é que a matrícula do imóvel já vai para o seu nome na assinatura do contrato, pois a garantia de entrega é da Caixa. Enquanto sem o crédito associativo, isso não aconteceria.

Problemas com a construtora

Antes do crédito associativo era muito comum que as obras fossem interrompidas ou demorassem muito mais tempo do que o planejado.

Com ele, caso a construtora passe por problemas que a impeçam de entregar o empreendimento e, por exemplo, decretar falência, a Caixa fica responsável por finalizar a obra.

A própria Caixa se encarrega de contratar outra construtora que tenha condições para finalizar, assim, seu imóvel será entregue conforme o projeto, sem interromper o prazo, padrão do imóvel ou até mesmo a planta. Tudo deve sair conforme o planejado e contratado.

Taxas

Andamento de obra

Por causa do crédito associativo, existe uma taxa chamada de taxa de andamento de obra.

Essa taxa começa a ser cobrada em valores bem baixos, cerca de R$ 30,00, e conforme a obra avança, aumenta e pode chegar, no máximo, a 70% da parcela do financiamento.

Muitas pessoas esquecem dessa taxa ou não são avisadas previamente, causando desalinhamento das finanças e descrédito sobre a veracidade das informações dadas quanto ao valor da parcela. Por isso, analise e tire todas as suas dúvidas com a construtora, corretor ou imobiliária. 

Então, quando estiver se programando para a compra do seu imóvel, lembre-se de se programar para as parcelas futuras, deixe uma margem para o aumento das parcelas no seu orçamento ou faça uma reserva de emergência. 

Essa taxa só é cobrada até o imóvel ser recebido, visto que é para garantir que sua obrá não irá atrasar ou até mesmo parar. Após o fim da construção, você paga apenas as parcelas do financiamento que foram repassadas a você. 

Documentação

Como a documentação do imóvel é antecipada com o crédito associativo, o custo com a documentação também vem antecipadamente.

Por isso, também deve se programar para pagar por ela, além do valor da entrada do imóvel. Para imóveis na planta, algumas construtoras dão condições especiais de embutir o valor da documentação e da entrada em um único orçamento e você pode parcelar esse valor para pagar em conjunto com as prestações.

Mas, lembre-se que cada construtora tem seus requisitos e formas para realizar o pagamento, sempre pergunte e analise suas opções. 

Vantagens do crédito associativo

Juros reduzidos

Com o crédito associativo da Caixa as taxas de juros estão entre 5% a 8,16% a.a. Essa vantagem é essencial se você deseja financiar, pois os juros influenciam na sua parcela. 

Uso do FGTS

Nessa modalidade o comprador pode se beneficiar com o uso do FGTS para dar entrada na compra do imóvel.

Despesas menores

O valor dos custos com o registro e escritura são menores. 

Isso porque, normalmente, o valor desse custo é baseado no valor estipulado do imóvel já construído. No entanto, como essa documentação é arranjada antes, terá o custo baseado sobre o valor de apenas uma fração do terreno.

Além disso, essas taxas podem ser financiadas quando seu imóvel na planta for financiado pelo crédito associativo. 

Desvantagens

Como nem tudo são flores, com o crédito associativo da Caixa a construção só pode ser iniciada quando a construtora alcança um número mínimo de compradores e não quando o contrato é assinado.

Mas apesar de essa ser uma desvantagem, a construção costuma iniciar rápido, já que os imóveis são vendidos de forma acelerada e muitas vezes chegam a 100% de vendas logo no início da construção.

Quais os documentos necessários para solicitar o Crédito Associativo da Caixa?

Os documentos necessários para solicitar o Crédito Associativo da Caixa podem variar de acordo com a empresa parceira e a região do imóvel. Em geral, são solicitados os seguintes documentos:

  1. RG e CPF do comprador e do cônjuge, se houver.
  2. Comprovante de renda dos últimos meses.
  3. Comprovante de residência.
  4. Certidão de nascimento ou casamento.
  5. Extrato do FGTS, se for utilizar o saldo para pagamento.

Uma outra opção: crédito associativo do Banco do Brasil 

Apesar da Caixa Econômica Federal ser a primeira opção quando se fala sobre Crédito Associativo e, principalmente, quando o assunto são os financiamentos, existe outra opção para as construtoras e compradores. 

A modalidade de financiamento que o crédito associativo oferece só podem ser utilizados para obras residenciais e só pode ser realizada por bancos públicos, ou seja, o Banco do Brasil também é uma opção. 

O Banco do Brasil foi o primeiro banco do país e é público, nele você consegue quase as mesmas vantagens se optar pela Caixa. Há, porém, uma desvantagem em relação à Caixa, você não pode usar o FGTS no financiamento, visto que esse recurso é gerido apenas pela Caixa. 

Mas, ambos utilizam as menores taxas de juros do mercado e são públicos, e, como já falamos, somente eles podem ofertar o crédito associativo. 

Os requisitos variam, mas se você não conseguiu ou tem algum impedimento com a Caixa, talvez seja interessante analisar essa outra possibilidade. 

O Crédito Associativo da Caixa traz diversas vantagens para quem quer financiar um imóvel, ajudando o comprador a evitar diversos problemas e dores de cabeça futuras. Antes de tomar uma decisão, é sempre recomendado pesquisar e comparar as opções de financiamento disponíveis para saber o melhor caminho para a realização do seu sonho. 

Se você entendeu como funciona essa modalidade de financiamento, mas ainda não tem certeza sobre investir em um imóvel na planta leia também: “por que investir em imóvel na planta é vantajoso?” e descubra todas as vantagens! 

