Casal em sofá na casa nova

Quanto deve ser a renda para financiar um imóvel?

Comprar uma casa própria é um dos principais sonhos dos brasileiros. Mas muitos acreditam não ser possível e pensam bastante no quanto deve ser a renda para financiar um imóvel, por isso, nós explicamos melhor aqui.

Aqui você vai saber como funciona o financiamento, o que precisa para conseguir financiar o imóvel e qual a renda minima para conseguir. Acompanhe.

Como funciona o financiamento?

O financiamento imobiliário é uma das principais opções para a compra do primeiro imóvel, mas realmente pode facilitar muito a vida de quem não conseguiu juntar o dinheiro necessário para comprar à vista.

O banco funciona como um intermediário, que empresta o dinheiro para pagar boa parte do imóvel ao comprador e você fica devendo ao banco o valor emprestado, que receberá em prestações.

Normalmente os financiamentos têm longa duração, em média de 30 anos, mas depende do acordo que você pretende fazer sobre a quantidade de parcelas.

O valor financiado possui juros e o banco lucra por meio deles..

Os valores da parcela, facilidade de pagamento, limites permitidos para o financiamento, prazo, juros acrescidos, limite de valor do imóvel e duração de contrato pode ser diferente de banco para banco, privado ou público.

Mas o que eu preciso para financiar um imóvel no banco?

A Caixa econômica Federal é uma das principais instituições bancárias utilizadas para financiamento, assim cerca de 65% dos financiamentos no Brasil têm ela como responsável.

Os bancos, normalmente, financiam cerca de 50 a 90% do valor do bem, porém depende de várias coisas, por exemplo, se você é funcionário da rede privada ou rede pública.

Veja a documentação necessária para o financiamento aqui.

Qual a renda mínima para conseguir financiar um imóvel?

Para conseguir financiar um imóvel, não existe uma regra de valor de renda, mas existe outra regra: a regra de 30%. Ela se refere ao valor mensal da parcela, que não deve ultrapassar o correspondente a 30% do valor da renda mensal da família.

Então, desta forma, a regra acaba restringindo a faixa de preços e protegendo a instituição financeira.

Um ponto importante: não é apenas o que ganha que é avaliado na hora de comprar um imóvel, mas sim se quiser adicionar renda de outras pessoas da casa, é possível para conseguir aumentar a renda total.

Com isso, permite que a família possa comprar um imóvel com valor de compra mais alto.

Você pode fazer uma simulação de financiamento online pelos dois principais bancos:

Caixa Econômica

Banco do Brasil

Quanto deve ser o valor da entrada do imóvel?

Para financiar um imóvel, você precisa entender, que mesmo que o banco financie, ele não financia o valor completo.

Então é fundamental que tenha dinheiro para a entrada, que vai influenciar também no valor das parcelas mensais a serem pagas. Assim, quanto maior o valor dado como entrada, menor será a parcela do financiamento.

A maioria dos bancos cobra uma média de 10 a 30% do valor como entrada, mas além das parcelas serem menores, os juros também serão.

Essa entrada não é paga ao banco, mas sim ao vendedor do imóvel, pois como falamos anteriormente, a instituição parcela dentre 50% e 90% do valor total, sendo o resto sua responsabilidade. 

Para escolher o banco é importante analisar alguns pontos:

Se você já é cliente, o processo de aprovação de crédito pode ser mais fácil;

Quando não é cliente, as taxas de juros podem ser maiores.

É preciso se planejar financeiramente, por isso, nós separamos algumas dicas. Veja aqui.

Agora que você já sabe que quanto ganha não tem relação com a aprovação do financiamento, veja também sobre o crédito associativo da Caixa Econômica Federal.

Deixe seu comentário