casal sorrindo lendo contrato de compra de imóvel

7 perguntas para fazer ao corretor antes de comprar um imóvel sem errar

A compra de um imóvel é um momento notável na vida do brasileiro, mas a empolgação e excitação que esse momento carrega pode acabar atrapalhando qualquer um a ver com clareza e racionalmente para fazer a melhor escolha e isso é muito normal, afinal é a conquista de um sonho!

Portanto, para ajudar a fazer dessa escolha mais assertiva e feliz a longo prazo, separamos 7 perguntas certeiras para fazer ao corretor antes de comprar um imóvel. Acompanhe e aproveite.

Do que você precisa?

Calma! Essa pergunta não é para fazer ao corretor e sim a si mesmo. Baseado nessas perguntas você definirá questões especificas do seu cotidiano que vão afetar diretamente os interesses relacionados ao imóvel.

Exemplos de perguntas a fazer a si mesmo são:

Quais são as necessidades de localização que eu preciso? Por exemplo, linha de ônibus próximo, bairros que são acesso para o trabalho e escola dos filhos.

Qual o valor mínimo e máximo que possui para pagar o imóvel?  Ainda, definir como será feito o pagamento, quanto pode pagar de entrada e quanto do valor pode ser financiado, etc.

Defina os itens essenciais para sua moradia, como quantidade de quartos e banheiros que gostaria de ter, para tirar da lista os que não se adéquam as necessidades da família.

Sabendo dessas respostas, chega a hora de vermos quais são as perguntas a serem feitas com corretor antes de comprar o seu imóvel dos sonhos.

1. A infraestrutura do bairro é boa?

Aqui entra a localização o acesso a outros bairros e lugares centrais da cidade, oferecendo fácil deslocamento no dia a dia. Além disso, saber de saneamento ambiental, transporte publico, telecomunicações e energia, por exemplo. 

2. Como é a mobilidade da região?

O melhor a fazer é escolher uma localização que não precisa de grandes deslocamentos para coisas de rotina, como ir ao supermercado, farmácia, escola, academia, restaurantes, etc.

É necessário saber também se o trânsito é intenso, se vai ter barulho a noite, se será difícil sair da garagem ou vai demorar muito para chegar aos lugares porque o trânsito é parado.

3. A localidade possui serviços públicos?

É importante saber se as ruas são seguras, com policiamento, boa iluminação, coleta seletiva, pavimentação, transporte público e até urbanismo e arborização.

4. Lazer para a família

Apesar de vivermos praticamente em nossas casas, é importante saber se o bairro possui áreas de lazer para a família, como praças, clubes, parques, centros esportivos e demais locais que oferecem entretenimento para a família.

5. Vizinhança

Precisa saber como é a vizinhança, afinal, alguns bairros são mais agitados outros bem mais calmos. Sabendo da sua preferência, pergunte ao corretor qual o perfil da vizinhança. 

Se procura mais calmaria os bairros mais tradicionais com moradores de mais idade são o ideal, enquanto bairros com bares, pubs pontos de encontro de jovens costumam ser mais agitados.

6. Perspectiva de crescimento da região

Saber se a região possui perspectiva de crescimento é importante para ter noção principalmente sobre a valorização do seu imóvel no decorrer do tempo. Para isso, busque saber se possui alguma obra acontecendo, algum plano de revitalização ou urbanização e detalhes que podem valorizar o local.

Se já escolher um bairro nobre, saiba que a tendência é que se valorize cada vez mais.

7. Detalhes financeiros

Dependendo da construtora, incorporadora, proprietário ou imobiliária, as condições de pagamento podem ser bem diferentes. Por isso, pergunte qual o valor de entrada, quais bancos podem financiar, se tem descontos a vista, quais taxas e documentações será preciso pagar.

Caso você seja atendido por nós, não precisará fazer essas perguntas, pois já sabemos da importância desses detalhes e queremos, inclusive, deixar o cliente mais informado possível.

Quer saber quais os melhores imóveis na atualidade? Clique aqui e fale com a gente agora

Deixe seu comentário