Alternativas além do crédito associativo para comprar um imóvel de maneira segura

corretor entregando chaves de imóvel sendo vendido com credito associativo

Comprar um imóvel pode ir muito além do crédito associativo também, caso você opte por não usar essa estratégia, há outras formas de adquirir seu imóvel de um jeito seguro e eficiente. Por exemplo:

Defina suas prioridades

Definir suas prioridades ao comprar um imóvel é crucial para garantir que suas necessidades e desejos sejam atendidos da melhor forma possível. Comece considerando a localização: pense na proximidade com trabalho, escolas, transporte público e serviços essenciais.

Analise o tamanho e a distribuição dos cômodos de acordo com as necessidades da sua família. Veja se o imóvel oferece espaço suficiente e é funcional para seu estilo de vida. Avalie a infraestrutura do imóvel e as conformidades oferecidas pelo condomínio ou região, como áreas de lazer, segurança e estacionamento.

Verifique as condições estruturais, elétricas, hidráulicas e de acampamento do imóvel. Considere também seu orçamento disponível, incluindo custos adicionais como taxas, impostos e custos de financiamento.

Antecipe suas expectativas futuras em relação ao imóvel e pense a longo prazo. Isso ajudará a direcionar sua busca por um imóvel que atenda às suas e planos de vida. Ao definir suas prioridades de forma clara, você torna o processo de compra mais assertivo e satisfatório. 

Estabeleça um orçamento realista

Estabelecer um orçamento realista ao comprar um imóvel é fundamental para evitar endividamento e garantir uma aquisição financeiramente sustentável. 

Primeiramente, avalie sua situação financeira atual, incluindo renda mensal, despesas fixas e variáveis e reservas financeiras disponíveis.

Analise quanto você pode destinar mensalmente para o pagamento do imóvel, levando em consideração outras obrigações financeiras, como contas, alimentação, transporte, lazer e poupança.

Considere também os custos adicionais relacionados à compra do imóvel, como impostos, taxas de registro, custos de mudança, reformas e manutenção.

É importante ser realista quanto às suas possibilidades financeiras e não comprometer mais de 30% da sua renda mensal com o pagamento do financiamento imobiliário.

Ao estabelecer um orçamento realista, você evita situações de estresse financeiro e garante que a compra do imóvel seja uma decisão consciente e sustentável para o seu orçamento.

Faça uma pesquisa detalhada 

Quando você faz uma pesquisa detalhada ao comprar um imóvel, está realizando uma investigação minuciosa em várias áreas relevantes. Ao considerar localização e tipo de imóvel, você analisa diversos aspectos, como proximidade de serviços, segurança, e se atende às suas necessidades.

Quanto ao preço e condições de pagamento, é essencial comparar diferentes ofertas, avaliar opções de financiamento e verificar se o preço está alinhado com o mercado.

Realizar uma inspeção detalhada do imóvel implica visitas para avaliar sua estrutura, acabamento, infraestrutura e aspectos relacionados à habitabilidade. Na negociação, você deve estar preparado para discutir o preço e as condições de pagamento, com base em análises prévias do mercado imobiliário.

Aspectos legais e documentação envolvem checar a situação legal do imóvel, como escritura, matrícula, entre outros documentos, para garantir a segurança da transação.

Além disso, você deve considerar a valorização do imóvel a longo prazo, observando tendências de mercado e possíveis desenvolvimentos na região.

A pesquisa detalhada é fundamental para fazer uma escolha informada e reduzir riscos ao adquirir um imóvel.

Conheça as opções de financiamento

Ao considerar os tipos de financiamento, é importante compreender suas diferenças, como SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Cada um possui requisitos e características específicas que podem influenciar a viabilidade do financiamento.

As taxas de juros são um aspecto essencial a se considerar. Elas variam entre as instituições financeiras e podem afetar significativamente o custo total do financiamento. Comparar as taxas oferecidas por diferentes bancos é fundamental para fazer uma escolha consciente.

Além disso, é importante avaliar as condições de pagamento, incluindo prazo, a entrada e as parcelas mensais. Escolher uma opção alinhada com sua capacidade financeira é essencial para evitar dificuldades futuras. 

Verificar exigências e documentação necessárias também é crucial. Comprovação de renda, documentação pessoal e do imóvel são alguns dos requisitos comuns que devem ser considerados e providenciados antecipadamente.

Por fim, consultar um especialista, como um profissional em finanças ou um corretor de imóveis, pode fornecer orientações valiosas e ajudar a tomar decisões mais informadas durante o processo de financiamento.

Considere imóveis na planta

Ao considerar imóveis na planta, você pode se beneficiar de diversas vantagens. Primeiro, os preços geralmente são mais atrativos do que imóveis prontos, isso significa uma economia considerável. Além disso, as condições de pagamento são flexíveis, com parcelamento da entrada e financiamento direto com a construtora.

Outra vantagem é a possibilidade de personalização do imóvel. Você pode escolher acabamentos e até mesmo alguns detalhes estruturais. Imóveis na planta também tendem a se valorizar ao longo do tempo, o que pode representar um bom investimento.

O tempo entre a compra e a entrega das chaves permite um planejamento financeiro mais sólido. É essencial analisar a reputação da construtora, o prazo de entrega, a localização e as condições contratuais. 

No entanto, tenha em mente que os imóveis na planta estão cobertos pela garantia da construtora, o que oferece segurança adicional em relação a defeitos de construção.

Além disso, é crucial considerar pontos como prazo de entrega, a reputação da construtora, a localização do imóvel e as condições contratuais antes de optar por um imóvel na planta. Uma análise cuidadosa, juntamente com o auxílio de profissionais especializados, pode facilitar a tomada de decisão.

Conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas? Quer fazer uma pergunta? Deixe nos comentários.

99 Comments

Join the discussion and tell us your opinion.

leandroreply
at

Referente a comprar um apartamento na planta que está vinculado ao crédito associativo caixa. Estou comprando o apartamento a vista, como fica neste caso a relação do comprador/construtor/caixa?

