valor de um imovel

6 Dicas para descobrir o verdadeiro valor de um imóvel

Pensando em comprar ou vender imóvel?  Saiba que existem alguns detalhes importantes nessa transação, que quando negligenciados, podem render sérios prejuízos. Descobrir o verdadeiro valor do imóvel é uma das principais etapas. 

Vender ou comprar um imóvel, é de fato um investimento. Por isso, a primeira coisa que você precisa saber antes de tomar qualquer decisão é: como calcular o valor do seu imóvel e saber considerar inúmeras variáveis que influenciam no preço final do seu bem.

Se você está pensando em vender, provavelmente tem um preço em mente. O problema é que esse preço nem sempre diz respeito ao real valor de um imóvel e sim a quantia que você está precisando no momento, seja para investir ou demais fins, ou valor sentimental do bem. 

Já se você está pensando em comprar, provavelmente tem uma quantia em mente que deseja gastar e vai procurar uma opção dentro deste orçamento. 

Porém, saber o real valor de um imóvel pode evitar prejuízos tanto para quem vende como para quem compra, além de que sabendo deste valor sua capacidade de argumentar aumenta, o que pode ser muito útil para a negociação.

Mas calma, continue a leitura, pois neste artigo vamos lhe ensinar a calcular o real valor de um imóvel além de entender as variáveis que influenciam nesse preço.  Confira!

Como calcular o valor de forma aproximada de um imóvel:

O primeiro passo é entender que quando se vende um imóvel não se vende apenas a construção em si, mas todo um pacote que engloba: sua localização, vizinhança e potencial de valorização.

Portanto, a primeira etapa é saber a média de preço do metro quadrado da região onde o imóvel está localizado.  Você pode conseguir essa informação com sua imobiliária ou seu corretor.

Como calcular o DMI(Dados do mercado imobiliário):

Para calcular o valor de um imóvel de forma aproximada você vai multiplicar o valor total do m² da área com o número da metragem do seu imóvel.

Por exemplo, se a sua propriedade possui 100 m² e o valor do metro na região custa R$ 5.000,00, então você irá fazer:

5.000 x 100 = 500.000

Logo, o valor do seu imóvel é de 500.000. Com esta informação, basta fazer uma pesquisa na área e ver se o preço condiz com a estrutura e localização. Além disso, compare com o preço de outros bens da região.

Compare os imóveis 

Como já dito, quando se vende um imóvel se vende, na verdade, um pacote com as atribuições daquela localização.

Portanto, quando for fazer a pesquisa de preço na região, procure comparar com outros imóveis com as mesmas características do seu.

Essa é a melhor maneira de ter uma noção de quanto as pessoas estão cobrando, mas para isso é preciso comparar localização, materiais, quartos, garagem e demais características. 

Outra maneira ótima é contar com a imobiliária, pois um corretor de confiança e experiente saberá se o valor cobrado condiz com a realidade do imóvel, seja para vender ou para comprar.  

1. Estado de conservação e tempo de construção 

Para entender o verdadeiro valor de um imóvel, o estado de conservação é muito importante.

É um pouco óbvio que um imóvel que acaba de sair do forno será mais valorizado do que um construído há anos, mas é necessário entender por quê. 

As técnicas de construção, materiais e arquitetura mudam com o passar do tempo;

Um imóvel novo está em suas melhores condições;

Não passou por alterações, diferente dos mais antigos, que devem ter passado por algumas reformas ou manutenção;

Um imóvel novo não tem nenhum problema, pois acabou de ser feito. No entanto, os mais velhos tendem a ter, como, pintura descascada ou várias camadas de tinta, deterioração das áreas etc. 

Uma variação disso é que os imóveis mais antigos costumam ter a área maior, diferente dos mais novos que tendem a ser mais compactos.

No entanto, quanto maior o estado de conservação, maiores as chances de o imóvel mais antigo ser  valorizado. 

Não esqueça de avaliar se o imóvel precisa ou não de reformas, assim, pode abater no preço final.

2. Faça uma comparação com outros imóveis com as mesmas características

A melhor maneira de ter uma ideia de quanto um imóvel vale é fazendo um comparativo com imóveis similares, mas é necessário avaliar com muito cuidado. 

Alguns pontos cruciais nessa comparação são:

Localização;

Tamanho do imóvel;

Quantidade de áreas de lazer e cômodos e;

Tipos de materiais utilizados.

Para ter uma conclusão mais assertiva é preciso comparar com alguns imóveis, afinal comparar com apenas um pode não trazer uma resposta concreta. 

3. Localização e o que tem nas proximidades

Um imóvel mais bem localizado é mais valorizado. Por isso, na compra ou venda, esse item é muito importante. 

Por exemplo, se você está pensando em comprar um imóvel em um grande centro ou local que seja bem movimentado, bem frequentado e com muitas escolas, faculdades, supermercados e demais itens de conveniência, ele vai sair por um preço maior. 

Afinal, isso acontece mesmo se esse imóvel possuir um tamanho menor, não usar os mesmos materiais etc. 

4. Documentação

Agora que você já sabe os aspectos físicos, chega a hora de falar sobre a burocracia. Portanto, para saber quanto um imóvel vale de verdade é necessário saber se as documentações estão ok.

Também é preciso saber se a transferência fica por sua conta e demais documentações que serão indispensáveis, afinal, tudo isso vai onerar no valor. 

Exemplos de problemas com a documentação:

Escritura em que não está a parte construída e apenas o terreno, afinal será necessário ajustar;

Problemas com imóvel em herança de menores ou inventário;

Falta de averbação e;

IPTU atrasado.

A fim de evitar surpresas desagradáveis consulte todos os detalhes da documentação, afinal, isso além de alterar o valor, pode evitar futuras dores de cabeça. 

5. Características do imóvel 

Imóveis com itens a mais acabam sendo mais valorizados e, consequentemente, custando mais, por exemplo, varanda gourmet, área de lazer com piscina aquecida ou outros adicionais. 

Por isso, avalie esses detalhes e até mesmo na hora de comparar com os similares você não deve esquecer. 

Assim, você pode conseguir identificar o verdadeiro valor de um imóvel.

6. Consulte um consultor de imóveis 

Portanto, como esses detalhes são bem específicos, a melhor alternativa mesmo é consultar uma pessoa ou empresa especializada. 

Afinal, eles sabem muito sobre o mercado e avaliam e negociam como ninguém. Então, para garantir uma compra ou venda mais segura, pense a respeito. 

Se você leu até aqui, deve ter percebido que calcular o valor de um imóvel não é trabalho para iniciantes. Por isso conte sempre com uma imobiliária que ofereça consultores de qualidade e confiança. Pois, você está colocando nas mãos deste profissional seu patrimônio e finanças.

Com a Triiio você pode confiar, quer saber quanto um determinado imóvel vale? Fale com a gente.

Deixe seu comentário