foto de bairro de fortaleza

13 principais bairros mais seguros de Fortaleza, conheça nossa lista atualizada

Antes de se mudar ou comprar um imóvel, é necessário observar alguns aspectos, como infraestrutura, estado de conservação da propriedade, área de lazer, preço do condomínio e um dos principais: a segurança. Por isso, nós fizemos uma lista dos bairros mais seguros de Fortaleza para você conferir.

Como definir a segurança de um bairro?

Consequentemente, os bairros que possuem o Índice de Desenvolvimento (IDH) mais alto possuem menos índice de violência, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

A SSPDS criou um algoritmo que usa cerca de 70 indicadores, com quatro grupos diferentes: infraestrutura, renda e educação, saneamento e densidade demográfica e habitacional. Com ele é possível ver a relação entre os índices de criminalidade com a vulnerabilidade social. Chegando à conclusão de que quanto maior o IDH do bairro, menor foram os índices de criminalidade. 

Além disso, existem as Áreas Integradas de Segurança (AIS), que se trata de uma divisão feita pela SSPDS para mapear a criminalidade por região de Fortaleza. Sendo assim, as 3 AIS que possuem menor IDH são também aquelas que apresentam maior taxa de homicídio, já as AIS com maior IDH são as que registram menores taxas de ocorrências policiais.

Confira onde estão localizadas as AIS nos bairros nobres da cidade:

AIS 1:  Aldeota, Meireles, Varjota e Mucuripe

AIS 5: Bairro de Fátima

AIS 7: Cambeba e Dunas

AIS 10: Cocó, Dionísio Torres, Engenheiro Luciano Cavalcante, Guararapes, Joaquim Távora

13 principais bairros mais seguros de Fortaleza:

1 – Meireles

Meireles lidera o ranking de bairros com maior IDH e, assim, com menor índice de criminalidade. Ele se encontra em uma das zonas mais nobres da cidade, com o metro quadrado mais valorizado do estado, além de ser o bairro que concentra os moradores com a renda mais alta.

A localização é privilegiada, pois está na área mais turística da cidade, com diversos hotéis e condomínios de luxo.

A infraestrutura é uma das melhores de Fortaleza com acesso fácil aos principais pontos da cidade.

2 – Aldeota

O bairro Aldeota é um dos principais centros comerciais da cidade, mas também possui residências de luxo e prédios de altíssimo padrão. O maior destaque fica para a infraestrutura comercial, que conta com lojas, supermercados, shoppings e bancos, no entanto, também merece destaque na área educacional com diversas faculdades e escolas ao redor.

3 – Dionísio Torres

Uma espécie de continuação do bairro Aldeota, o Dionísio Torres traz as mesmas vantagens de acesso e infraestrutura. Portanto, apesar de ser um bairro mais tradicional, com grandes casas residenciais, possui novas construções residenciais e comerciais que vem tornando-o mais valorizado e moderno.

Também possui ótima infraestrutura e amplo comércio, como supermercados, farmácias, padarias e serviços convenientes.

Além disso, possui ruas tranquilas e praças simpáticas que são um diferencial charmoso.

4 – Mucuripe

O Mucuripe é um bairro predominantemente residencial, com infraestrutura invejável. Com construções antigas e novas, mas com o luxo em comum, possui uma das vistas mais bonitas da cidade.

Também na zona turística, proporciona momentos de lazer e diversão na orla de Fortaleza.

5 – Guararapes

O bairro Guararapes é relativamente novo, mas que tem se tornado cada vez mais valorizado. Repleto de construções modernas, conta com uma ótima infraestrutura e acesso fácil aos principais pontos da cidade.

Por conter principalmente apartamentos compactos, é um dos melhores bairros para jovens casais que não abrem mão da praticidade, mas que fazem questão do alto padrão.

6 – Cocó

O bairro Cocó fica numa das principais zonas verdes da cidade, pois é margeado pelo Parque do Cocó, um dos principais parques urbanos do Brasil, que além do clima agradável e familiar, conta com uma ótima vista.

Ele possui prédios de alto padrão, com arquitetura moderna, varanda com ótimo espaço e predominantemente residencial, mas com comércio conveniente em toda sua extensão.

7 – Varjota

Um bairro com diversos bares, restaurantes e pontos gastronômicos, que pode possuir menos área residencial, mas garante muita comodidade e segurança aos moradores.

A Varjota possui imóveis tanto mais compactos e modernos quanto amplos, com espaço mais tradicional, mas muitos com alto nível de acabamento.