3M Marketingreply
at
– In reply to: leandro

Olá, Leandro! A Caixa tem um contrato firmado com a construtora, desta forma, todos os clientes sejam de financiamento pelo banco ou não, terão a garantia de recebimento de sua unidade, sendo assim, podemos garantir neste caso que ao contrário do que pode parecer, essa relação Caixa e Construtora é mais uma garantia para você do recebimento do imóvel dentro do prazo e das regras determinadas pela instituição financiadora do empreendimento.

Karen cairereply
at
– In reply to: leandro

Leandro, sou corretora e respondo sua pergunta, você tem a certeza de que o empreendimento será entregue na data pois tem a segurança da caixa financiar a obra, não tem evolução de obras, porém a documentação na maioria dos casos e paga pelo comprador e não fornecida pela construtora, não sofre a correção do incc, muito mais vantagem, precisa só ver se a vista a construtora te da ou não a documentação, você tem todo o suporte e certeza da entrega de uma pessoa que financia!

Priscilareply
at

E quando vc quer fazer o distrato com a Construtora, como funciona com a Caixa no caso de o apto ainda não ter sido entregue?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Priscila

Oi, Priscila! Tudo bem? Com a construtora pode ser bem específico porque é um processo de cada uma. Sugerimos que você fale direto com a construtora para tentar resolver. No entanto, lembre-se de ler o contrato para se preparar para eventuais detalhes envolvidos.

Alessandra Silvareply
at

Boa noite! Como fica o valor do imóvel até que seja assinado na Caixa? Fiz a análise de fafos, assinei na construtora o compromisso de compra, dei o sinal.
Quanto tempo ate a assinatura com a Caixa e há cobranças neste período além do Pró-soluto?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Alessandra Silva

Oi, Alessandra! Existe sim a correção do INCC sobre o saldo devedor total até assinar o contrato com o banco. Portanto, até você assinar com o banco pode haver correção com o índice do INCC sobre o valor total. Quando você assina com o banco, vai precisar pagar a taxa de obra mensalmente. Se a parte da construtora ainda não tiver sido paga, no caso da entrada, pode sofrer reajuste nas mensalidades, também seguindo o INCC.

Renata Nunesreply
at

A incorporadora pode cobrar uma diferença de saldo devedor de cada comprador após a expedição do “habite-se”?? Como funciona esse cálculo e cobrança?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Renata Nunes

Boa tarde, Renata! Não temos conhecimento sobre essa cobrança. Até onde sabemos os cálculos de reajuste são baseados, durante a obra, com o INCC e após a emissão do habite-se, com IPCA. Os reajustes devem ser feitos apenas se tiver valores em aberto com a incorporadora. No entanto, é importante consultar os detalhes e até mesmo advogados, se for o caso.

Luis Fernandoreply
at

É verdade que se a obra atrasar, será cobrado valores que estão fora da amortização já acordada previamente no crédito associativo?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Luis Fernando

Oi, Luis! Tudo bem? O que será cobrado será a parcela mensal de fase de obra, pois deve ser pago até a obra ser concluída.

Dianareply
at

Oi, Bom dia! Já assinei contrato com a construtora, estou aguardando apenas assinar com a caixa..posso considerar que já esta tudo ok..que o ap é meu?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Diana

Bom dia, Daiana! Normalmente as construtoras possuem consultores financeiros para analisar a documentação antes de ir para o banco. Por isso, muitas vezes tudo já está encaminhado, porém, só termina quando acaba. Conta pra gente se deu tudo certo?

Vangra souza de limareply
at

Gostaria de saber sobre essa multa de 100% que o governo de Pernambuco está colocando em cima do valor do IPVA, quando ele não é pago em dia. Não paguei o ano de 2020 e a secretaria da Fazenda está cobrando o valor com 100% de multa

3M Marketingreply
at
– In reply to: Vangra souza de lima

Tudo bem, Vangra? Nós não entendemos muito bem sobre IPVA, mas a melhor coisa a fazer é ir até o órgão cobrador para descobrir o que aconteceu.

Virgíniareply
at

Olá poderia me ajudar ? A obra do apartamento atrasou, passou os 180 dias, eles falaram no contrato que vai pagar 2% multa do valor pago por mim a construtora , o valor que a caixa repassou para eles entra no cálculo da multa como valores pago por mim? Já que eu pago juros de obra.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Virgínia

Olá Virgínia, boa tarde! Tudo bem?

Sim, entra no cálculo da multa. Pois, você está pagando os juros referente a fase de obras, logo, se a obra atrasa 180 dias a construtora deve pagar em cima do cálculo do valor total do bem.

Karenreply
at

Porque a cobrança de juros obra é diferente para cada comprador?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Karen

Boa tarde Karen, tudo bem?

O cálculo de juros se dá de acordo com a diferença de valores do financiamento. Por exemplo: alguns clientes que financiam 100 Mil outros 150 Mil.

Outro fator é o seguro por Morte e Invalidez Permanente(MIP), que possui um repasse de acordo com o perfil do cliente.

Evelinreply
at

Assinei o contrato com a construtora e parcelei um valor até o final da obra (2023). A assinatura do financiamento associativo está previsto para setembro de 2021. Assim que assinar o contrato com a CEF já começo a pagar as prestações do financiamento acumulando com as parcelas da construtora ou só começo a pagar o financiamento após a conclusão da obra?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Evelin

Boa tarde Evelin, tudo bem?

O financiamento você começa a pagar apenas quando recebe o imóvel. No entanto, durante o período de obra existe um associativo chamado “Fase de Obras”, que diz respeito as medições mensais que os engenheiros da Caixa fazem durante a obra. Portanto, de acordo com o valor financiado será repassado mensalmente as parcelas do associativo Fase de Obras junto com as prestações da Construtora.

