familia na natureza

Conheça o Eusébio; uma das melhores cidades para se morar no Ceará

Diversas famílias estão saindo da correria da capital e escolhendo morar no Eusébio, então nós resolvemos falar um pouco mais sobre esse tesouro para morar e investir que fica aqui pertinho de Fortaleza.

Maior índice de IFDM do Norte Nordeste

Dentre os 5.471 municípios existentes no Brasil, o Eusébio está no ranking dos 100 com maior índice de desenvolvimento do Norte – Nordeste, de acordo com o FIRJAN.

O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) é um índice divulgado pela Federação Das Indústrias Do Rio De Janeiro, criado no ano de 2008 e possui base em três áreas fundamentais para o desenvolvimento humano: saúde, educação e emprego e renda.

Além do índice FIRJAN, o Eusébio também possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

A população do Eusébio cresceu cerca de 12,9% da população entre 2010 e 2018. Possui cerca de 52.880 habitantes, segundo o IBGE.

Eusébio ou Fortaleza?

Segurança

A administração do Eusébio criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública. Foi o terceiro município a fazê-lo, atuando em conjunto com as Polícias Militar e Civil e Ministério Público e da Justiça.

Além disso, o município foi o quarto a implementar uma assessoria Especial Sobre Drogas para prevenção e combate às drogas.

Ou seja, o município se preocupa com a segurança mesmo com um índice de criminalidade muito menor que o de Fortaleza.

Custo-benefício

O município está em constante crescimento nos últimos anos, principalmente no que diz respeito à expansão de imóveis e propriedades na região.

E ainda com o valor do m² bem mais acessível do que nos bairros nobres de Fortaleza, assim possui uma relação de custo benefício melhor, já que o padrão de vida é bem superior, enquanto o valor de compra do imóvel é mais acessível.

Qualidade de vida

Como os índices de IDH e IFDM demonstram, os índices de saúde, educação e emprego e renda são os melhores do estado.

Por isso, quando sentir que precisa de um lugar mais calmo, longe de toda a correria da cidade, com área verde em abundância e alto índice de desenvolvimento, sua mais próxima e melhor opção é o Eusébio.

Trânsito

Apesar da distância relativamente maior, o trânsito no Eusébio não é caótico como o de Fortaleza.

Possibilitando que a ida para o trabalho, caso seja em Fortaleza, e a volta para casa sejam mais tranquilas.

A grande maioria dos Fortalezenses (70%) já consideram que o trânsito é o grande problema urbano, além do estresse de ficar uma hora parado por conta das obras e buracos nas vias.

A ida a lugares convenientes, como farmácias, supermercados, restaurantes etc. serão bem mais rápidas e práticas.

Grande potencial de valorização

Como a região está em constante crescimento, e possui características que apontam sua valorização como a infraestrutura, poder aquisitivo dos moradores, qualidade de vida e retorno financeiro rápido, tudo indica que nos próximos anos o Eusébio se tornará a cidade preferida para morar no estado. 

O que fazer em Eusébio?

Como já dissemos no início do texto, uma das vantagens de se morar no Eusébio é que o município possui lazer completo e vários pontos turísticos dignos de muito lugar aclamado por aí. 

Dois estabelecimentos já conhecidos pelo público são o Café do Sertão e Lá na Roça, que já possuem mais de 18 anos de atuação.  Esses dois estabelecimentos oferecem um cardápio e um ambiente tipicamente cearense.

Outro lugar bacana, dessa vez para quem gosta de aventuras é o Ponopoint BTK Eusébio Parque Natural Ecológico que oferece serviços de Caiaque, passeio de barco e até mesmo Stand UP. 

E para quem tem filhos, por exemplo, o Polo de Lazer do Eusébio é uma ótima opção. O espaço possui quadras de futebol, de vôlei e pista de skate.

Dicas de polos gastronômicos para você conhecer no Eusébio: 

  • Parrilla 040: esse é para os fãs de churrasco! E um churrasco tipicamente Argentino.
  • Chico do Caranguejo: em todo lugar tem um e no Eusébio não é diferente. Um restaurante de frutos-do-mar perfeito para encontrar com os amigos.
  • Cabana – Carnes e Pizza: perfeito para quem vai em grandes grupos e que nunca sabe escolher entre pizza e carne.
  • Centro das Tapioqueiras: o lugar mais conhecido entre os viajantes de carro. Uma parada certa para quem quer deliciar-se com uma boa tapioca. 
  • Empório Pasto & Pizza: lugar que tem de tudo um pouco, afinal, é cafeteria, pizzaria, padaria, confeitaria e restaurante.  

