Cuidados-ao-alugar-imóvel-direto-com-o-proprietário

Cuidados ao alugar imóvel direto com o proprietário, sem imobiliária

Muitas pessoas acham que alugar através de uma imobiliária é um desperdício, mas só pensam isso até que um problema aconteça. Nós vamos listar aqui alguns cuidados que precisa ter, caso esteja pensando em alugar direto com o proprietário.

A paciência é amiga da razão

Embora você esteja super empolgado para alugar um apartamento ou casas, ou mesmo, está no prazo limite para entregar o imóvel atual, não se precipite.

Essa precipitação é a responsável por deixar detalhes passarem, além de atrapalhar uma análise mais aprofundada e racional do local.

Lembre-se de procurar o que tem disponível no mercado com atenção e cautela para não deixar uma oportunidade melhor passar.

Com uma imobiliária você pode fazer uma busca mais apurada com a assistência de um consultor de imóveis.

Cuidado com a falta de itens no contrato

É preciso ficar atento ao contrato de locação. Enquanto a imobiliária observa todos os detalhes da Lei do Inquilinato, alugando com um proprietário, alguns detalhes importantes podem faltar.

Observe se não há nada que considere abusivo, ou se você tem deveres demais enquanto o locador não tem.

Lembrando que qualquer problema, você terá que resolver direto com o locador, enquanto na imobiliária, você será amparado totalmente pela lei.

Vistoria

A vistoria é parte importante, afinal, todas as alterações e problemas que o imóvel tiver, que não sejam estruturais, ficarão por sua conta.

Então, é preciso observar cada detalhe e documentar, com fotos.

Muitos inquilinos acabam não tendo cuidados durante a vistoria antes de começar a morar e deixam que muitas coisas passem despercebidas. Acontece que na hora de receber o imóvel na entrega, o proprietário fará uma vistoria minuciosa e qualquer problema entrará na sua conta.

Por isso, que muito cuidado deve ser tomado na hora de receber e documentar a vistoria.

Possibilidades de garantia

A maioria dos proprietários tem como principal garantia a caução, quantia equivalente a no máximo 3 aluguéis, mais do que isso não é permitido por lei, fique atento a isso também.

Já quando se tem uma imobiliária no meio de campo, existem mais possibilidades, como o seguro fiança e fiador.

Imóveis com maior qualidade

Quando se aluga direto com o proprietário você pode estar entrando numa fria quanto as condições do imóvel, pois muitas vezes ele pode não ver detalhes que fazem do bem um lugar sem condições de habitação.

A Lei do inquilinato prevê e traz clareza em relação às exigências quanto ao estado de conservação da propriedade. Dentre elas, ele deve estar em boas condições para se viver, o que inclui peças sanitárias, energia e água em correto funcionamento.

Além disso, não pode haver no imóvel mofo, infiltrações ou vazamentos que tragam riscos para a saúde dos moradores.

Abusos na entrega do imóvel

Caso a forma de garantia do aluguel seja a caução, quando o inquilino entrega o imóvel, esse valor deve ser devolvido, caso não seja usado para reformas e consertos e no caso de o inquilino ter pago o aluguel certinho durante o período de locação.

Então, pode haver aplicação de regras abusivas por parte do proprietário, como exigir a marca e a cor da tinta na hora de pintar o imóvel para entregar, por exemplo. Isso é uma regra abusiva, pois o que importa é que o imóvel seja entregue em condições de alugar novamente, nas mesmas condições que recebeu.

Então, fique atento e não aceite esse tipo de abuso.

Esses são os cuidados que você precisa ter ao alugar direto do proprietário, sem uma imobiliária.

Agora, se quer alugar com todo o cuidado e zelo necessário, fale com a gente.

Deixe seu comentário