Saiba como funciona o processo de venda do imóvel e as documentações exigidas – passo a passo

Muitas pessoas têm dificuldade com a parte mais burocrática que envolve a compra e venda de imóveis. Para mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças, nós elaboramos um passo a passo do processo para você entender direitinho e ficar livre de problemas.

Processo de escolha

Esse processo requer atenção, mesmo se falamos de compra para morar ou para investir.

Nas duas situações você precisa analisar detalhes como localização, budget, infraestrutura, quantidade de quartos e cômodos desejados, por exemplo.

Aqui damos algumas dicas de como escolher o imóvel ideal para morar.

Verifique se o imóvel possui infiltrações ou algum problema que será preciso ajustar.

Assim você faz os orçamentos de reformas necessárias para negociar o valor, como também se as contas e impostos estão em dias.

Também é importante checar a documentação do imóvel, se está tudo nos conformes.

O processo de análise de documentação necessita de cuidados

Imóvel

Registro de imóvel

Este documento comprova a situação do imóvel, de forma exata.

Então, fique atento para não receber contratos ou outros documentos no lugar dela, afinal, esses documentos não chegam a apresentar todas as informações necessárias.

Com essa mesma certidão, você comprova a condição do imóvel junto aos órgãos responsáveis e não corre riscos posteriores a compra.

Certidão de Ônus Reais

O termo mais usado é Matrícula do Imóvel, porém também pode ser chamado de Certidão de Propriedade, Certidão de Inteiro Teor ou Certidão de Registro.

Funciona como o documento mais completo sobre o histórico e como um Registro de Identidade, portanto nela há informações muito importantes, como por exemplo, se a propriedade está hipotecada ou penhorada.

Acima de tudo, comprova todos os dados da sociedade.

Outras informações contidas no documento são:

  • Localização precisa;
  • Proprietários atuais;
  • Averbações;
  • Transmissões;
  • Escritura de compra e venda e ;
  • Demais informações que constem no livro de registro de cartório.

Esta é a certidão mais importante para transações imobiliárias.

Certidão de Quitação Fiscal e Enfitêutica


Com esta certidão você fica ciente das informações relativas ao imóvel e a regularidade fiscal sobre ele, através da matrícula (número de inscrição de imóvel).

Declaração de Quitação de Obrigações Referentes ao Condomínio

Caso o imóvel esteja situado em um edifício ou condomínio fechado, essa certidão deve ser solicitada para comprovar que não resta nenhuma conta aberta para a unidade a ser vendida.

Após os documentos serem obtidos, inicia-se outra etapa do processo.

Taxa de ITBI

A taxa de ITBI corresponde a 2% do valor do imóvel e deve ser paga à SEFIN (Secretaria de Finanças) do município onde o imóvel está localizado.

Promessa de Compra e Venda ou Recibo de Sinal

Para compra através de financiamento, o documento é obrigatório.

Ele é conhecido como sinal de garantia, principalmente porque a transação exige um valor de entrada.

Registro de Escritura em Cartório

Realizado no cartório de notas, é o último passo para a transferência do imóvel.

Trata-se de  um rito em que o tabelião lê o documento, em voz alta, e colhe a assinatura das partes envolvidas.

A compra só será reconhecida ao passar por esse processo.

Documentação do proprietário do imóvel

Uma consulta prévia sobre as situações civil, financeira e judicial do proprietário é importante, porém não é obrigatória, assim, é necessário ficar atento a esses pequenos detalhes.

Documentos obrigatórios:

  • RG;
  • CPF
  • certidões de nascimento ou casamento e;
  • Certidão de Interdição e Tutela.

Certidões Judiciais (verificar se há ações em nome do proprietário que impeçam ou prejudiquem a compra);

É necessário analisar com a certidão de casamento se precisa da anuência da esposa, se o proprietário for divorciado e com filhos, e verificar se o imóvel é um bem de herança.

O processo pode ser complicado, por isso, ter a ajuda de profissionais especializados é uma ótima saída para evitar transtornos que possam acontecer por falta de conhecimento e experiência. Caso precise de ajuda para comprar seu novo imóvel, entre em contato conosco e fique longe de qualquer problema.


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