10 tendências de moradia que você precisa conhecer

Algumas tendências de moradia já vinham muito fortes nos últimos anos, no entanto, com a pandemia muitas coisas mudaram e se complementaram. Hoje, nós vamos trazer as tendências de moradia que você precisa conhecer.

Se você está pensando em mudar de hábitos, mas não sabe, por onde começar, leia este texto até o fim. Nele, além de conhecer diferentes tendências, você ainda vai ganhar algumas dicas de como se adequar a elas. Boa leitura!

1. Casas compactas

Apartamentos com menos de 50 m² são tendência no mercado imobiliário que chegam com força na nossa capital.

Os apartamentos Smart são um novo estilo de moradia e atendem a diferentes perfis de pessoas, que priorizam planta inteligente, excepcional localização, com toda infraestrutura de serviços, lazer e entretenimento, ao redor, sem precisar tirar o carro da garagem, proporcionando assim maior mobilidade e praticidade no dia a dia.

Há um amplo público com perfil para este novo tipo de moradia, tais como: jovens universitários, casais sem filhos e pessoas da terceira idade que encontram nos apartamentos smart a oportunidade de morar em bairros valorizados e passar menos tempo no trânsito.

Empresários que trabalham fora de suas cidades e preferem maior conforto e privacidade, encontram nos smarts home a alternativa aos hotéis e querem aliar a praticidade ao conforto, sem abrir mão da sofisticação.

O novo tipo de moradia já era tendência nas maiores capitais do mundo, como Nova York e Londres, e agora, o modelo vira uma das principais escolhas do brasileiro.

Você pode até pensar que o espaço deva ser um empecilho, isso até você perceber que o gasto com limpeza e manutenção será bem menor, se comparado com apartamentos enormes. 

Além disso, a facilidade para vender ou alugar seu imóvel é grande, já que a procura por este tipo de moradia é crescente. Isso sem contar que o investimento é bem menor, já que você vai precisar de menos mobília, menos cômodos para iluminar e decorar.

#dica: o estilo minimalista cai super bem neste tipo de moradia, além de sofisticado e econômico, essa decoração ajuda a ampliar espaços.

2. Mobilidade

Tempo gasto com direção faz total diferença na vida de uma pessoa ocupada, que podia estar adiantando suas demandas enquanto vai para o trabalho.

Com a evolução da tecnologia, surgiram novas formas de locomoção, principalmente as facilitadas por aplicativos, e as mudanças de comportamento das pessoas com relação ao uso do carro têm estimulado algumas empresas a desenvolver soluções que se adéquam a este novo momento vivido no mundo inteiro. 

Se estendermos ainda mais nosso olhar, aplicativos de carro compartilhado dentre outras facilidades diminuem a emissão de combustível no meio-ambiente, o que ajuda a prevenir impactos ambientais.

3. Escritório em casa

Com a pandemia, foi necessário que muitos profissionais precisassem mudar seu ambiente de trabalho. Indo dos habituais escritórios para um espaço em casa.

Embora muitos possam ter tido dificuldade de se adaptar no início, muitos outros gostaram da ideia e não querem mais voltar, afinal, você fica livre do trânsito e não perde tempo se locomovendo.

Por isso, escritórios em casa se tornaram uma forte tendência. Além disso, muitas empresas podem optar por manter o home office devido à diminuição dos custos percebidos nesse período.

Dessa forma, muitas pessoas vão preferir imóveis que possuam um espaço para um escritório.

E não foi só os escritórios que passaram a fazer parte das casas brasileiras, o “cantinho dos estudos” e a minibiblioteca também foram adotados. 

A questão é: quando se faz tarefas profissionais e atividades de lazer e descanso no mesmo ambiente, no caso o doméstico, é preciso haver, no mínimo, cômodos diferentes destinados à cada uma delas.

A organização também não sai de pauta quando o tema é escritório doméstico. Existe um método chinês chamado Feng Shui que usa técnicas de decoração e organização para harmonizar a energia dos ambientes. O método usa cores e disposição de objetos para tornar seu lar um lugar agradável e pacificador.

#dica: se você ficou interessado no método Feng Shui, assista à série chamada “Ordem na Casa” da Netflix. Nela Mari Condo ensina a técnica Feng Shui, na prática de forma dinâmica.

4. Urban jungle

Muitos designers e arquitetos incluíam fazendas urbanas em seus projetos futuristas, mas o que parecia estar em um futuro muito distante, se tornou uma realidade, antes mesmo do esperado.

Por conta da necessidade de conviver com a natureza e o fato de estarmos limitados ao espaço do condomínio e até de nossas casas, a ideia de urban jungle se tornou muito forte.

As urban jungles são decorações que incluem plantas e a natureza, de maneira geral, em residências. A ideia é proporcionar bem-estar e aconchego no ambiente de casa, mas com as sensações que apenas as plantas podem trazer.

O aumento da preocupação com a sustentabilidade também foi um fator crucial para isso.

Além disso, as plantas trazem diversos benefícios para os humanos, mas têm se tornado cada vez mais raras nas cidades, por isso, a saída é trazê-las para dentro de casa.

E se você for uma entusiasta da jardinagem pode experimentar também as hortas domésticas. Com elas você pode plantar espécies frutíferas ou leguminosas, e se alimentar do que você mesmo planta, como folhas, raízes e pimentas. O importante é optar por espécies que não ocupem muito espaço e fáceis de cultivar.

