fachada de predio

O que é fachada de prédio e o que pode alterar?

Após a compra é comum que proprietários queiram modificar a fachada de prédio de alguma maneira, como pintar da cor que preferir, adicionar elementos, ou mesmo, construir ou quebrar algo. 

No entanto, esse assunto pode gerar inúmeras dúvidas e problemas, pois existem alguns aspectos presentes no código civil e na própria convenção do condomínio a serem considerados.

A questão é que dependendo da dimensão do ajuste, a mudança pode gerar desconforto para os demais moradores do seu prédio e até prejuízo para o seu bolso

Mas não se preocupe. Nesse texto explicamos tudo que pode ser considerado fachada, e o que dizem as normas, para que você fique ciente do que pode fazer e como fazer, para que não tenha nenhum problema futuro.

Boa leitura!

O que é fachada de prédio?

A fachada de prédio é toda a área exposta à vista dos passantes na rua, ou mesmo internamente, o que faz com que o condomínio possua um visual harmônico e padrão. A fachada pode ainda ser divida em duas partes:

Fachada externa: Referente a frente, laterais e parte de trás do prédio

Fachada Interna: Diz respeito a corredores, hall de entrada, porta de apartamento, escadarias, garagem, salões, etc.

Regras sobre alterações na fachada

De acordo com o artigo 1336 do Código Civil:

“São deveres do condomínio – III não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas”

Tenha sempre em mente que o visual externo do imóvel é a primeira coisa a ser notada por um possível comprador, mas também podem deixar o imóvel com aspecto de bagunçado. Além disso, morar em um lugar bonito e agradável faz total diferença na qualidade de vida. 

Vejamos lista de alterações proibidas em relação às fachadas de prédios:

Varandas:

  • Porta;
  • Cor das paredes internas e externas;
  • Forro ou teto;
  • Cor e modelo de grade ou parapeito;
  • Fechamento com vidros ou grades;
  • Cor da tela de proteção;
  • Películas de proteção nos vidros;
  • Toldos;
  • Ar-condicionado.

A maioria dos condomínios também proíbe: estender roupas na varanda, guardar bicicleta, colocar vasos ou objetos que possam despencar. Pelo mesmo motivo de poluição visual para quem ver de fora.

O que é proibido em fachada de prédio?

Mas afinal, o que é considerado alteração de fachada?

É tudo aquilo que modifique a forma e a cor do ambiente, seja algo permanente ou não. É claro que você pode por um móvel na sua varanda, um quadro ou enchê-la de plantas, contanto que não cause constrangimento ou poluição visual para a imagem do imóvel.

Proibições em relação à fachada:

  • Instalar antenas ou miniantenas parabólicas;
  • Trocar janelas ou vidro (cor e o modelo são definidos pela Convenção);
  • Fechar a área de serviço;
  • Alterar cor ou textura das paredes de fora do apartamento.

Áreas comuns

  • Trocar a porta de entrada do apartamento;
  • Alterar a abertura da porta de entrada do apartamento (as portas devem sempre abrir para o lado de dentro por uma determinação de segurança do Corpo de Bombeiros);
  • Pintar ou decorar o hall de entrada dos apartamentos e;
  • Pintar ou alterar a decoração do hall de entrada do condomínio.

Em edifícios cujo portão é parte do projeto arquitetônico alterá-lo constitui mudança de fachada. Isso ocorre normalmente em edifícios antigos ou tidos como históricos.

Em edifícios comuns, em geral, a troca de portões não constitui alteração da fachada.

Multas em caso de desobediência

Em caso de infração das regras contidas na Convenção de condomínio, é de responsabilidade do síndico ou administradora notificar o morador da infração e exigir uma mudança de comportamento.

É importante que essa notificação seja feita o mais rápido possível para não acarretar problemas por conta de “negligência” do assunto.

Se o morador não acatar a notificação, o mesmo poderá ser multado de acordo com o Código Civil (art 1336 e 1337).

Em casos extremos a infração pode chegar a uma ação judicial. Mas tal decisão deverá ser tomada em assembleia com aceitação da maioria dos moradores.

Agora que você está ciente sobre seus direitos e deveres em relação a alterações na fachada de prédio, é o momento de vigiar a si mesmo e aos demais moradores em prol da harmonia e boa convivência.

Quer se inteirar sobre os mais diversos assuntos que regem as normas de convivência em condomínios? Então acompanhe nosso Blog.

Será que você sabe tudo acerca da Lei do Silêncio? Confira nessa leitura:

Deixe seu comentário