apartamento residencial com céu azul

Em que andar escolher o apartamento? Aqui te ajudamos a decidir

Pensando em comprar o tão sonhado apartamento, mas tem muitas opções e não sabe qual recebe mais luz, onde é mais ventilado e onde tem mais privacidade ou quais critérios usar na hora de escolher? Aqui nós vamos te dar dicas para em que andar escolher o apartamento.

Regra de ouro sobre a altura

Antes de qualquer coisa, você precisa saber de uma regra comum sobre a altura do andar.

Edifícios com elevador possuem os andares de cima mais valorizados, já nos condomínios sem elevador e apenas escadas, os andares mais baixos são mais valorizados.

Isso acontece por causa da comodidade, afinal, um apartamento mais alto é mais ventilado e tem uma vista melhor, enquanto quando se tem apenas escadas, quanto mais alto mais trabalho para chegar em casa.

Andares mais privativos

Se o que quer é mais privacidade, a melhor opção são os andares mais altos. Como é de se imaginar, eles possuem menos pessoas transitando, diferente do térreo.

Na cobertura, ganha mais privacidade ainda, pois não possuem vizinhos acima.

No entanto, se a região onde o prédio se localiza possui prédios com altura similar e próximos, provavelmente, poderá ver o que acontece dentro do apartamento dos seus vizinhos, assim como eles verão o que acontece no seu.

Lembrando que existem soluções para isso, como cortinas e insulfilme.

Vista privilegiada

Se quer morar em um bairro que proporcione ótima vista, como Meireles, Dunas e Cocó, por exemplo, a melhor coisa a fazer é morar nos andares mais altos.

É preciso ficar atento, pois como no item anterior, quando há apartamentos próximos e com altura similar, você pode pagar mais, porém não ter a vista que espera. 

Clima

Um dos fatores importantes para analisar o melhor andar é o clima. Apartamentos em andares mais altos recebem mais ventilação e luz. Isso ajuda a manter o clima mais agradável em casa, com pouca umidade, sendo mais saudável e ajudando a secar a roupa mais rápido.

Com a boa entrada de iluminação natural, consegue-se mais economia, pois só precisa acender as luzes em casos específicos ou quando a noite cai.

Acesso

No caso de acessibilidade, quando o morador possui necessidades especiais, os andares mais baixos são mais confortáveis, principalmente se o condomínio não oferece boas condições de locomoção.

Além disso, morar em andares mais baixos pode ser mais confortável em casos de emergência, como em situações como falta de energia ou incêndio, quando é preciso usar as escadas.

Em andares mais baixos você fica mais próximo à portaria, ficando mais fácil buscar encomendas, assim como é mais prático deixar o lixo, mas depende de como funciona no condomínio.

O preço

A comodidade do andar e as características que fazem dele uma opção melhor do que as outras, como ser mais privado, ventilado ou a vista privilegiada, também é o que define o preço.

Ao comprar na planta esses valores podem não ser muito divergentes, contendo uma pequena diferença, no entanto, quando o edifício já está instalado e completo, esses detalhes fazem do apartamento ainda mais valorizado.

Sendo possível encontrar preços diferentes para apartamentos no mesmo andar, quando um deles recebe mais ventilação ou tem uma belíssima vista para o mar.

Existe ainda vantagem em comprar o que custa mais, afinal, dificilmente ele será desvalorizado, então, não terá nenhum prejuízo escolhendo no andar mais confortável e cômodo.

Gostou das nossas dicas? Independente do andar que preferir, nós temos o imóvel perfeito para você aqui.

Deixe seu comentário