Thaysreply
at

Bom dia,
Gostaria de saber já assinei com a caixa tem 2 meses porém pela construtora está bem evoluido, já pela caixa quando entramos no app de evolução de obra ainda marca 0% e pela construtora no site está 39% é normal isso?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Thays

Boa tarde Thays, tudo bem?

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a construtora e verifique o que há de errado. Pois, a Caixa precisa acompanhar a medição da obra.

Gabrielreply
at

Bom dia, dei um valor de R$ 1.500 na entrada no apartamento, financiei um valor “x” com a construtora que parcelo até 2025 e pela caixa financiei o restante (fora o FGTS que foi dado) pago o seguro obras pela caixa + a parcela pela construtora que aumenta todo mês, é corretor isso? Pagar a evolução de obra e pagar pra construtora também esse valor que aumenta na parcela?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Gabriel

Olá Gabriel, boa tarde! Tudo bem?

É correto sim, pois você está assinando dois contratos:

O contrato do financiamento em fase de obra: onde todos os meses aumentam as parcelas por conta da evolução da obra
O Contrato com a construtora: que aumenta todos os meses por conta do reajuste do INCC que é calculado mensalmente em cima do valor proposto na parcela.

Por isso as duas parcelas são crescentes.

Sugestão: Você pode tentar antecipar o máximo de valores da construtora, pois assim você impede o reajuste do INCC e se concentra apenas no contrato da fase de obras.

Sheila Mara Dantasreply
at

Boa noite!
Assinei com a construtora um apartamento na planta. Quanto tempo depois preciso falar com a caixa para assinar o financiamento?

Quais documentos são necessários?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Sheila Mara Dantas

Olá, Sheila! Tudo bem? Após em torno de 30 a 60 dias acontece a assinatura com a Caixa. Nesse post, falamos da documentação que precisa: https://blog.triiio.com.br/documentos-para-financiamento-de-imovel/

vanderson pinhoreply
at

Sou corretor procuro me especializar nisso, trabalho no sistema associativo onde o cliente assina com a CEF em ate 120 dias, então como o INCC após a assinatura com a caixa?

3M Marketingreply
at
– In reply to: vanderson pinho

Boa tarde Vanderson, tudo bem?

O financiamento deixa de calcular o INCC, ou seja, após assinar com a Caixa, o cliente para de pagar o INCC sobre o valor do financiamento contratado. Já em cima do valor da construtora, o cliente continua pagando o INCC. Algumas construtoras por políticas internas não cobram o INCC sobre valor do financiamento do contrato de compra e venda até a assinatura com a Caixa, recomendamos que você se informe com sua construtora.

Emersonreply
at

Olá, tudo bem? O INCC que eu pago sobre as parcelas do meu apartamento que está sendo construído vai até me entregarem as chaves, ou eu após assinar o contrato com a caixa eles param de cobrar esse INCC? E quanto tempo leva para assinar o contrato com a caixa após ter assinado já com a construtora?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Emerson

Ola, Emerson! Tudo bom? O INCC que você fala, corresponde a taxa de andamento de obra, certo? Se for isso, você paga essas parcelas até o recebimento das chaves, após isso, começa a pagar o financiamento.

Ericreply
at
– In reply to: 3M Marketing

Boa tarde! Gostaria de saber se no período das obras posso ir abatendo o financiamento com a Caixa para diminuir a taxa de juros durante a obra?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Eric

Oi, Eric! Acho que você precisa consultar o seu banco porque o financiamento só começa após o recebimento das chaves. Você pode fazer um teste acessando o app da Caixa, ou mesmo, o app Habitação. Lá você tem a opção de verificar esses adiantamentos. Se estiver disponível, você poderá fazer. Caso não esteja, vale guardar esse dinheiro e começar a amortizar assim que começar. Com isso, você poderá diminuir muitas parcelas. Vou te indicar um vídeo bem legal que explica como: https://www.youtube.com/watch?v=2kfNsNFOK6U

HUMBERTO F. ARAUJOreply
at

Ola , boa tarde , assinei com a C.E.F. no ano passado e pago boletos de INCC, mas além da porcentagem desse ano estar de fato alto , a duvida é como realizar o calculo exato da cobrança do INCC , pois gostaria de saber exatamente a fórmula de cobrança. Obrigado

3M Marketingreply
at
– In reply to: HUMBERTO F. ARAUJO

Olá, Humberto. A fórmula é a seguinte: saldo devedor × % INCC mensal + o saldo devedor = valor corrigido. Imagine que falta 100 mil para quitar o imóvel. Se o INCC for de 0,5%, corresponde a 500,00. Após isso, esses 500,00 devem ser divididos pelas parcelas restantes.

Marco Antonioreply
at

Comprei faz 1 ano, estou pagando as parcelas para a administradora e ainda não assinei com a caixa e a obras estão com muita demora.
Será que terei problemas de receber o apto no prazo informado em contrato ?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Marco Antonio

Provavelmente, Marco! Verifica se essa administradora possui algum relacionamento com a Caixa. Se tiver, o prazo de entrega não pode ultrapassar 6 meses do planejado ou a empresa é multada e a Caixa pressiona pela entrega.

Karolinyreply
at

Olá!
Assinei contrato com a construtora em novembro de 2020. Eles disseram que até junho de 2021, no máximo, seria feito o financiamento com a CEF, só que já estamos em fevereiro de 2022 e agora que começaram a atualizar os documentos para iniciar o processo. Quando assinei, a taxa de juros estava baixa, cerca de 2%. Hoje chega a 9%. Isso vai impactar muito no valor da parcela, no saldo devedor, nos juros… Enfim, na dívida total. A construtora diz que a demora é por causa da quantidade mínima de contratos para entrar no crédito associativo. Mas se demoraram tanto, muito mais do que falaram, saio prejudicada. Há algo que eu possa fazer em relação a isso? Obrigada desde já!

