Quitar financiamento com consórcio é uma boa ideia?

A facilidade faz com que muitas famílias brasileiras recorram ao financiamento para adquirir um imóvel. No entanto, as taxas de juros podem aumentar consideravelmente o valor da aquisição final. 

O que faz com que muitas pessoas acabem procurando outras alternativas para quitar a dívida, entre elas quitar o financiamento por meio de um consórcio.

Continue a leitura para saber como acontece e se você tem direito a um financiamento. 

Quitar o financiamento é muito difícil?

Antes mesmo de falar sobre pagar um financiamento, é importante entender como ele funciona desde o início.

O financiamento de imóveis é uma das formas mais comuns que os brasileiros recorrem para comprar a casa ou apartamento dos sonhos. Isso acontece porque não são todas as famílias que podem comprar imóveis à vista ou esperar durante anos para juntar o dinheiro necessário.

Sendo assim, o financiamento exige uma quantia de entrada que é paga ao vendedor, em seguida é feita uma espécie de empréstimo com sua Instituição Financeira para pagar o imóvel.

Dessa forma, todos os meses você paga as parcelas do financiamento. O valor dessas parcelas depende do valor de entrada e também do tempo de divisão. Por exemplo, um financiamento de 30 anos possui parcelas menores, no entanto, demora mais tempo para quitá-lo.

Por outro lado, um financiamento de 10 anos possui parcelas maiores, mas você se livra da dívida mais rápido.

Existem ainda reajustes anuais e outras taxas específicas que variam caso a caso, mas que você precisa se manter atento para não ser pego de surpresa.

Como funciona o consórcio?

O consórcio também é uma forma bastante comum de compra de imóveis no Brasil. Trata-se de uma espécie de poupança compartilhada, em que nela você paga parcelas mensais no valor total do bem que deseja. Depois disso, mensalmente uma pessoa é sorteada para receber o valor total e poder comprar o que deseja.

Independente do mês que você for sorteado, se no início, meio ou fim do acordo, você precisa continuar pagando as parcelas até todos serem sorteados. É uma união de sorte com planejamento financeiro.

No geral, o consórcio possui taxas bem menores que o financiamento, mas você pode demorar anos para receber as chaves do apartamento ou pode receber no terceiro mês que entrar no consórcio, por exemplo.

Posso usar a carta de crédito para quitar o financiamento?

A urgência de morar em um lugar que pode chamar de seu é grande. No entanto, muitas famílias acabam se sentindo prejudicadas após anos pagando o financiamento, isso porque os juros do contrato aumentam significativamente o preço da aquisição final.

No Brasil, os juros anuais de um financiamento podem chegar a 16,17% ao ano. Nesse contexto, quitar o financiamento com um consórcio é uma forma garantida por lei para quitar o financiamento e se ver livre das taxas abusivas.

Sendo assim, você pode usar a carta de crédito de um financiamento em seu nome para pedir o abatimento dos juros já que vai está pagando a dívida antecipada. Neste tipo de transação, você pode economizar até 60% do valor que gastaria ao final da aquisição.

Por exemplo, se você precisou de um empréstimo de 400 mil para seu financiamento, mas precisa de 250 mil para quitar a dívida com a carta de crédito, acaba economizando 150 mil que pagaria apenas de juros e taxas.

Quem pode usar a carta de crédito?

1. O financiamento deve ter sido feito após o ano de 2009 (ano em que a lei entrou em vigor).

2. Os dois contratos, financiamento e carta de crédito, devem ser referentes ao mesmo imóvel.

3  A contemplação pode ocorrer por meio de sorteio ou lance.

4. A empresa responsável pelo consórcio e a sua Instituição Financeira devem concordar com o acordo.

5. A quitação do consórcio com a carta de crédito deve está prevista em contrato.

6. O bem quitado deixa de ser um financiamento e passa a ter contrato de consórcio até sua aquisição.

7. A carta de crédito deve possuir valor igual ou superior ao do bem financiado.

Está procurando o apartamento dos sonhos em Fortaleza? Então você precisa conferir as opções da Triiio.

Deixe seu comentário