8 – Fátima

O bairro de Fátima é um dos bairros mais tradicionais da cidade e, apesar de ter uma ótima localização, com fácil acesso para os principais pontos de Fortaleza, possui casas e apartamentos com preço mais acessível.

Possui infraestrutura completa e tudo pertinho de casa, como escolas, farmácias, mercados, academias e hospitais.

9 – Joaquim Távora

O bairro Joaquim Távora fica entre os bairros Aldeota, Dionísio Torres e Fátima, além de seus limites serem avenidas muito conhecidas da cidade, como Pontes Vieira, Visconde do Rio Branco, Barão de Studart e Padre Valdevino, por isso já mostra que é fácil ter acesso aos outros pontos da cidade.

Ele é predominantemente residencial, com mais casas do que prédios e que possuem preços mais acessíveis do que nos bairros anteriores.

10 – Cambeba

O cambeba é um dos bairros nobres de Fortaleza, mas por ser novo, ainda não é muito conhecido pelos fortalezenses. 

O bairro funciona como sede do centro administrativo da capital, o que significa que lá você encontra a Prefeitura de Fortaleza e demais prédios ligados ao governo municipal e estadual, como secretarias e ministérios.

Mas não é só isso, o bairro recém-construído sedia diversos condomínios fechados e residências de luxo. Por ser próximo a BR-116, o acesso às demais áreas da cidade é facilitado, além do mais, o bairro fica ao lado do Lago Jacarey, que garante o lazer da sua família pela tarde e pela noite.

Com infraestrutura completa, ruas largas e bem iluminadas, o bairro conta com monitoramento de segurança pública e privada.

11 – Dunas

O Bairro Dunas é o antigo Manoel Dias Branco ou talvez você o conheça como Bairro de Lourdes. 

Dunas é, talvez, um dos bairros nobres mais disputados de Fortaleza. Localizado no coração da área nobre da cidade, o bairro é rodeado por áreas de lazer, como shoppings, praias e o Parque do Cocó. 

Tendo sua infraestrutura como exemplo, Dunas é conhecido por suas casas de muro alto e imóveis de alto padrão, isso sem contar com a tranquilidade que apenas uma vizinhança bem estruturada oferece.

12 – Alphaville Fortaleza

Em todo lugar, quando escutamos o nome “Alphaville” sabemos que está relacionado a um alto padrão de luxo e conforto. 

Em Fortaleza não poderia ser diferente, o bairro é localizado dentro de um condomínio fechado próximo à praia do Porto das Dunas e Beach Park. 

Ao entrar, você tem acesso a um clube completo, com inúmeras opções de lazer, como piscinas, quadras poliesportivas, parques e muito mais. 

13 – Engenheiro Luciano Cavalcante

Conhecido por ser um polo gastronômico e sediar os restaurantes mais bem avaliados da cidade, o bairro (que antes era conhecido como Salineiro do Cocó) é localizado no coração do lado leste de Fortaleza.

Próximo ao Centro de Convenções do Ceará, do Fórum Clóvis Beviláqua e do Shopping Center Via Sul, o bairro predominantemente residencial tem se tornado alvo de investimentos imobiliários de alto padrão.

A Triiio possui as melhores opções para você

A Triiio sempre oferece imóveis de luxo a altura de seus clientes e com certeza não poderia deixar de ter empreendimentos nos bairros mais seguros de Fortaleza.

Quer escolher um imóvel a sua cara em um deles? Fale com a gente.

4 Comments

Join the discussion and tell us your opinion.

Ana Claudia Sabinoreply
at

Ola Bom dia. Gostaria de conhecer um desses bairros para uma possivel compra de um imovel para comprar.

3M Marketingreply
at
– In reply to: Ana Claudia Sabino

Olá, Ana Claudia! Pode entrar em contato com a gente? Clica aqui e fala no WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send/?phone=5585982000020&text=Olá+sou+visitante+do+site+da+TRIIIO+e+gostaria+de+tirar+algumas+duvidas&app_absent=0

Gabrielreply
at

Gostaria de informações sobre financiamento de AP em alguma dessas regiões: Aldeota, Meireles, Dionísio, Cocó, Fátima ou Mucuripe

3M Marketingreply
at
– In reply to: Gabriel

Oi, Gabriel! Entra em contato com a gente! Vamos encontrar a melhor opção para você: https://encurtador.com.br/fnpqV

Leave a reply