3M Marketingreply
at
– In reply to: Karoliny

Oi, Karol! Tudo bem? Acredito que não terá o que fazer quanto a isso, pois creio que os juros que serão válidos são o da assinatura com a Caixa. Porém, pode ser interessante você ir à agência em que tem contato e verificar pessoalmente.

Kelle Torresreply
at
– In reply to: Karoliny

Bom dia! É baseado na lei e é legal a cobrança de Incc sobre o repasse da caixa no crédito associativo? Mesmo isto estando em contrato consigo fugir? Estou pagando Incc na parcela de entrada e sobre o valor do repasse, fora a evolução da obra! Todo mês, e o valor está subindo muito.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Kelle Torres

Oi, Kelle! Sim, a cobrança de INCC tem base legal, e se está em contrato, acreditamos que não há muito o que fazer. Pode ser que valha a pena tentar negociar com a construtora. De toda forma, indicamos que consulte um advogado para analisar os termos do contrato e as condições da compra em si.

EVERALDO MUNIZ DOS SANTOSreply
at

Depois que eu há assinei meu contrato se financiamento com a Caixa Econômica pelo sistema price , essas parcelas do financiamento podem aumentar mesmo depois de já ter assinado o financiamento

3M Marketingreply
at
– In reply to: EVERALDO MUNIZ DOS SANTOS

Em algumas situações pontuais pode aumentar. Por exemplo, em 2022 teve aumento porque, segundo a Caixa, houve aumento na inflação e do juro, refletindo em uma “alta pequena” de inadimplentes.

Rui r Evangelreply
at

adquiri um imóvel na planta , preenchi os requisitos da CAIXA e o contrato já foi assinado, no entanto a SPE responsável pelo projeto está me obrigando a assinar PROCURAÇÃO outorgando plenos PODERES para , entre outros atos nocivos ao comprador : ” vender, ceder e transferir, compromissar, anuir, alugar ou por qualquer outra forma, alienar ou onerar, a quem quiser, pelo preço cláusulas e condições que convencionar, inclusive em causa própria, neste caso pelo valor não inferior ao valor venal estabelecido pela Prefeitura Municipal, sendo que se for em causa própria, poderá inclusive transferir através de doação ou mesmo como dação em pagamento. ”
MAS NA VIGÊNCIA NÃO ESTÁ EXPLÍCITO QUE COM O TÉRMINO DA OBRA E DESLIGAMENTO DO SEU FINANCIAMENTO CAIXA JUNTO A INCORPORADORA E CONTRUTORA A PROCURAÇÃO PÚBLICA FIRMADA PERDE AUTOMATICAMENTE O SEU VALOR, ISTO ESTÁ CORRETO ?
=> DA VIGÊNCIA : A presente procuração faz se necessária em virtude da construtora figurar como Fiadora da(s, o, os) Outorgante(s) junto a CEF., e, ficará automaticamente extinta/revogada com a quitação total dos débitos junto à Incorporadora, Fiadora e/ou Construtora e junto à Caixa Econômica Federal e demais órgãos públicos.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Rui r Evangel

Oi, Rui! Faz um pouco de sentido, se a construtora é fiadora. No entanto, eu indico que você verifique com um advogado, afinal, é preciso explicar em que condições a empresa poderá tomar essas atitudes(“vender, ceder, alugar”).

Fabiana Oliveirareply
at

Gostaria de saber como proceder, se a parcela referente ao juros de obra ultrapassar o valor máximo estipulado para pagamento das parcelas do financiamento junto a CEF?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Fabiana Oliveira

Olá! Caso o valor tenha ultrapassado 2% do valor do imóvel, vale a pena fazer uma visite a agência de contratação para verificar porque está acontecendo.

Déborareply
at

Em quanto tempo a averbação do Habite-se junto à Caixa acontece? Ainda estou pagando Juros de obras e já recebi as chaves. Meu vencimento é dia 19 de cada mês. Recebi as chaves dia 28/05. O valor do juros para o dia 19/06 já estava lançado. Será que para 19/07 já vai ser a parcela do financiamento?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Débora

Olá, Débora! Não acho que tenha algo a ver com o Habite-se, pois se já recebeu as chaves e já fez a vistoria, na teoria poderia se mudar. Se estiver pagando a taxa de evolução de obra, pode ser que seja abatido quando começar a pagar o financiamento. No entanto, precisa analisar o caso. A melhor coisa a fazer é ir até a sua agência para esclarecer.

WILLIAM EDUARDO PASSOSreply
at

Ola estou para fechar um negocio de um apartamento na planta,e pelo credito associativo,dei um valor de entrada e parcelei o restante em 30x de 670 com correção sobre o incc e 36x de 260 pos chave com correção de igmp +1 minha duvida é se esses valores podem almentar muito?
Eles tambem me falaram que o incc é cobrado só sobre o saldo devedor da entrada esta correto?

3M Marketingreply
at
– In reply to: WILLIAM EDUARDO PASSOS

Oi, Willian! Esses índices dependem de diversos fatores, incluindo mercado. Porém, posso te dizer que podem sim aumentar bastante, ou não, dependendo desses fatores. Na teoria, se é em cima do saldo devedor, é pra diminuir conforme vai pagando, mas normalmente não é assim que acontece. Eu tenho um amigo que parcelou em 36x, começou pagando 385 e terminou pagando 600. Vale ficar de olho e até perguntar a construtora uma média para ficar preparado.

samuelreply
at

Olá, tenho uma duvida, comprei meu apartamento a 1 mês fiz credito associativo e o financiamento será pela caixa, eles me liberar um “x” valor, pode ocorrer que no dia da entrega que eles forem pagar o financiamento pra a construtora eles digam que não iram mais pagar esse “x” valor que será pago outro valor menor e o restante eu tenho que pagar? Se sim, o que devo fazer para impedir isso?

