FGTS na compra de imóvel

Como usar o FGTS na compra de imóvel: saiba tudo aqui

Ter a casa própria ainda é o principal sonho do brasileiro. É fácil de entender por que, afinal, além de ser uma grande conquista, pode ser a garantia de um futuro mais tranquilo e sem aluguel. Se esse é o seu sonho, saiba que o seu saldo no FGTS pode ajudar. Descubra aqui, como usar o FGTS na compra de imóvel.

Vantagens e desvantagens de usar o FGTS na compra de imóvel

Existem algumas vantagens na hora de usá-lo, veja quais são:

Vantagens:

Ajuda na quantia de entrada da casa própria;

Como o FGTS rende muito pouco estando na conta, pode ser muito mais vantajoso usar como entrada em um bem importante, para comprar o imóvel a vista ou para a redução de parcelas.

Se para você é difícil guardar uma quantia considerável para a entrada, usar o FGTS pode ser muito mais vantajoso.

Desvantagens

Existe apenas uma desvantagem ao usar o FGTS, mas ela só acontece se você não tiver um planejamento financeiro, pois em caso de ficar desempregado, não terá o FGTS para ajudar nesse período.

Como usar o FGTS no financiamento

O FGTS pode ser usado de três formas diferentes no processo de compra de imóvel.

1. Para juntar o valor do FGTS ao montante para a compra à vista
2. Abatendo o valor do FGTS de parte das prestações, adiantando uma quantidade de parcelas. No entanto, nesse caso, o financiamento precisa ter sido feito pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Podendo reduzir até 80% das parcelas em 12 meses contínuos.
3. Usar como liquidação ou amortização do saldo devedor. Funciona mais ou menos como a segunda opção, no entanto, envolve parcelas inteiras ou quitação do saldo devedor total.

Regras para usar o FGTS

Para conseguir usar o FGTS na compra do imóvel existem algumas regras, que vamos listar logo abaixo.

1. Ter pelo menos três anos de lançamentos de FGTS. Isso não quer dizer que precisa vir de apenas uma empresa, mas sim sob o regime do fundo. Independente do tempo e empresa, ou seja, mesmo que você tenha trabalhado um ano em 2015 e o resto em 2020, ainda tem direito.

2. Não pode ter outro financiamento registrado no SFH em todo território nacional.

3. O FGTS só pode ser usado em financiamento de mesma titularidade ou coobrigado. Ou seja, não pode usar o seu FGTS em financiamentos para terceiros, apenas se tiver participando.

4. Outra exigência é não ter nenhum imóvel em área urbana residencial em seu nome, ser usufrutuário, cessionário ou mesmo promitente comprador, situado na mesma cidade que vive ou trabalha, região metropolitana ou nos limites do município.

5. Se for usar o FGTS para saldar a dívida ou amortizar nas parcelas o pagamento deve estar em dias no momento da solicitação.

Também existem regras para o imóvel quanto ao uso do FGTS

O imóvel precisa ser para fim residencial e estar em área urbana;

Só pode usar o FGTS se comprar o imóvel como finalidade de moradia;

Existe um prazo de pelo menos três anos para que um imóvel, sendo terreno ou estar em construção, possa ter o FGTS usado novamente;

Antes de aprovar o uso do FGTS será vistoriado para comprovar que o imóvel esteja habitável e sem vícios na construção;

O imóvel pode ser avaliado em até R$1.500.000,00 (regra para todos os estados).

Agora que você já sabe como funciona usar o FGTS para a compra de um imóvel, quer conhecer os melhores imóveis do estado? Acesse aqui.

Deixe seu comentário