Por que investir em imóvel na planta é vantajoso? Descubra aqui

Segundo o Secovi-SP, em 2018, mais precisamente em fevereiro, o mercado imobiliário teve um crescimento de mais de 80% comparado ao mesmo período do ano anterior.

As ofertas têm crescido bastante também, mas você sabia que comprar um desses imóveis é uma boa opção de investimento? Neste post, nós vamos explicar porquê e em quais detalhes você deve ficar atento.

O termo imóvel na planta refere-se à modalidade de compra de propriedades enquanto em projeto junto a incorporadora ou construtora, ou seja, imóveis ainda não construídos por completo.

Menor custo

Imóveis na planta custam menos por alguns fatores como, viabilizar o projeto, compra antes da valorização e pela própria compra antecipada.

Valorização

Essa com certeza é a maior vantagem da compra de imóveis na planta, afinal, imóveis costumam aumentar entre 20 e 40% do seu valor do momento de lançamento do projeto até a finalização da construção.

Se estivermos falando de regiões em crescimento, essa valorização aumentará mais ainda com o passar dos anos.  

É preciso investir com segurança

Há milhares de construtoras e imobiliárias com ofertas de imóveis na planta, no entanto, é necessário avaliar bem antes de fazer o investimento.

Existem muitos processos tramitando na justiça e PROCON contra incorporadoras e imobiliárias, por isso, é preciso tomar cuidado antes de escolher que imóvel comprar.

Busque informações, procure saber de quem está comprando para evitar problemas no futuro, coisas como atraso na entrega da obra, cobrança de taxas indevidas e troca de materiais entre o descritivo do projeto e a construção.

Tempo certo

Você também precisa estar atento ao momento certo do mercado. Ninguém se arrepende de comprar um imóvel para investir, porém, muitos se arrependem de vender um imóvel no tempo errado.

Fique atento às mudanças do mercado e as previsões, afinal, às vezes esperar mais um pouco para vender pode ser mais vantajoso.

Analise bem

Nem toda compra na planta é vantajosa, é necessário fazer uma análise sobre vários aspectos antes de escolher o imóvel. Esses são alguns detalhes que precisam ser bem estudados:

  • Diferenciais da construção;
  • Tipologia e;
  • Localização.

Localização

Imóveis em regiões em ascensão são uma ótima opção, principalmente se você comprar logo no início.

Alguns bairros acabam se tornando bons centros comerciais com a chegada de shoppings, supermercados e empresas para os valorizar mais ainda.

Se ficar claro que os bairros vizinhos têm pouca possibilidade de expansão, é um bom sinal. Porém a região também precisa ser pesquisada.

Garantia

Outra vantagem da compra na planta é a garantia que algumas construtoras dão para os imóveis recém construídos, diferente de imóveis mais antigos.

Pelo código do consumidor, o dono do imóvel tem três modelos de garantia após a entrega da obra nas seguintes condições:

Noventa dias para solicitar pequenos ajustes como torneiras, portas, válvulas, dentre outros problemas que podem ser consertados de imediato.

Outra garantia é a com o prazo de um ano para problemas mais complexos, desde que não sejam causados pelos moradores, como infiltrações, vazamentos ou encanamentos.

A última garantia tem o prazo de cinco anos e é relacionada a defeitos maiores e que abalam a estabilidade e segurança do imóvel, coisas como estrutura comprometida, riscos de quedas de elevador e alagamentos.

Além da construtora, procure pesquisar sobre o histórico dos arquitetos e engenheiros envolvidos, assim, seu investimento estará mais seguro.

Menos preocupação

Imóveis novos não precisam de manutenção com a mesma frequência que imóveis mais velhos, inclusive para o processo de venda.

Outro detalhe importante é o uso de tecnologias mais avançadas nas instalações, materiais, o estilo contemporâneo e detalhes inovadores.

Veja também nosso post sobre financiamento de imóveis na planta.

Como todo e qualquer investimento, imóveis na planta requerem estudo e pesquisa e pouca empolgação e mais racionalização. Por isso, é muito importante contar com a ajuda certa! Uma boa opção é a consultoria imobiliária para auxiliar na escolha dos melhores investimentos no mercado imobiliário na atualidade.

Deixe seu comentário