3M Marketingreply
at
– In reply to: samuel

Oi, Samuel! Na teoria, não é para ser pago nada a mais, em relação ao valor do imóvel. A sua compra é realizada ali, no momento da assinatura do contrato, por isso não cabe essa adição de valor. Quando você compra, a Caixa financia, normalmente, 80% do valor, e o restante você paga a construtora, mas tudo isso é feito no momento da compra e não da entrega. Se você comprou na planta, pode ser que seja necessário pagar a taxa de evolução de obra, durante a construção, parando quando você recebe as chaves, pq nesse momento você paga a parcela do financiamento. Se há outro tipo de cobrança no recebimento das chaves, eu desconheço.

Taísareply
at

Olá!
Comprei um apartamento onde usei meu FGTS como entrada e financiei a diferença com a Caixa Econômica. Tenho que pagar INCC?

Taísreply
at

Boa noite!
Comprei um apartamento, onde a entrada foi parte do FGTS e o saldo restante financiado pela CEF. Gostaria de saber se tenho que pagar a taxa de INCC.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Taís

Oi, Taís! Acho que você fala da taxa de evolução de obra, certo? Esse valor se refere aos custos que a Caixa repassa para a obra. Se é essa taxa, tem que ser paga sim. No entanto, se não for a evolução de obra, que ocorre quando há compra na planta e deve ser paga até a entrega das chaves. Acredito que não deve ter outra incidência de INCC, se você não parcelou a entrada do imóvel. Vale consultar o banco.

Ramonreply
at

Comprei um imóvel na planta, estou pagando a entrada a aproximadamente 1 ano e ainda não fui chamado para assinar nada na Caixa,sendo que já existem pessoas que adquiriram depois de mim e já assinaram,isso é normal? Assinei apenas com a construtora,

3M Marketingreply
at
– In reply to: Ramon

Olá, Ramon! Indico que você vá até à agência para verificar se não houve nenhum problema no seu contrato. Normalmente, o prazo é de até 90 dias. Vale verificar se ocorreu algum problema.

Luciana Batistareply
at

Olá, após a entrega das chaves a construtora esta enviado cobrança de INCC ref ao saldo devedor ( valor já financiado com a caixa, no modelo crédito associativo – minha casa minha vida) . Não devo mais nada a construtora e no decorrer do pagamento da entrada os valores já haviam sido corrigidos, a cobrança agora eles alegam ser após a assinatura com a Caixa até a emissão do habite-se, detalhe a obra atrasou, ( 11 meses). Minha dúvida é se essa cobrança é válida dentro da lei? Se podem cobrar ref ao período de atraso? E o pagamento é nos termos e condições da construtora, visto que avisaram apenas agora com valores em torno de 20.000, onde mesmo parcelado em 10x, supri um alto valor daninha renda que jaxesta comprometida com o financiamento do imóvel.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Luciana Batista

Oi, Luciana! Esse é um assunto muito delicado. Na teoria, se as cobranças são em relação a um período de atraso na obra, os valores deveriam ser ressarcidos. No entanto, a pandemia foi um período atípico e pode haver justificativa viável. A melhor coisa é consultar um advogado, pois é preciso analisar diversos aspectos, como contratos envolvidos.

Ingrid Santosreply
at
– In reply to: Luciana Batista

Olá Luciana, tudo bem? Você conseguiu resolver o seu problema em relação a cobrança de INCC inesperada? Estou passando pelo mesmo problema, logo agora próximo a entrega das chaves do apartamento. A construtora não me avisou sobre esses valores e estou desesperada com a situação. Você entrou com advogado? conseguiu alunar a cobrança? teve alguma indenização? Obrigada, Ingrid

heriveltonreply
at

em se tratando de parcelamento da entra superior ao prazo de entrega das chaves, como fica essa parcela?

3M Marketingreply
at
– In reply to: herivelton

Herivelton, como o parcelamento foi um acordo seu com a construtora, você precisará cumprir conforme contrato. Se o prazo ultrapassa a entrega das chaves, isso quer dizer que você pagará o financiamento para o banco e a parcela da entrada para a construtora (que inclusive pode ser acrescida pelo INCC). Afinal, foi uma forma de facilitar a compra do seu imóvel.

Elizonete Silvareply
at

O que significa o período de ”data corte”, quando não podemos financiar? Obrigada!

3M Marketingreply
at
– In reply to: Elizonete Silva

Oi, Elizionete! Não sei bem a que se refere, pode ser interessante conversar com alguém do setor de financiamento imobiliário do banco. Se você tentou financiamento e não foi aprovado, essa “data corte” pode ser os seis meses que você precisa aguardar para fazer uma nova solicitação. Se não for isso, pode ser interessante consultar a agência.

Guilherme Peixotoreply
at

Boa tarde , tudo bem ?

Adquirir um apartamento na planta , escolhi uma construtora e um empreendimento que fosse multibanco, pois tenho um bom relacionamento com Itaú e Santander , pois bem faz um ano que estou pagando a entregada e fomos avisado que o a construtora conseguiu com a caixa o molde de crédito associativo, eu sou obrigado a financiar meu imóvel com a caixa ? Ou posso continuar pagando a entrada normalmente com a correção do INCC , e quando as chaves forem entregas eu financiar no meu banco ?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Guilherme Peixoto

Oi, Guilherme! Acredito que seja possível sim. Pesquisa sobre portabilidade de financiamento imobiliário, onde você pode transferir as operações de um banco para outro. A melhor coisa a fazer, é aguardar e consultar a instituição de sua preferência, saber sobre juros e outros detalhes importantes.

