documentos para financiamento de imovel- homem com documentos

Quais são os documentos para financiamento de imóvel? Veja aqui

Uma das principais dúvidas para quem vai realizar o sonho da casa própria é a respeito dos documentos para o financiamento de imóvel. Por isso, hoje nós vamos listar toda a documentação necessária. 

Diferenças sobre o tipo de financiamento

Sim. Dependendo da modalidade e de algumas características do imóvel, a documentação exigida pode ser diferente.

Caso o imóvel que você vá comprar já tenha um dono, ou seja, seja um imóvel usado, as documentações se tornam mais complexas, porque além dos documentos do comprador, a documentação do vendedor também precisa estar toda separada.

Quando o financiamento é de um imóvel na planta, tudo se torna mais simples. Normalmente, a construtora indica o banco para o financiamento e a agência já tem tudo. Então só precisa da documentação dos compradores.

Todos os bancos pedem a mesma documentação para o financiamento de imóvel?

Normalmente sim, pois a documentação já é bem ampla e se tiver que acabar tendo que separar algo a mais você terá prazo.

  • Documentos do comprador pessoa física;
  • Documento de identidade (RG, CNH) podendo ser documento profissional (CRM, CREA, CRA, OAB etc.);
  • Comprovação de Situação Cadastral (CPF) Caso use o documento que já tenha não é necessário apresentar o CPF;
  • Comprovante de Renda (últimos três meses);
  • Comprovante de residência, de preferência no nome do proponente (Conta de água, luz, telefone etc.);
  • Comprovante de Estado Civil (certidão de nascimento, casado e averbada caso divorciados).

Documentos de comprador pessoa física se for usar o FGTS

Além dos documentos informados acima, é necessário levar mais alguns, caso vá usar o FGTS como entrada. Que são:

  • Certidão Conjunta de Débitos Federais, emitida pelo site da Receita Federal;
  • Declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega vigente, se for o caso, com recibo e folha de rosto;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com cópia de todas as páginas preenchidas e folha de rosto;
  • Extrato do FGTS, atualizado, datado, carimbado e original, expedido por uma agência da Caixa Econômica Federal, caso o banco não seja a CEF;
  • Comprovante de residência dos últimos três meses;
  • Caso a pessoa seja casada, o IRPF do cônjuge também deve ser apresentado.

Documentos de comprador pessoa jurídica

  • Estatuto social ou contrato social original com todas as últimas alterações feitas;
  • Certidão de Regularidade do FGTS(CRF)
  • Certidão Negativa de Débito do INSS;
  • Certidão de Quitação de Tributos Federais;
  • Além desses documentos, os documentos dos sócios podem ser solicitados.

Documentação do vendedor pessoa física

  • Documento oficial de identificação;
  • Comprovação de Situação Cadastral (CPF);
  • Certidão conjunta de débitos federais;

Vendedor pessoa jurídica

  • Documento de identificação do representante legal;
  • Cartão CNPJ;
  • Contrato Social ou Estatuto Social original com todas as últimas alterações contratuais e estatutárias;
  • Documento de constituição com alterações registradas.
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial;
  • Ata da última eleição, se for o caso;
  • Cópia de Certidão negativa de débitos estaduais e municipais;
  • Carta com reconhecimento de assinatura.

Documento para imóvel novo (extra)

  • Certidão Negativa de Ônus Reais;
  • Registro de Título de Propriedade;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações;
  • Certidão Negativa de IPTU;
  • Registro de pagamento do TCA;
  • Alvará de utilização ou habite-se;
  • Planta baixa;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável pela obra;
  • Averbação da Construção no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Opção de compra e venda preenchida;
  • Certidão de Enfitêutica.

Documentos para imóvel usado (extra)

  • Título de propriedade registrado;
  • Certidão Vintenária (20 anos) negativa de ônus atualizada;
  • Certidão Negativa de Ônus Reais;
  • Certidão Negativa de Débitos do IPTU;
  • Caso imóvel em condomínio fechado, certidão negativa de débito de taxa condominial;
  • Cópia de comprovante de pagamento da taxa de cadastro e avaliação;
  • Opção de compra e venda preenchida corretamente, de forma legível, assinada e datada pelos interessados;
  • Caso o imóvel seja financiado por outro banco, é necessário apresentar a declaração de saldo devedor.

Então, deu para compreender? Caso precise de ajuda, nós da Triiio podemos ajudar no processo de compra e venda do início ao fim. Fale conosco

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