casal tocando em projecao smart

11 Soluções inteligentes para casas e apartamentos

Para otimizar espaços reduzidos, tornar nossas vidas mais práticas ou para melhorar nossa qualidade de vida estão surgindo diversas soluções inteligentes para nossas casas. Aqui nós separamos soluções inteligentes que podem facilitar muito nosso dia a dia. Acompanhe. 

O que é um imóvel inteligente?

Um imóvel inteligente além de confortável e tecnológico deve ser prático e sustentável. Através do design, decoração e uso integrado de dados, você consegue otimizar o tempo enquanto sua casa faz coisas básicas para você, como programar o ar, as luzes, cuidar da limpeza e segurança.

Uma casa com design inteligente deve facilitar a vida das pessoas através dos formatos, cores, texturas e tudo que envolve o processo de criação de um novo produto.

Por isso, além de bonito aos olhos deve ser também útil e fácil de entender. 

Quando você traz esse conceito para dentro de casa, você vê aos poucos seus hábitos mudando e seu olhar sendo treinado para enxergar soluções onde ninguém mais vê.

Separamos algumas das soluções mais simples para você começar a trazer a decoração inteligente para sua vida. São mudanças pequenas e fáceis que fazem toda a diferença.

Confira 11 soluções inteligentes para aplicar na sua casa ou apartamento: 

1. Conceito de espaço aberto

O conceito de espaço aberto é simples, um ambiente sem muitas paredes ou sem parede nenhuma integrando cômodos.

Ele tem sido muito utilizado, principalmente em espaços menores.

É uma forte tendência que já está no mercado há alguns anos e a ideia é dar a impressão de espaço mais amplo e confortável.

Essa configuração tem algumas vantagens:

Melhora a convivência 

Um ambiente aberto promove uma maior socialização das pessoas na casa, incentivando diálogos mais facilmente.

Ampliação do espaço

Ela é perfeita para apartamentos compactos, pois aumenta a sensação de espaço, bem como mantém a casa arejada.

Ligação entre área interna e externa

Pode promover ligação entre área interna e externa, entre sala e varanda.

Economia 

Proporciona maior luz natural e consequentemente economia, além de permitir que as pessoas dentro da casa apreciem a vista da varanda.

2. Móveis funcionais

Seja para imóveis menores ou para dar mais função aos móveis, passou a ser uma grande tendência. 

Alguns exemplos desses móveis versáteis são a cama baú, sofá cama, armários embutidos, nichos e prateleiras, mesa dobrável e móveis planejados.  

Com eles você dá mais de uma funcionalidade para o mesmo móvel e ainda consegue ocupar pouco espaço.

 3 – Estante embaixo da escada

O que define uma casa inovadora é a criatividade. Sabe aquele vão inutilizado entre a escada e a parede? Pois é, ele daria uma ótima estante. Você pode usar para colocar seus livros, fotos ou decoração. Essa opção, além de chamar atenção das visitas pela sua ousadia, também é uma ótima aliada para sua organização.

4 – Escritório na Varanda

A varanda é aquele lugar onde aproveitamos para descansar ou apreciar a vista, também é normal usar a varanda para receber os amigos mais íntimos. No entanto, uma forma criativa de usar a varanda é instalando seu escritório nela. 

Para isso, você precisa de um espaço um pouco maior, além de uma proteção contra sol e chuva. Mas os benefícios são muitos, dentre eles aproveitar a iluminação e a ventilação natural, além do privilégio de trabalhar de frente para uma vista de tirar o fôlego.

5. Jardim vertical

O jardim vertical também é uma tendência do mercado imobiliário.

As cidades perdem muito da área verde com a urbanização, bem como falta espaço em nossas casas e apartamentos.

Por isso, o jardim vertical é uma ótima solução para trazer a natureza para perto, possibilita o aumento da umidade do ar, reciclagem de gases tóxicos, diminuição da temperatura ambiente e da poluição sonora.

6 – Portas de Correr

Portas de correr são a nova tendência do design de interiores. Antes exclusividade de closets e banheiros, hoje, as portas de correr dominaram a casa toda. Pois, além de silenciosas e clean, são super práticas e inovadoras. O ideal é que você as use para dividir a sala de estar da sala de jantar ou ainda da cozinha.

7 – Luzes e cores clean

As cores possuem um grande poder na decoração. Luzes e cores claras são capazes de iluminar a ampliar o ambiente, além de transmitir tranquilidade, limpeza e harmonia. Outra importante característica é que com paletas clean, você pode dar destaque a outros itens da sua decoração.


8. Smart home

O conceito de smart home vem se tornando cada vez mais comum no mercado, sobretudo porque torna o dia a dia das pessoas mais prático, seguro e confortável.

Ele envolve o uso de tecnologia em itens convencionais, conectados a internet e que podem ser controlados pelo seu smartphone.

Alguns desses produtos são os que possuem smart displays, máquinas de lavar, lâmpadas, fechaduras, câmeras de segurança e demais dispositivos e equipamentos que se conectam a internet e que possibilitam serem controlados pelo seu smartphone.

9 – Minimalismo

O minimalismo, assim como uma paleta clean, é capaz de ampliar e iluminar os ambientes, além de facilitar o deslocamento pelo lugar, organização e limpeza. O minimalismo é um estilo muito elegante e sofisticado, além de sustentável, se bem aplicado.

10. Robô aspirador

O robô aspirador também está entre as invenções mais práticas dos últimos anos.

Não precisa ter alguém controlando e você pode deixá-lo ligado quando sai para trabalhar e quando chegar a casa vai estar aspirada.

Eles possuem sensores que evitam que batam em obstáculos paredes e caiam em escadas, assim a conservação do equipamento está garantida.

Para alguns modelos é possível programar, ou seja, você escolhe os dias e horários que ele deve trabalhar, isso é bom para quem não quer limpar enquanto está em casa e não quer esquecer de ligar.

Nos mais avançados há o mapeamento, que coleta dados do ambiente desenhando a planta do cômodo, por exemplo.

Assim eles se programam para fazer o melhor caminho nesses ambientes.

11. Eletrodomésticos multifuncionais

Equipamentos multifuncionais são aqueles que possuem mais de uma função, assim você não ocupa tantos espaços com diversos eletrodomésticos guardados sendo pouco utilizados.

Alguns exemplos são os fornos de embutir com função grill e micro-ondas, além de assar os alimentos.

Também há a máquina de lavar e secar, processadores multifunções que podem ser liquidificador e espremedor de frutas.

Nós somos o que moramos, por isso é tão importante que exista um pouco de nós em cada detalhe da nossa casa.

Então porque fazer uma decoração apenas bonita se você pode fazer uma útil?

Agora só resta você encontrar o espaço ideal para pôr em prática tudo que aprendeu neste post. 

Sendo assim, a Triiio oferece as melhores opções de imóvel de alto padrão em Fortaleza. Acesse nosso site e conheça.

Veja também:

Deixe seu comentário