Gyrlenereply
at

É normal a construtora ter acesso a minha conta, e entra e fazer transferência pra ela? Ela diz que a caixa deposita o valor ela tem que pega pois é o valor do engenheiro, isso está certo? Por favor me ajuda …

3M Marketingreply
at
– In reply to: Gyrlene

Oi Gyrlene, acho que deve estar cadastrado como débito em conta, isso acontece em muitas contas recorrentes, e talvez o seu esteja configurado assim. A melhor coisa a fazer é ir até a sua agência para entender melhor o que acontece.

Vitor Ferreirareply
at

Olá!
Como posso saber qual o número mínimo de unidades para entrada da construtora no crédito associativo? O corretor disse que já estão, porém gostaria de comprovar antes de entrar para evitar o pagto de juro entre a assinatura e a “aprovação” do financiamento da construtora com a caixa.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Vitor Ferreira

Oi, Vitor! Para conseguir essa informação você pode ver com a agência que a construtora está trabalhando. De toda forma, sempre que você vai financiar e que o banco já iniciou o processo é necessário ir até à agência com a documentação.

Vitor Ferreirareply
at

Se compro um apartamento na planta de 300 mil reais, que se enquadra no crédito associativo, o valor de ato e o valor que pago durante a obra será abatido do saldo devedor? E o saldo devedor “congela” no período de obras? Por exemplo, neste mesmo apartamento de 300 mil, dou 50 mil no ato e 50 parcelas totalizando 50 mil até a entrega. Meu saldo devedor será de 200 mil?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Vitor Ferreira

Olá, Vitor! São algumas questões diferentes, mas irei tentar responder. O valor que você paga como entrada será sim abatido no valor total do imóvel (saldo devedor), no entanto, a taxa evolução de obra não será abatida na dívida. Sobre o saldo devedor congelar, é isso mesmo. O financiamento só começa a ser pago após o recebimento da chave. Assim, só começará a pagar o saldo devedor, com a diminuição do valor da entrada e financiado em parcelas conforme contrato com o banco, quando receber o apartamento.

Jaquelinereply
at

Boa tarde, existe alguma possibilidade de na hora de entregar as chaves, a Caixa não financiar?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Jaqueline

Oi, Jaqueline! Não entendi bem. A construtora tem contato direto com a Caixa? Às vezes ocorre uma espécie de parceria, onde o empreendimento é aprovado e o financiamento é mais prático em relação aos processos. Uma forma de saber isso é você indo até a agência e verificando se seu nome é aprovado e o valor que pode financiar, com isso ok, o imóvel só precisa estar de acordo com as regras da vistoria do banco.

Victorreply
at

Bom dia. Eu e minha noiva assinamos com a construtora em junho/21 e fomos chamados pra assinar com a Caixa em nov/22 (17 meses). É legal essa demora? O incc ficou exorbitante.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Victor

Oi, Victor! O normal é em torno de 45 a 90 dias, por isso, indico que procure entender a razão da demora e se isso afetou de alguma forma o valor que vocês pagaram. Vocês estavam pagando a taxa de evolução de obra antes do contrato assinado com a Caixa? Se não, melhor, porque pode acontecer mensalmente.

Daniela Silvareply
at

Compramos um imóvel, firmando junto a construtora 20% do valor do bem como entrada.
Sendo financiado pela Caixa Econômica 80% do valor do bem.
Assinamos com a construtora em junho/19 optando por parcelar a Entrada. Em julho/ 2020 assinamos o financiado com o banco, quitando o valor da entrada junto a Construtora. Pagamos evolução de obra, e com previsão de entregas das chaves a Construtora está cobrando retroativo de INCC do valor total do imóvel. Essa cobrança está correta? Ao pagarmos a entrada, esse reajuste de INCC foi mencionado pela construtora que seria somente nas parcelas de entrada.
Após a assinatura com a Caixa, devemos pagar o INCC?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Daniela Silva

Oi, Daniela! Aconselho você a dar uma olhada no contrato e ver se ele fala algo sobre isso. Você também pode ir ao banco para entender melhor o que aconteceu. A taxa de evolução pode ter parâmetros do INCC, mas essa cobrança retroativa depende de alguns aspectos. Se houve algum atraso por parte da construtora e isso acarretou nessa cobrança retrativa, acredito que há como recorrer. Portanto, analise o contrato e veja a razão para o atraso e assim consulte um advogado se quiser averiguar se há como recorrer.

Ricardo Soares Costareply
at

Olá, comprei um imóvel na plana pagando a entrada a vista, tenho que pagar o INCC? A compra foi no crédito associativo ao qual já assinei com a caixa.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Ricardo Soares Costa

Oi, Ricardo! Na verdade, a taxa de evolução de obra pode ter parâmetros do INCC. Se for nisso, está correto. De toda forma, analise bem o contrato para ficar de olho em qualquer irregularidade.

Ricardo Soares Costareply
at
– In reply to: 3M Marketing

Obrigado pela resposta rápida! Fiz uma análise e foi cobrado o INCC no saldo devedor de repasse CEF, conforme a caixa repassa os valores o INCC decresce e o valores mensais de envolução de obra sobem.

Alyne Macedoreply
at

Olá boa Tarde!
Tudo bem?
Minha dúvida é o sobre ITBI e ESCRITURA, o valor do ITBI é passado somente durante assinatura com financeira?
O ITBI tem desconto no primeiro imóvel? Quais as formas de pagamentos do ITBI?
Sobre a escritura, qual o prazo para efetuar o pagamento?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Alyne Macedo

Oi, Alyne. Vou tentar responder tudo aqui. As regras do ITBI podem variar conforme o município, portanto, sugiro que consulte diretamente.
1. O mais comum é ser passado o valor até 30 dias após dar entrada no processo compra, pago após o registro do contrato no cartório. Depende também do processo e formato de compra. (pode verificar a aliquota do município e o valor venal do imóvel (consultado pela inscrição do imóvel) e fazer o cálculo para ter uma noção do valor).
2. O desconto no ITBI ocorre em casos de financiamento pelo SFH e em programas do governo, como o Minha Casa Minha Vida, mas depende das regras do município. Normalmente a forma de pagamento é apenas a vista, como em SP, mas Fortaleza acredito que parcela, por isso reitero que consulte o município.
3. O prazo do pagamento da escritura, normalmente, é 30 dias após a data do registro de compra e venda do imóvel.