Além desses lugares que já citamos aqui, o Eusébio possui vários pontos históricos e lindas formações naturais. Dois deles são: 

  • Lagoa da Precabura

Situada entre Fortaleza e Eusébio, a Lagoa da Precabura é o maior espalho d’água da Região Metropolitana de Fortaleza.

Além disso, o local é bastante conhecido pelas dunas e também pela presença de Carnaúbas, tipo de palmeira presente no nordeste. 

É um local perfeito para quem busca conexão com a vegetação e garantir diversão para a família inteira. 

  • Rio Pacoti

Um dos pontos turísticos mais lindos de Eusébio, o Rio Pacoti é um dos mais importantes cursos d’água da Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza. 

E você pode conferir isso de pertinho, já que é possível realizar passeios de barco e outras atividades relacionadas no Rio Pacoti.

Praias perto de Eusébio?

Águas Belas

A apenas 40 minutinhos de carro de Eusébio, via CE-040, está situada, no município de Cascavel, a praia Águas Belas. 

O mais interessante dessa praia é a formação de vários ancos de areia na maré baixa, que fazem com que sujam algumas piscinas naturais em meio ao mar. 

Ah, é possível também fazer passeios de buggy nas dunas, já que são muitas. 

Morro Branco

Levante a mão quem nunca ouviu falar na praia de Morro Branco! Pertinho de Eusébio, a praia de Morro Branco está situada no município de Beberibe.

Ela é simplesmente conhecida como uma das praias mais bonitas do Ceará e sim, já foi cenário de muitas novelas e filmes nacionais e internacionais.

Além de possuir uma areia muito fininha e falésias avermelhadas, a vista é linda. 

Em torno de 1h e 15 min de carro você consegue chegar na Praia de Morro Branco também pela CE-040. 

A praia também fica no município de Cascavel, logo, não se distancia de Eusébio 

Praia das Fontes

A Praia da Fontes também é uma boa opção para quem um lugar para se divertir com a família e amigos pertinho de Eusébio, a menos de 70 km do município de Eusébio via CE-040.

A praia  possui características únicas, com falésias de areia vermelha e fontes de água doce. Além disso, esse ponto turístico é ideal para quem busca tranquilidade, já que não há muitas construções ao redor. Uma maravilha, não é mesmo?

No mais, o Eusébio é o local perfeito para você e sua família construírem ótimos momentos, com pontos turísticos ao redor e muitas praias. Sonho de muita gente, não é mesmo? 

Se você ficou interessado no assunto ou quer saber um pouco mais sobre outros bairros de Fortaleza ideais para morar, confira também nosso conteúdo com 6 bairros nobres de Fortaleza

9 Comments

Join the discussion and tell us your opinion.

Guilherme felipe biagioni da silvareply
at

Gostei muito dessa cidade quero alugal casa ate certo valor

3M Marketingreply
at
– In reply to: Guilherme felipe biagioni da silva

Olá, Guilherme! Conseguiu alugar já? Se não, fala com a gente!

Alexandre Rodriguesreply
at

Tem emprego para area de saude com facilidade gostaria muito de morar ai???

3M Marketingreply
at
– In reply to: Alexandre Rodrigues

Olá, Alexandre! No Ceará e no Eusébio tem muitas oportunidades, mas sugiro que você pesquise no mercado de trabalho antes de tomar a decisão.

Aline senareply
at

Quero mim mudar par aí e ter um ponto comesial saudável como conseguir um ponto e casa ou apartamento por perto

3M Marketingreply
at
– In reply to: Aline sena

Entra em contato com a gente, Aline! Clica aqui e vai direto em nosso WhasApp: https://api.whatsapp.com/send/?phone=5585982000020&text=Ol%C3%A1+sou+visitante+do+site+da+TRIIIO+e+gostaria+de+tirar+algumas+duvidas&app_absent=0

davidreply
at

que saudades daí..morei 10 anos nesta cidade…quem sabe não volto

Vera Lúciareply
at

Gostaria de alugar casa em Euzébio com bastante quintal. Moro no Rio e estou mudando nessa próxima semana para Fortaleza e vi em Euzébio uma ótima opção.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Vera Lúcia

O Eusébio é um município muito bom. É Uma ótima escolha!

Leave a reply