5. Internet das coisas

A automatização também continua sendo uma forte tendência para as residências. Isso acontece porque trará diversos benefícios, além de que, cada vez mais, a tecnologia está presente em nosso cotidiano e consequentemente em nossos lares.

Os eletrodomésticos já estão vindo com a possibilidade de ser controlados por dispositivos como smartphones e assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistent. Por isso, podemos afirmar que é apenas uma questão de tempo para que possamos controlar tudo literalmente a distância das mãos ou da voz.

Além da automatização, as pessoas também buscam cada vez mais eletrônicos e eletrodomésticos mais atualizados e tecnológicos, como TVs com inteligência artificial, por exemplo.

É nítido que a tecnologia está ganhando cada vez mais espaço em nossa rotina, mas calma, isso não é de se assustar. Na verdade, é totalmente esperado, pois, enquanto tarefas braçais e repetitivas são automatizadas, ganhamos tempo para nos dedicar ao que importa de verdade, como trabalho, família e até lazer.

6. Espaços abertos e integrados

Já é bastante utilizado e, inclusive, tem se tornado um artigo valioso em imóveis atualmente.

Os espaços abertos e integrados promovem mais iluminação, ventilação e melhor aproveitamento de espaços, além disso, deixam o ambiente com aspecto mais amplo.

Todos esses detalhes fazem com que a integração dos ambientes seja uma tendência mais forte ainda para os próximos anos.

Em um primeiro momento você pode estranhar a ausência de paredes nos cômodos. No entanto, quando se acostumar você vai amar a facilidade que é passar de um comodo para outro sem dificuldade, além de economizar na energia, já que um único ponto de luz bem posicionado pode iluminar todo o ambiente.

Mas claro que neste tipo de moradia um design utilitário faz toda a diferença, pois alguns móveis podem servir como divisas para separar a cozinha da sala e a sala do quarto, por exemplo.

As cores e a decoração também precisam está bem harmonizadas para não causar poluição visual.

7. Coliving

O coliving já é muito comum em outros locais como nos Estados Unidos, Canadá e Europa, e tende a crescer muito no Brasil nos próximos anos.

O Coliving é um movimento com a ideia de compartilhamento, que pode ser desde uma casa até ideias valores e interesses, mas nesse caso, falamos de moradia.

Assim, o coliving é um lar compartilhado, ou seja, as pessoas podem alugar quartos, porém os outros ambientes do imóvel, como sala, cozinha e banheiros, serão compartilhados.

A ideia é muito popular entre jovens universitários que precisam sair da casa dos pais para estudar, mas ainda não possuem estabilidade financeira para bancar sozinhos um apartamento.

Dessa forma, eles dividem o aluguel com amigos ou até desconhecidos. Com disciplina e organização o coliving pode ser uma experiência econômica muito agradável.

8. Academia em Casa

As academias são ambientes propícios ao contágio pelo novo coronavírus, por isso precisaram ser fechadas durante a pandemia.

Mas isso não significa que as pessoas deveriam ficar sem fazer atividade física, muito pelo contrário. 

Em artigo publicado na revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, pesquisadores relataram, após analisar pacientes com Covid-19, que treinos aeróbicos contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e a mortalidade decorrente do vírus.

Portanto, as pessoas começaram a se exercitar em casa e criar espaços próprio para a prática de atividade física. 

Geralmente, este ambiente está na varanda ou no terraço, o importante é ser um local ao ar livre com incidência de luz natural. 

É fato que o espaço doméstico para atividades físicas não possui os mesmos equipamentos que as academias, mas alguns são essenciais como: bola de pilates, halteres, bicicleta ergométrica, tapete de yoga entre outros.

Além de criar academia em casa, muitos condomínios passaram a ter suas academias e espaços para atividades físicas ocupados. Portanto, comece a ver com outros olhos os imóveis com esse ambiente, antes de comprar seu novo lar. 

9. Área de Lazer

A pandemia apenas antecipou o que já era previsível: a tendência de que as pessoas resolvam o máximos de demandas possível sem precisar de deslocar. 

E o lazer também é inserido nessa nova dinâmica. Ao invés de precisar se deslocar para a academia, praça ou clube de piscina, com uma área de lazer, é possível ter acesso a tudo isso apenas alguns andares abaixo.

Dessa forma, você otimiza seu tempo e aumenta a qualidade de vida, já que não precisa esperar férias, feriados ou fim de semana para relaxar um pouco, basta fazer isso ao fim do expediente.

10. Coworking

É fato que algumas pessoas não se adaptam ao trabalho em home office por inúmeros motivos. Mas isso não significa que elas precisam estar inseridas em um ambiente engessado como o das grandes empresas. 

É pensando nisso que surge o conceito de Coworking. O novo modelo funciona como uma estação de trabalho compartilhada por pequenas empresas e freelancer. 

No entanto, alguns imóveis mais modernos passaram a trazer esse ambiente para dentro do condomínio, onde os moradores podem levar seu notebook e trabalhar em um ambiente apropriado. 

Os ambientes costumam ter uma decoração estimulante, ser confortáveis e descontraídos, se comparados com escritórios tradicionais.

Essas são as principais tendências para agora e para os próximos anos. Você quer uma moradia inteligente, que proporcione tudo que sua família precisa? Fale com a gente.

Deixe seu comentário