Denisreply
at

Eu sei que a TR está atrelada as parcelas de evolução de obra, mas o INCC não, disse a gerente da caixa economica. Eu disse que iria entrar com chamado na defensoria pública da união por juros abusivo, e ela logo mandou um argumento se desculpando tentando explicar com mais afinco sobre as taxas e devidos aumentos, para que eu não abrisse esse chamado. Até poque eu falei a ela que iria abrir esse chamado porque na hora da negociação, foi informado que a parcela não ultrapassaria os 30% da renda para não comprometer o orçamento do cidadão, e agora juntando a parcela de obra mas a entrada parcelada, está beirando os 45%, isso é puro desreipeito ao cidadão. Deixo a pergunta, a defensoria pública resolve mesmo essa questão???

3M Marketingreply
at
– In reply to: Denis

Oi, Denis! Vale consultar um advogado. No entanto, acredito que o comprometimento de 30% da renda se refere ao que foi fechado com o banco. A parcela da entrada e a evolução de obra são consideradas duas coisas diferentes e só uma delas é do banco, portanto, apenas ela é considerada na regra dos 30%. Mas ressalto que pode consultar um advogado para verificar.

Kelliany Pedro de Oliveirareply
at

Olá, estou em processo de financiamento e o meu corretor falou que primeiro preciso ir na Caixa pra assinar lá e depois ir na construtora pra pagar a entrada isso é verdade? Será que o certo não é eu ir primeiramente na construtora saber o que estou comprando e depois fechar com a Caixa?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Kelliany Pedro de Oliveira

Oi, Kellany! Se está comprando na planta, o ideal é que verifique todo o projeto, localização e detalhes antes de financiar. No entanto, acho que o corretor indicou que você fosse ao banco para confirmar se conseguirá o financiamento e se está com toda documentação ok.

Guilhermereply
at

Bom Dia
Estou querendo financiar um imóvel na planta e gostaria saber como descobrir se este empreendimento está sendo financiado pela caixa econômica

3M Marketingreply
at
– In reply to: Guilherme

Oi, Guilherme! Tem grande chance disso acontecer, afinal, apenas bancos públicos participam do crédito associativo. Outra forma de fazer isso é entrando em contato com a construtora responsável, pois eles normalmente possuem uma empresa correspondente bancária e sabem informar isso em uma conversa pelo WhatsApp ou ligação.

Mylena Benicio Martinsreply
at

Olá,
Assinei com a CAIXA em Fevereiro/2020 (Programa Minha Casa Minha Vida) e agora em Março/2023, próximo ao período de entrega das chaves, a construtora está me cobrando INCC sobre o saldo devedor do financiamento (CAIXA). Paguei mensalmente as parcelas devidas a construtora com reajuste de INCC, junto a isso paguei as parcelas de evolução de obra, porém não esperava essa cobrança de INCC sobre o saldo financiado, sendo um valor de R$30.820.
Há alguma lei que me respalde quanto a irregularidade da cobrança feita pela construtora?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Mylena Benicio Martins

Mylena, acredito que o valor de INCC a ser pago só pode reincidir sobre a entrada parcelada ou financiada, no entanto, peço que verifique com um advogado.

Leonardo David de Matosreply
at

Passando aqui para agradecer. Fiquei muito satisfeito com as respostas que foram dadas. Minhas dúvidas foram todas esclarecidas apenas lendo as perguntas e respostas.
Quanta sabedoria, Parabéns! Que tudo de bom se realize em sua vida. Obrigado mesmo

thiagoreply
at

bom dia, assinei o contrato de compra e venda com a construtora em 04/21 e na caixa em 05/21. Não parcelei a entrada. Devo pagar INCC para construtora? a obra está sendo entregue daqui 30 dias.

3M Marketingreply
at
– In reply to: thiago

Olá, Thiago! Na teoria, se a entrada foi paga a vista, não sofre ajuste de INCC. Caso haja essa cobrança, sugiro verificar o contrato assinado com a construtora.

Rubensreply
at

Eu não paguei o total com a construtora, e as chaves são em 2025. Crédito associativo, ao que parece. Ocorre que eu estou ganhando 10x mais do que ganhava antes, e eu posso, até 2025, quitar com recursos próprios, sem financiamento com a caixa. Posso ignorar a caixa (que está procurando os moradores pra já fechar contrato de financiamento, através de uma empresa parceira) e não assinar nenhum financiamento….e matar o valor total com recursos próprios antes da entrega das chaves?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Rubens

Rubens, existe a possibilidade, mas é preciso tratar direto com a construtora e ver as possibilidades.

Luis Silveirareply
at

Boa noite! A construtora pode me obrigar a contratar o financiamento já no ato da assinatura do contrato de venda (quando faço o pagamento do sinal)? Isso é comum de ser previsto em imóveis na planta que usam crédito assoaciativo?

3M Marketingreply
at
– In reply to: Luis Silveira

Oi, Luis. Acredito que sim, pois a venda se refere ao valor total do imóvel, e como parte disso será pago com financiamento, provavelmente, vai precisar assinar com o banco primeiro ou em simultâneo. Pode ser interessante ir até o banco verificar a necessidade disso.

Leave a reply